HomeAssessoria ReleasesProjeto Museu – Catavento: A Ciência Mais Perto de Você transforma as cidades em museu ao ar livre

Ação cultural e educacional apresenta de forma interativa diversas experiências cientificas para o público

O Museu Catavento – A Ciência Mais Perto de Você é um projeto realizado por meio de parceria entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e o Museu Catavento, localizado no centro de São Paulo, e tem o objetivo de levar de forma itinerante as experiências do museu aos municípios da São Paulo.

A ação transforma a cidade em um verdadeiro museu ao ar livre, apresentando a ciência de forma acessível e divertida para os estudantes e ao público em geral. Com uma proposta interativa, por exemplo, os visitantes ficarão, literalmente, de cabelo em pé com o Gerador Van De Graaff, desenvolvido para gerar tensões elétricas muito altas. Ao todo, a mostra contém nove instalações que são apresentadas por dois mediadores.

São realizadas 12 apresentações diárias, sendo 1 ou 2 visitas abertas ao público e as demais visitas abertas para as escolas. Para os grupos escolares, as visitas devem ser agendadas por meio da Prefeitura e secretarias municipais. São vários horários e cada visita tem a duração aproximada de 25 minutos.

Sobre os experimentos expostos:

Bancada dos venenosos – A bancada dos venenosos apresenta alguns animais que, apesar de culturalmente conhecidos como perigosos, podem ter seu veneno utilizado para produção de remédios.

Gerador Van de Graaff – O Van de Graaff é um experimento desenvolvido para gerar tensões elétricas (voltagens) muito altas. Ao tocar a esfera do gerador às cargas que ali estão se transferem para o nosso corpo e tendem a escapar pelas extremidades, por isso se acumulam em nossos cabelos. Como cada fio de cabelo possui o mesmo tipo de carga, essas cargas irão se repelir deixando o cabelo “em pé”.

Pista de Embriaguez – Esta instalação simula o efeito visual da embriaguez. O objetivo é andar na pista sem encostar nos obstáculos. A pista é uma simulação da cidade e os obstáculos poderiam ser carros ou postes.

Bicicleta Geradora – Um gerador está acoplado à roda que é movimentada pelos pedais e transforma energia mecânica (produzida pela pessoa que pedala) em energia elétrica. A energia elétrica produzida é utilizada para acender um painel.

Gire como Patinadores – O experimento reproduz o giro de uma bailarina. Quanto mais próximo o corpo está do centro do equipamento maior será a concentração de massa, o que ocasionará o aumento da velocidade de giro. Porém ao se afastar a velocidade de giro diminuirá.

Terrário – O Terrário reproduz um micro ecossistema dentro de um recipiente fechado, onde há plantas, terra, água e ar. Para que haja vida é necessária a exposição à luz, que possibilita a fotossíntese. Nesse sistema tudo se renova respeitando os ciclos da água, do carbono, do nitrogênio e do oxigênio.

Exposição Paisagens Cósmicas – A exposição foi desenvolvida para divulgar a Astronomia na sociedade, tomando como referência o aniversário de 400 anos das primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. Com curadoria científica e texto final de Angusto Damineli (IAG-USP), a exposição leva o visitante a explorar o Universo por meio de imagens em uma viagem da Terra ao Big Bang.

Água e óleo – Essa instalação demonstra que água e óleo não se misturam, um efeito bastante conhecido pelas pessoas, o experimento explica o fenômeno através das diferenças de polaridade e densidade dos líquidos.

Globo do Relevo – Nesse globo é possível observar os relevos formados em nosso planeta em decorrência do constante movimento das placas tectônicas.

Programação:

Mogi das Cruzes

Datas: 15, 16, 17

Local: Parque da Cidade (localizado na Avenida Jardelina de Almeida Lopes, 451 – Alto de Santana)

São Roque
Datas: 18, 19