HomeDESTAQUES ESPECIAIS Cultura + NotíciasProgramação do Mês das Bruxas aterroriza as Fábricas de Cultura

Programação do Mês das Bruxas aterroriza as Fábricas de Cultura

Entre ‘Semana macabra’, ‘Baile do terror’, ‘Sarau do medo’ e ‘Oficinas de contos de terror’, as Fábricas de Cultura da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Organização Social Poiesis, prometem deixar todo mundo morrendo de medo durante o mês das bruxas. Um dos destaques da programção especial  acontece no dia 28 de outubro, sábado: o 4° Baile de Terror, das 19h às 21h, na Fábrica de Cultura Capão Redondo. O tema da festa será “pesadelo”, então prepare-se para levar muitos sustos! O baile é aberto para todos que queiram dançar e colocar o seu personagem interior para fora.

Outro evento horripilante será o Sarauloween, no dia 27 de outubro, sexta-feira, na Fábrica de Cultura Brasilândia. Das 14h às 17h, a equipe da biblioteca contará histórias de terror, acompanhadas de música e monstros. O microfone estará aberto, então qualquer um pode participar como quiser.

E a programação não para por aí. A Fábrica de Cultura Jaçanã apresenta a Semana Macabra, com campeonato de Monstrofobia – jogo de cartas com monstros e assombrações; Sarau do Medo – encontro com histórias de terror e lendas; Contação de história com lenda e folclore brasileiro e Oficina de Microcontos de Terror.

Confira a programação completa:

Fábrica de Cultura do Capão Redondo

4° Baile de Terror – Pesadelo

Sábado, 28 de outubro, das 19h às 21h

Fábrica de Cultura Jaçanã

SEMANA MACABRA

Leitura “O Livro da Confusão do Brasil”

com Willians Matos e equipe da biblioteca  | 18/10 – 10h às 12h
A partir da leitura do livro de Ilan Brenman, O Livro da Confusão Brasil, as crianças serão desafiadas a adivinhar o resultado da fusão das mais estranhas criaturas folclóricas, em uma divertida brincadeira. Durante a leitura, as crianças irão conhecer criaturas pouco difundidas no bestiário paulistano, como o Mapinguari, a Pisadeira, o Quibungo, entre outros.

Oficina de Microcontos de Terror

Com Willians Matos e equipe da biblioteca | 19/10 – 15h às 17h
A partir de uma exposição sobre o que caracteriza, em termos de narrativa, um conto e um microconto, e sobre as modalidades narrativas atuais de compartilhamento de histórias de terror, como fics, creepypastas e fakenews, será proposta uma oficina que irão compor pequenos zines individuais.

2º Campeonato de Monstrofobia

Com Willians Matos e equipe da biblioteca | 17/10 – 15h às 17h
Monstrofobia é um jogo de cartas desenvolvido pela biblioteca com monstros e assombrações presentes no folclore nacional, baseado nos livros “Dicionário do Folclore Brasileiro”, e “Geografia dos Mitos Brasileiros”, ambos de Luís da Câmara Cascudo. O jogo, além de ampliar o repertório de monstros nacionais dos jogadores, também desenvolve algumas habilidades matemáticas simples, relacionadas à adição e subtração.

2º Sarau do Medo

Com Willians Matos e equipe da biblioteca | 18/10 – 15h às 17h
O Sarau do Medo é um grande encontro onde todos podem contar suas histórias de terror, lendas que já ouviu, acontecimentos sinistros que presenciou, contos que escreveu, dar sustos, enfim, é uma grande ode ao medo! As falas serão entrecortadas por apresentações musicais – sambas baseados nos cordéis de Moreira de Acopiara, no livro ‘Medo? Eu, hem?’.

Sarau das Bruxas

28/10 – 17h às 19h
Noite cheia de mistérios, contos, músicas e poesias de arrepiar! O evento contará também com a contribuição especial do cantor mirim Yago Iha, participante do programa “The Voice Kids”.

Fábrica de Cultura Brasilândia

Sarauloween
27/10 – 14h às 17h
Histórias de terror, contos horripilantes, monstros à solta e muita música. Venha participar desta edição especial do Sarau em homenagem ao Halloween.

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Festa Remonta o Baile – Halloween

28/10 – 16h às 20h
Celebre, dance, cante, divirta-se, encontre e conheça pessoas na festa a fantasia “Remonta o baile”. Todo mês com um tema diferente, o evento realizado por ex-aprendizes, traz em outubro, a temática Dia das Bruxas.

Fábrica de Cultura Brasilândia

Avenida General Penha Brasil, 2508