HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesPrograma Oficinas Culturais oferece mais de mil vagas em atividades gratuitas

Programa Oficinas Culturais oferece mais de mil vagas em atividades gratuitas

Atividades colaboram com a formação contínua de agentes culturais da região metropolitana, litorânea e interiorana de São Paulo; Valores do funk, acessibilidade criativa e oficina de tambores estão entre os destaques

O programa Oficinas Culturais – da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – oferece 1.135 vagas para as atividades com inscrições abertas a partir do dia 14 de março. Toda a programação é gratuita, direcionada para as pessoas a partir dos 16 anos de idade e será aplicada em plataforma digital. Confira alguns dos destaques.

Os valores do funk para a cultura do Brasil serão analisados nas palestras coordenadas por Renata Prado, criadora da Frente Nacional de Mulheres do Funk, dançarina e professora de funk, e Thiagson (Thiago Souza), pesquisador do funk, bacharel em Composição Musical pela Unesp e doutorando em Musicologia pelo Departamento de Música da USP.

Em Tudo sobre funk: histórias e trajetórias femininas, Renata vai contextualizar o tema desde os anos 1970 com o Soul Funk chegando ao Brasil e conquistando a população negra das periferias, com destaque para os morros do Rio de Janeiro que criaram o Funk Carioca. A importância das mulheres e das crianças dentro desta cultura também será destacada. Essa palestra será no dia 5 de abril, das 18h30 às 20h30. Link para inscrição aqui.

Por que precisamos tanto falar do valor do Funk? A Música Clássica já tem um valor dado como absoluto e inquestionável, enquanto o Funk é visto como uma forma de arte inferior? Essas e outras questões serão levantadas por Thiagson na palestra O que é funk? Valor social, cultural e musical, no dia 7 de abril, às 14h. As inscrições estarão abertas neste link.

A tipologia narrativa do conto e sua relação com a literatura italiana, com destaque para a concisão, agilidade de linguagem e criatividade, estará presente no clube de leitura Panorama do conto italiano, com inscrições abertas no formulário (clique aqui). Com apresentação nas terças-feiras de abril e maio, das 18h30 às 20h30, Valentina Cantori, tradutora, pesquisadora, performer e doutora em Letras (Universidade de Macerata/Universidade Hebraica de Jerusalem), apontará o surgimento dessa forma textual, a relação entre escrita e oralidade, e o atrito entre tradição e inovação. A atividade ainda levantará autores e autoras que contribuíram para o conto italiano, como Giovanni Boccaccio, Grazia Deledda, Giambattista Basile, Giovanni Verga, Luigi Pirandello, Italo Svevo e Alberto Moravia.

Já a oficina Acessibilidade criativa nas artes mostrará um repertório e reflexão sobre diferentes maneiras de se elaborar a acessibilidade dentro de um projeto cultural. As possibilidades de acessibilidade integrada ao trabalho da curadoria, do educativo, da audiodescrição e do próprio processo dos artistas estarão no encontro do dia 7 de abril, a partir das 18h30, e disponível em LIBRAS. Para pensar a acessibilidade física-espacial e a acessibilidade estética, a atividade será coordenada pelo artista multimídia, pesquisador e audiodescritor Pedro Orlando, a artista visual e educadora Karen Montija, e a atriz, performer e videoartista Estela Lapponi. As inscrições ficarão disponíveis aqui.

Os tambores de couro, parte das manifestações culturais espalhadas pelo Brasil, desde a origem até as referências musicais e a execução básica, serão abordados na oficina Tambores – a conexão do sagrado e do profano. Os encontros nos dias 18, 20, 25 e 27 de abril, das 18h30 às 20h30, serão mediados pelo percussionista e músico Beto Oliveira.  As inscrições ficarão abertas neste link.

Aline Novais, mestre em Letras e doutora em Literatura Brasileira pela FFLCH-USP, apresentará a palestra O acervo de Mário de Andrade – a criação do escritor-pesquisador no dia 19 de abril, das 14h às 16h. O acervo de Mário de Andrade, sob guarda do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP) desde 1968, ajudará no debate sobre o rigor investigativo e a pulsante criação literária de um dos mais importantes escritores brasileiros do século XX. Para se inscrever, acesse este formulário.

Fique por dentro da programação completa da Formação para o Interior – Oficinas Culturais (clique aqui). No caso de dúvidas e sugestões, escreva para o e-mail do programa.

PALESTRA | TUDO SOBRE FUNK: HISTÓRIAS E TRAJETÓRIAS FEMININAS

Coordenação: Renata Prado

5/04, 18h30 às 20h30

60 Vagas | Plataforma: Zoom

Inscrições: 14/03 até o preenchimento das vagas – aqui

PALESTRA: O QUE É FUNK? VALOR SOCIAL, CULTURAL E MUSICAL

Coordenação: Thiagson  (Thiago Souza)

7/04, às 14h

60 vagas | Plataforma: Zoom

CLUBE DE LEITURA – PANORAMA DO CONTO ITALIANO

Coordenação: Valentina Cantori

05/04 a 24/05 – terças-feiras – 18h30 às 20h30

60 Vagas | Plataforma: Zoom

OFICINA: ACESSIBILIDADE CRIATIVA NAS ARTES

Coordenação: Pedro Orlando, Karen Montija, Estela Lapponi

Datas e horários: 7/4 das 18h30 às 21h30

20 Vagas | Plataforma: Zoom

Inscrições: 14/3 até o preenchimento das vagas – aqui

*Também disponível em LIBRAS.

OFICINA: TAMBORES – A CONEXÃO DO SAGRADO E DO PROFANO

Coordenação: Beto Oliveira