HomeAssessoria ReleasesQuarentena cultural: Museu da Imigração oferece lives, seminários e oficinas culturais

Quarentena cultural: Museu da Imigração oferece lives, seminários e oficinas culturais

Segunda quinzena de junho será marcada por uma programação diversificada no ambiente digital

Em virtude do fechamento temporário, o Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – promove, desde março, uma diversificada programação online, como forma de manter-se próximo ao público. Na segunda quinzena de junho, acontecerão lives sobre diferentes assuntos, como pesquisa de documentos de família e conservação de fotografias, votação da ação colaborativa pelo aniversário do MI, seminários sobre refúgio e imigração durante a pandemia e educação museal em plataformas digitais, além de oficinas culturais.

Iniciando o cronograma de atividades desse período, no dia 18 de junho (quinta-feira), será realizada a terceira edição da palestra online “Pesquisando Documentos de Família”, a partir das 17h, com o historiador e pesquisador Henrique Trindade. Por meio de uma transmissão ao vivo no YouTube, o encontro abordará os caminhos mais eficientes para localizar registros históricos, instruções para iniciar o processo de pesquisa familiar e o Acervo Digital do Museu. Ao fim da apresentação, o profissional esclarecerá as dúvidas mais recorrentes.

Como o segundo momento da ação colaborativa em comemoração ao aniversário de 27 anos da instituição, entre os dias 19 e 25, será promovida a votação da melhor fotografia em um álbum especial no Facebook – desenvolvido com as imagens enviadas pelos visitantes de 11 a 18 desse mês. A foto com maior número de reações renderá ao autor um kit especial do MI, com copos coloridos, mala, canecas, caderno, livros, diário de viagem, entre outros produtos.

Em parceria com a UNICAMP, como referência ao Dia Mundial do Refugiado, acontecerá o seminário “Deslocamentos: refúgio e imigração durante a pandemia” no dia 20 (sábado), a partir das 15h, também no canal do Museu no YouTube. Com mediação da Profa. Dra. Rosana Baeninger (IFCH/NEPO-UNICAMP), o encontro contará com a presença do Coordenador do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado de São Paulo, Dr. Ricardo Alves; da chefe do escritório do ACNUR de São Paulo, Maria Beatriz Nogueira, e do refugiado da República Democrática do Congo, Porsper Dinganga Sikabaka. Na ocasião, será lançado, ainda, o “Atlas Temático Migrações Internacionais  – Macrometrópole Paulista”.

Visando apresentar as culturas de diferentes países, a instituição oferecerá oficinas online em parceria com o Abraço Cultural, organização não governamental com o objetivo de promover troca de experiências, geração de renda e valorização dos refugiados. No dia 22 (segunda-feira), Yassine Benfaqyrah contará a história do Marrocos, seu país de origem, em francês (a atividade é indicada para quem já estudou o idioma entre um e dois anos). Já no dia 30 (terça-feira), Ali Jeratli mostrará um passo a passo de tabule, em português com introdução de termos da receita em árabe. Ambas ações começarão às 17h, na plataforma Zoom, e têm vagas limitadas. As inscrições terão início, respectivamente, nos dias 18 e 26 e as informações para participar estarão disponíveis no site.

Compartilhando orientações e métodos para garantir a boa conservação de fotografias pessoais, de maneira que mais gerações tenham acesso ao histórico da família, as equipes de salvaguarda dos acervos do Museu da Imigração e Museu do Café participarão de uma live no Instagram, pelos perfis das instituições, no dia 23 (terça-feira), a partir das 17h. Os seguidores poderão enviar perguntas para serem respondidas ao término da apresentação do conteúdo.

Também em homenagem ao aniversário de 27 anos do MI, registrado como 25 de junho, a coordenadora técnica, Mariana Esteves Martins, conversará com historiador e coautor do livro “Hospedaria de Imigrantes de São Paulo”, Odair Paiva, neste dia, a partir das 17h. Em uma transmissão ao vivo no Instagram, os visitantes poderão descobrir detalhes da história da instituição e os desafios futuros em relação ao papel da museologia na temática da migração. Já no dia 26 (sexta-feira), no YouTube, acontecerá uma visita virtual com as educadoras Isabela Maia e Raquel Freitas, destacando recursos para conhecer o MI à distância. A atividade, marcada para às 15h, esclarecerá dúvidas sobre a exposição de longa duração, os materiais educativos e as ações digitais disponíveis.

Para além das visualizações de conteúdos produzidos nas redes sociais, as equipes do Museu do Café e do Museu da Imigração buscam alternativas para a realização de ações educativas significativas aos seus públicos. Pensando nisso, o seminário “Quantos views? Experiências da educação museal em plataformas digitais” será promovido no dia 30 (terça-feira), às 15h, por meio de um webinar no Zoom. Com participação de especialistas da área, o encontro apresentará iniciativas inovadoras na construção desse conhecimento e na abertura dos equipamentos para novos públicos, dialogando sobre estratégias e desafios de tornar essas instituições cada vez mais acessíveis e democráticas nos meios digitais. As inscrições devem ser realizadas por meio de um formulário (com vagas limitadas) e as dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail agendavisitas@museudocafe.org.br.

Serviço

Palestra Online “Pesquisando Documentos de Família”

Data: 18 de junho

Horário: 17h

Plataforma: YouTube

Ação Colaborativa Aniversário do Museu

Data: 19 a 25 de junho (votação fotografias)

Plataforma: Facebook

Seminário “Deslocamentos: refúgio e imigração durante a pandemia”

Data: 20 de junho

Horário: 15h

Plataforma: YouTube

Oficina Cultural | História do Marrocos

Data: 22 de junho

Horário: 17h

Plataforma: Zoom

Live “Conservação de fotografias”

Data: 23 de junho

Horário: 17h

Plataforma: Instagram

Live Aniversário do Museu | História e perspectivas museológicas

Data: 25 de junho

Horário: 17h

Plataforma: Instagram

Live Aniversário do Museu | Visita virtual

Data: 26 de junho

Horário: 15h

Plataforma: YouTube

Seminário “Quantos views? Experiências da educação museal em plataformas digitais”

Data: 30 de junho

Horário: 15h

Plataforma: Zoom

Oficina Cultural | Culinária Árabe: Tabule

Data: 30 de junho

Horário: 17h

Plataforma: Zoom

Museu da Imigração (Fechado temporariamente)

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

Tel.: (11) 2692-1866

Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos, das 10h às 17h

R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição

www.museudaimigracao.org.br

Compartilhe!