HomeDESTAQUES ESPECIAIS Cultura + Notícias Assessoria ReleasesProjeto “Pedalando com o Museu” é destaque na programação do Museu Casa de Portinari

Projeto “Pedalando com o Museu” é destaque na programação do Museu Casa de Portinari

Percurso leva os visitantes aos locais que inspiraram Candido Portinari, em Brodowski (SP), além de apresentar pinturas murais e réplicas do artista, em exposições a céu aberto

O Museu Casa de Portinari, instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, tem uma programação repleta de atividades voltadas à família. Além das obras expostas no Museu, os Caminhos de Portinari levam o visitante aos espaços e paisagens de Brodowski (SP), como território da memória do artista e da comunidade. Destaque também para as réplicas de pinturas de Candinho no Giardino Portinari, ao ar livre.

De terça a domingo, das 9h às 18h, o projeto “Pedalando com o Museu” – que tem o Instituto Credicitrus como parceiro – permite que crianças e adultos percorram os principais pontos que inspiraram o artista, em sua terra natal, como a Praça Candido Portinari e a Capela Santo Antônio, o Coreto Lauro José Almeida Pinto, a Antiga Estação Ferroviária e o Bebedouro Público de Animais.

Além disso, ao longo do trajeto, é possível aproveitar as paisagens da cidade e conhecer as diversas pinturas murais à mostra pelos bairros, produções realizadas por artistas plásticos da cidade, da região e de todo território nacional, que compõem a “Galeria a Céu Aberto”, um polo de fomento à expressão e fruição artística.

O tour pode ser finalizado na exposição a céu aberto Giardino Portinari, local que apresenta cerca de 20 réplicas de obras de Portinari, em um quarteirão temático, arborizado, aberto ao público e dividido em núcleos. A mostra conta, inclusive, com recursos de acessibilidade e projeto luminotécnico que permite visitações no período noturno. Um lugar de arte, conhecimento e diversão, localizado no final da Avenida Dr. Rebouças (em frente à rotatória que dá acesso aos bairros Bom Jardim e Quebec).

Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.

Compartilhe!