HomeAssessoria ReleasesQuem gosta de jogar xadrez conta com atividade online na Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos

As oficinas online de xadrez estão na programação deste mês da Biblioteca de São Paulo (BSP) e Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, geridas pela Organização Social SP Leituras (eleita pelo segundo ano consecutivo uma das 100 Melhores ONGs do Brasil). Com o comando do MF Adriano Caldeira, os encontros virtuais acontecerão nas páginas das bibliotecas no Facebook: BSPbiblioteca e BVL biblioteca, respectivamente, e para os quais não é necessário fazer inscrição. Na BVL, a iniciativa é indicada para os iniciantes e as aulas acontecerão às terças-feiras, nos dias 18 e 25 de agosto, 1º, 8 e 15 de setembro; na BSP, para os jogadores de níveis intermediário e avançado, às quintas-feiras, 20 e 27 de agosto, 3, 10 e 17 de setembro.

O mineiro Adriano Caldeira começou a jogar xadrez aos 11 anos. Aos 13, venceu o Campeonato Brasileiro Infantil Sub 14 e representou o Brasil na IV Copa Mundial Infantil de Xadrez em Lomaz de Zamora, na Grande Buenos Aires, Argentina. Adriano venceu – em cinco ocasiões – o Aberto do Brasil e se tornou MF (Mestre Fidei), da Federação Mundial de Xadrez, tendo escrito dois livros (“Para aprender e ensinar xadrez na escola” e “Mequinho – O xadrez de um grande mestre”). Dentro das atividades online das bibliotecas, o professor receberá como convidados, em 15 de setembro, o Grande Mestre Everaldo Matsuura (na BVL) e, em 17, o Grande Mestre Gilberto Milos Júnior (na BSP).

Confira a programação completa, com os temas abordados nos encontros:

Biblioteca de São Paulo (Facebook: BSPbiblioteca)

20 de agosto, das 11h às 12h – A história dos campeões mundiais – Paul Morphy.

27 de agosto, das 11h às 12h – A história dos campeões mundiais – Adolf Anderssen.

3 de setembro, das 11h às 12h – A história dos campeões mundiais – Wilhem Steinitz, o primeiro campeão oficial e sua teoria.

10 de setembro, das 11h às 12h – Os bastidores das partidas decisivas.

17 de setembro, das 11h às 12h – Xadrez e computadores.

Biblioteca Parque Villa-Lobos (Facebook: BVLbiblioteca)

18 de agosto, das 11h às 12h – Como conseguir mais peças para ganhar a partida – A coroação dos peões.

25 de agosto, das 11h às 12h – Quando o roque é importante.

1º de setembro, das 11h às 12h – A diagonal do louco.

8 de setembro, das 11h às 12h – O jogo imortal e outras partidas famosas.

15 de setembro, das 11h às 12h – Como criar uma fortaleza.

A programação da BSP e BVL no período de quarentena conta com várias outras atividades online; confira nos sites www.bsp.org.br e www.bvl.org.br. Com a necessidade de estimular o distanciamento social e outras medidas de proteção contra o contágio pelo do novo coronavírus, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo criou o #Culturaemcasa, que amplia a oferta de conteúdos virtuais dos equipamentos.

Importante lembrar que a BSP e a BVL continuam com atividades presenciais suspensas. Para mais informações, visite os sites e as redes sociais das bibliotecas.

Oficina de Xadrez Online

Com Adriano Caldeira.

Facebook da BSP (níveis intermediário e avançado), dias 20 e 27 de agosto, 3, 10 e 17 de setembro, das 11h às 12h: BSPbiblioteca

Facebook da BVL (nível iniciante), dias 18 e 25 de agosto, 1º, 8 e 15 de setembro, das 11h às 12h: BVLbiblioteca

Indicado para maiores de 7 anos.

Grátis. Não é necessário fazer inscrição.