HomeCultura + NotíciasProgramação especial: Dia Nacional do Livro

Programação especial: Dia Nacional do Livro

Palestras, bate-papo e contação de histórias fazem parte das atividades gratuitas e online das instituições culturais do governo do Estado de São Paulo

Na semana do Dia Nacional do Livro (29/10), instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo promovem atividades online e gratuitas relacionadas à literatura. Confira programação completa que acontece na Biblioteca Parque Villa-Lobos, na Casa das Rosas e na Casa Mário de Andrade.

**********************************************
Programação

CASA DAS ROSAS
28 de outubro, quarta-feira, às 19h

Páginas Abertas: A Divina Comédia de Haroldo de Campos

Na série Páginas Abertas: poéticas sincrônicas, a cada encontro são escolhidos livros de autores que foram referências importantes para Haroldo de Campos. No dia 28 de outubro, o diretor da Rede de Museus-Casas Literárias de São Paulo, Marcelo Tápia, apresentará a palestra A Divina Comédia de Haroldo de Campos, que destacará a importância da obra de Dante Alighieri para a produção de Haroldo. As inscrições estão abertas neste link até o preenchimento das vagas.

Horário de funcionamento: de quarta a sábado, das 12h às 16h
Endereço: Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Informações: (11) 3285-6986 | 3288-9447
https://www.casadasrosas.org.br/

CASA MÁRIO DE ANDRADE
29 de outubro, quinta-feira, às 16h30

Contação de Lendas do Norte: Em paralelo aos estudos etnográficos de Mário de Andrade, a educadora Fernanda Mazete trará algumas histórias populares que estão enraizadas na cultura tradicional do norte do Brasil. Atividade sugerida para toda a família. O evento será transmitido em gravação prévia disponibilizada no Facebook e no Youtube do museu.

31 de outubro, sábado, às 16h30

Clube de Leitura Casa Mário de Andrade IV: Nos encontros do Clube de Leitura da Casa Mário de Andrade, os participantes terão oportunidade de conhecer a tradição do cordel, gênero literário que foi reconhecido em 2018 como patrimônio imaterial pelo IPHAN. A cada encontro, um autor convidado fará uma breve apresentação de sua trajetória, seguida da leitura de uma de suas obras. No dia 31 de outubro, a cordelista e escritora EdiMaria comenta seu cordel Helena Mirelles. A atividade será desenvolvida na plataforma Google Hangouts Meet. Para realizar sua inscrição clique aqui.

Horário de funcionamento: quarta a sábado, das 12h às 16h
Endereço: Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo – SP
Informações: (11) 3666-5803 | 3826-4085
https://www.casamariodeandrade.org.br/

BIBLIOTECA PARQUE VILLA-LOBOS
31 de outubro, sábado, 16h

O Grupo Êba se apresenta na Biblioteca Parque Villa-Lobos para contar histórias da tradição oral, com interpretação na língua brasileira de sinais, dia 31, às 16h. O grupo narra a lenda sul-africana de Mazanendaba, que viajou em busca das histórias que sumiram da cabeça do seu povo. Inscrições a partir do dia 9, às 10h. Para participar, acesse www.bvl.org.br/inscricao. Vagas limitadas.

Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 11h às 15h
Endereço: Localizado no Parque Villa-Lobos – Avenida Queiroz Filho, 1205 – Alto de Pinheiros
Informações: (11) 3024-2500
https://bvl.org.br/

Compartilhe!