HomeAssessoria ReleasesProjeto Guri realiza série de apresentações em São José do Rio Preto

Projeto Guri realiza série de apresentações em São José do Rio Preto

Alunos do Grupo de Referência de Araçatuba – Camerata de Violões | Foto: Divulgação

Os moradores do município de São José do Rio Preto poderão conferir, nos dias 07 e 08 de novembro, apresentações gratuitas dos alunos do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

No dia 07, às 15h, na Comedoria do Sesc São José do Rio Preto, ocorrerá a 4ª edição do EmCena de Bandas, evento promovido anualmente e que reúne Guris de diversos municípios de uma mesma regional administrativa. Na ocasião, os alunos de guitarra elétrica, baixo e bateria dos Polos Ubarana, Urupês e Onda Verde, pertencentes à Regional São José do Rio Preto, interpretarão músicas nacionais e internacionais.

O repertório será composto pelas canções Wave, de Antônio Carlos Jobim; Anunciação, de Alceu Valença; Sorri Sou Rei, do Natiruts; Can’t Stop, da banda Red Hot Chili Peppers, Magic, do Rude; The Chicken, de Jaco Pastorius; Smoke on the Water, de Deep Purple; Garota de Ipanema e Samba de Uma Nota Só, ambas de Tom Jobim; Blue Bossa, de Kenny Dorham e Blues em Mi, faixa composta pelos alunos e educadores do Projeto Guri.

Já no dia 08, às 14h30, o Teatro Municipal de Potirendaba receberá o Concerto do Grupo de Referência de Araçatuba – Camerata de Violões. O conjunto é um dos 13 grupos musicais formados por crianças, adolescentes e jovens, em estágio avançado de aprendizagem, do Projeto Guri.

Para o evento, os alunos preparam uma seleção com as canções Bransle, de La Torche; Ballet de Michael Praetorius; Air, de Johann Sebastian Bach; Foi Boto Sinhá, de Waldemar Henrique; El Condor Pasa, Tradicional Peruana; A Lenda do Caboclo, de Heitor Villa lobos; Lun-Duo, de Paulo Bellinati; Aurora e Ensemble, ambas compostas pelo Grupo de Referência de Araçatuba – Camerata de Violões.

A abertura do espetáculo será feita pelos alunos da turma de violão do Polo Mirassol que apresentarão as músicas Minueto, de Bach, e Mercedita, de Ramón Sixto Ríos. Ao término do concerto, todos os educadores de cordas dedilhadas e o responsável pelo Grupo de Referência de Araçatuba – Camerata de Violões, o educador Paulo Renato Lourenço, participarão de uma roda de conversa com a plateia para falar sobre o Projeto Guri.

Serviço: EmCena de Bandas Quando: 07 de novembro

Horário: às 15h

Local: Comedoria do Sesc

Endereço: Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333 – Chácara Municipal de São José do Rio Preto/SP

Entrada gratuita. Evento aberto ao público

Serviço: Concerto do Grupo de Referência de Araçatuba – Camerata de Violões Quando: 08 de novembro

Horário: às 14h30

Local: Teatro Municipal de Potirendaba

Endereço: R. Ernesto Galbiatti, 440 – Centro de Potirendaba – SP Entrada gratuita. Evento aberto ao público

Sobre o EmCena

Com o intuito de aproximar as diferentes culturas que existem no Estado de São Paulo, o Projeto Guri promove anualmente o EmCena, reunindo alunos de diversos municípios de determinada regional administrativa (Araçatuba, Itapeva, Jundiaí, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba).

Os encontros EmCena são focados num determinado naipe – percussão, sopro, canto coral, entre outros – e contam também com atividades de integração musical. Os arranjos das canções são desenvolvidos pelos profissionais que trabalham no Projeto Guri e a regência fica por conta dos educadores que atuam junto às crianças e adolescentes.

Sobre o Grupo de Referência Araçatuba – Camerata de Violões

Nascida em 2013, a Camerata interpreta um repertório diversificado, explorando toda versatilidade e riqueza do violão. Destaque para as obras de Francisco Tárrega, Fernando Sor, Heitor Villa-Lobos, Paulinho Nogueira e Enrique Granados. Os integrantes apresentaram-se com a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, ao lado do violonista Edson Lopes (2013), com o Duo Siqueira Lima (2014) e com Fabio Bartoloni (2015).

Patrocinador dos Grupos de Referência: Catho.

Parceiros locais: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e Prefeitura Municipal de Potirendaba

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias; CTG Brasil; VISA; VALGROUP; Supermercados Tauste; AES Tietê; Microsoft; WestRock; Novelis; Usina Colorado; Banco Votorantim; Capuani do Brasil; Caterpillar; Grupo Maringá; Pinheiro Neto; EMS; Sky; Magazine Luiza; Mercedes-Benz; ASTA; Catho; CODESP; Raízen; Arteris; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Hasbro.

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria de Cultura que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 710 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri

A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.

Informações para imprensa:

Máquina Cohn & Wolfe: 11 3147-7900

Stefane Braga | Patricia Oliveira –  projetoguri@maquinacohnwolfe.com

(11) 3147-7449| (11) 3147-7490

Secretaria da Cultura do Estado Assessoria de imprensa Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br Elisabete Alina Skwara – (11) 3339-8164 – betealina.culturasp@gmail.com Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Compartilhe!