HomeAssessoria ReleasesPrograma de Qualificação em Artes está com inscrições abertas para coletivos de Teatro e de Dança

Programa de Qualificação em Artes está com inscrições abertas para coletivos de Teatro e de Dança

Processo seletivo 2020 recebe projetos a partir do dia 2 de setembro

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis e Oficinas Culturais, abre inscrições para grupos de dança e teatro das regiões litorânea, interiorana e metropolitana do Estado de São Paulo, para participarem da edição 2020 do Programa de Qualificação em Artes.

Está aberta, também, a seleção de artistas de teatro e de dança com trajetórias consolidadas e que morem pelo Estado paulistano, para serem artistas-orientadores do Programa. O mesmo é válido aos estudantes universitários interessados às vagas de estágio.

As inscrições para a edição de 2020 do Chamamento estarão abertas a partir de 2 de setembro de 2019, com recebimento dos projetos de dança até 21 de outubro de 2019; e de teatro até 14 de novembro de 2019. Link para inscrições: https://bit.ly/ChamamentoQualificação

O Programa de Qualificação em Artes é uma iniciativa estadual destinada a coletivos interessados em receber formação cultural nas linguagens artísticas de dança e teatro. Entre as atividades previstas estão oficinas, cursos e workshops, com objetivo de valorizar o desenvolvimento de grupos e companhias que passam pelo processo artístico-pedagógico que se dá ao longo de sete meses.

A orientação artística se dá no encontro dos grupos com especialistas das respectivas linguagens (dança e teatro), com foco no aprimoramento técnico, ampliação de repertório, fortalecimento da identidade, estímulo à diversidade de produção e visibilidade no território de origem.

Ao participar do Qualificação em Artes, os grupos contemplados recebem mais ferramentas, teóricas e práticas, para ampliar os caminhos para a profissionalização, com o aperfeiçoamento de práticas pedagógicas, além de receber certificado. Todo esse conjunto de ações pode facilitar a obtenção de registro profissional, bem como o apoio em busca de parcerias públicas e privadas para a realização e sustentabilidade dos próprios espetáculos.

SERVIÇO:

Chamamento: processo seletivo 2020 para o Programa de Qualificação em Artes – Dança e Teatro

Para grupos, companhias, artistas-orientadores e estagiários do interior, litoral e região metropolitana do Estado de São Paulo.

Inscrições gratuitas e via formulário disponível em: https://bit.ly/ChamamentoQualificação

*Em cada chamamento, os profissionais interessados podem conferir as condições.

Calendário de inscrições para projetos de Dança e Teatro:


TEATRO

Seleção de grupos

Inscrições: de 02/09 até 14/11 de 2019

Link: https://bit.ly/2zqJqCg

Seleção de artista-orientador

Inscrições: 02/09 até 01/11de 2019

Link: https://bit.ly/2DpwzVe

Estágio

Inscrições: 02/09 até 11/11

Link: https://bit.ly/2IhnY5P

DANÇA

 

Seleção de grupos

Inscrições: 02/09 até 21/10 de 2019

Link: https://bit.ly/2N1v1A0

Seleção de artista-orientador

Inscrições: 02/09 até 13/10 de 2019

Link: https://bit.ly/2DqSaMJ

Estágio

Inscrições: 02/09 até 30/10 de 2019

Link: https://bit.ly/2Q43Zdq

SOBRE AS OFICINAS CULTURAIS

Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo que, desde 1986, promove formação e vivência à população no campo da cultura. O Programa é administrado pela Poiesis – Organização Social de Cultura. Hoje, além de três unidades localizadas na capital, o Programa dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário de Iguape e MIA – Festival de Música Instrumental), ciclos de estudos sobre gestão cultural e cultura tradicional, qualificação artística de 60 grupos, entre teatro e dança, e ações dedicadas à pesquisa e à experimentação nas diversas linguagens artísticas, a partir da relação direta com 360 municípios, em mais de 600 atividades de formação.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!