HomeAssessoria ReleasesPrograma de Qualificação em Artes: Ismael Ivo inicia edição 2018 em cidades no interior de São Paulo

Programa de Qualificação em Artes: Ismael Ivo inicia edição 2018 em cidades no interior de São Paulo

Dias 14 e 15 de abril, um dos principais nomes da dança contemporânea no Brasil e no mundo irá orientar seis companhias de dança em quatro cidades

Nos dias 14 e 15 de abril Ismael Ivo, curador do Programa de Qualificação em Artes – Dança, abre a edição 2018 visitando seis grupos de dança, das cidades de Campinas, Indaiatuba, Salto e Santana de Parnaíba, que participarão do projeto pela primeira vez.

A visita se baseia em conversas, apresentações do trabalho artístico e participação do processo técnico e criativo do grupo. Ao longo do encontro, dinamicamente o curador e sua equipe já iniciam o processo de orientação, juntamente com o artista orientador designado, mediando conhecimentos e dialogando com o grupo acerca de suas potencialidades.

Ismael iniciou sua carreira como coreógrafo e bailarino no Brasil nos anos 70.  Criou cerca de 50 coreografias em diversos países do mundo, sendo considerado um dos importantes nomes da dança teatral europeia. De 2005 a 2012 dirigiu o Festival de Dança da Bienal de Veneza, e atualmente é diretor artístico do ImPulsTanz em Vienna e do Prêmio Roma de Coreografia Contemporânea. Criador do Projeto Biblioteca do Corpo e diretor do Balé da Cidade de São Paulo, ele atua também como professor convidado da Max-Reinhardt Seminar, na Universidade de Música e Artes Performáticas de Vienna. O reconhecimento da produção e do percurso cultural de Ismael aconteceu em 2010, por meio da Ordem do Mérito Cultural do Brasil.

Duas décadas depois de sua criação, o Qualificação em Artes, que é um programa das Oficinas Culturais – instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciadas pela Poiesis, é pioneiro na orientação artística in loco, proporcionando um processo formativo a partir de um processo criativo, com um olhar voltado para as potencialidades de cada grupo que se desenvolve a partir de seu próprio contexto, fortalecendo sua importância no município.

RelatedPost

Compartilhe!