HomeCultura + Cultura + NotíciasProjeto Olharte no Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro

Projeto Olharte no Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro

Foto: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro são parceiros do “Grupo Olharte Projeto Social Eliane Humberg para a Dança”. O projeto oferece aulas gratuitas de dança para pessoas de diferentes idades e gêneros desde 2015, em Taubaté, e chega agora a Campos do Jordão, tendo o espaço do Auditório como local de aulas e ensaios.

Cada turma é formada por 20 alunos com idades acima de 10 anos, sem restrição de gênero. Em Campos do Jordão, as aulas serão às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 16h30, com as modalidades Ballet Clássico, Dança Contemporânea e o  Ensaio do Grupo de Referência, com duração de uma hora cada. Em Taubaté, as ações são as segundas e quartas-feiras, das 14h00 às 18h00, no Centro Cultural.

De acordo com a coordenadora e professora, Eliane Humberg, a intenção do programa é contemplar aqueles que não teriam condições de acesso à dança. Inicialmente, a adesão é feita por indicações das próprias alunas. “Não há seleção, nossa meta é, na medida do possível, não dizer não a ninguém, porém, as vagas são limitadas. Os interessados podem  fazer contato pelo e-mail grupo.olharte@hotmail.com, pelo telefone (12) 9 9151-5044 ou pessoalmente nos dias e locais das atividades”, explica.

As ações têm fundamental importância na vida dos participantes. As atividades trazem, além dos benefícios físicos e técnicos da dança, o despertar do autoconhecimento, da autoconfiança e do espírito de grupo e solidariedade.

“O apoio do Museu ao projeto nos traz uma bagagem social e cultural incalculável.  Eu, como artista e coreógrafa, já estou há algum tempo interessada em estudar com maior intensidade as obras da Felícia para ter inspirações para um espetáculo de dança. Essa parceria só facilita essa possibilidade”, relata Eliane.

Para o Museu e Auditório, apoiar este projeto tem um peso especial, como afirma a gerente Marina Falsetti: “além de apoiar o propósito de inclusão da comunidade local na vida dos equipamentos, fortalecendo os laços e potencializando as ações, o projeto possui em sua essência a apreensão da linguagem artística da dança como possibilidade de transformação e emancipação do indivíduo – propósitos convergentes aos da instituição”.

O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro ficam localizados à avenida Dr. Luis Arrobas Martins, 1.880. O telefone para informações é (12) 3662-6000. O horário de funcionamento é das 9h00 às 18h00. A entrada é  R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia – estudante e idoso) e gratuita aos domingos. Conheça nossa política de gratuidade no www.museufelicialeirner.org.br/expediente-e-ingresso.

Compartilhe!