HomeAssessoria ReleasesProjeto Guri promove diversas ações no Dia Mundial da Voz

Projeto Guri promove diversas ações no Dia Mundial da Voz

Mais de 600 alunos e alunas participarão de palestras sobre cuidados com a voz e apresentarão músicas compostas especialmente para o evento


Alunos da Regional Araçatuba. Foto: Divulgação Projeto Guri

O Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – celebra o Dia Mundial da Voz (16 de abril) com uma programação de palestras e apresentações reunindo 17 polos na região de Araçatuba, entre os dias 15 e 20 de abril.

Ao todo, 658 alunos e alunas de canto coral dos polos Alto Alegre, Andradina, Avanhandava, Bento de Abreu, Bilac, Brejo Alegre, Clementina, General Salgado, Guaraçaí, Jales, Lavínia, Luiziânia, Murutinga do Sul, Santópolis do Aguapeí, Sud Mennucci, Valparaíso e Regional Araçatuba participarão das palestras, exclusivas para famílias, responsáveis e alunos do Projeto. Na segunda parte do programa, os Guris farão apresentações abertas ao público.

Desde 2015, o Projeto Guri comemora o Dia Mundial da Voz para a promoção dos cuidados com as cordas vocais no dia a dia. Para isso, os polos organizam atividades com profissionais da voz (fonoaudiólogo, radialista, cantor ou educador), que falam sobre o tema. “Em minhas visitas de monitoramento, observava os alunos nos intervalos entre as aulas cantando muito forte, cantando com postura corporal inadequada, fazendo competição sonora e infelizmente não dando importância ao que lhes era dito pelos educadores”, explica Etiene Consolaro, Supervisora Educacional, sobre o período anterior ao Dia Mundial da Voz.  “Foi uma maneira que encontramos de estimular, valorizar, divulgar e manter alunos do curso de Canto Coral da Regional Araçatuba. Hoje, vejo melhoras significativas”, complementa.

Este ano, os Guris compuseram músicas especialmente para a data e participarão ativamente nas apresentações, ocupando posição de mestre de cerimônia, organizadores e direção do evento, o que faz parte das ações do Guri Participativo, um programa criado para estimular a autonomia e a participação ativa de alunos e alunas do Projeto Guri. A intenção é dar voz às crianças, adolescentes e jovens – incentivando o exercício da cidadania e a livre expressão.

Veja aqui a agenda completa das ações no período de 15 a 20 de abril

Parceiros locais: Prefeitura Municipal de Jales, Lavínia, Clementina, General Salgado, Santópolis do Aguapeí, Luiziânia, Polo Regional Araçatuba, Avanhandava, Bilac, Valparaíso, Alto Alegre, Andradina, Murutinga do Sul, Brejo Alegre, Guaraçaí, Sud Mennucci e Bento de Abreu.

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias; CTG Brasil; VISA; VALGROUP; Supermercados Tauste; AES Tietê; Microsoft; WestRock; Novelis; Usina Colorado; Banco Votorantim; Capuani do Brasil; Caterpillar; Grupo Maringá; Pinheiro Neto; EMS; Sky; Magazine Luiza; Mercedes-Benz; ASTA; Catho; CODESP; Raízen; Arteris; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Hasbro.

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 650 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri

A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.

RelatedPost

Compartilhe!