HomeCultura + DESTAQUES GERAIS (MAIORES) Assessoria ReleasesPrograma Cinematographos abre inscrição e traz aula inaugural da cineasta Laís Bodanzky

Programa Cinematographos abre inscrição e traz aula inaugural da cineasta Laís Bodanzky

Desde 2020, quando passou a acontecer em formato on-line, o programa oferece formação gratuita em cinema para participantes de diferentes lugares do Brasil

O Núcleo Cinematographos do museu Casa Guilherme de Almeida — equipamento da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis — está com inscrições abertas para nova turma do Programa Cinematographos de Estudos de Cinema. Os interessados podem se inscrever até o dia 28 de fevereiro neste formulário.

A formação está em sua 6ª edição e tem o objetivo de promover conhecimento crítico e dinâmico sobre a sétima arte, organizando-se em dois eixos: o primeiro teórico, abrangendo aulas de história e teoria do cinema, e o segundo prático, composto de workshops intensivos, entre eles, Roteiro para Cinema, Fotografia para Cinema e Montagem e Edição de Filme. Para participar não é necessário ter conhecimento prévio sobre o tema, apenas interesse em desenvolver consciência crítica sobre as áreas que compõem o universo cinematográfico. 

O curso será totalmente online, mas terá uma aula inaugural em formato híbrido (Anexo do museu e virtual), prevista para o dia 16 de março e ministrada pela cineasta brasileira Laís Bodanzky, diretora de filmes como Bicho de Sete Cabeças (coprodução Brasil/ Itália – 2001), obra que projetou o ator Rodrigo Santoro internacionalmente e se tornou um clássico na cinematografia nacional; e Como nossos pais (2017), filme mais premiado do ano na época, selecionado para o 67º Festival de Berlim e vencedor da 45ª edição do Festival de Gramado. Conheça mais sobre o trabalho de Bodanzky aqui. 

Durante o curso, os alunos terão aulas com profissionais de diferentes áreas do cinema, entre eles, Ana Rita Bueno, cenógrafa e diretora de arte desde 1985. Bueno estreou profissionalmente no curta “Franksteinpunk” de Eliana Fonseca e Cao Hamburguer, e assinou a cenografia de diversos projetos tais como: “Cidadão Brasileiro” na Rede Record e o programa infantil “Traquitana” na TV Cultura. Além da direção de arte de longas como “Se Deus Vier que Venha Armado” de Luis Dantas e “Reflexões de um Liquidificador”, do diretor André Klotzel. Mais informações sobre seu trabalho neste  link

Também faz parte do corpo docente do programa, o diretor de fotografia em filmes, videoartes e séries, Bruno Polidoro. Com mais de 15 anos de atuação, Polidoro fotografou 18 longas-metragens, que estrearam em importantes festivais como Sundance (“A Nuvem Rosa”, de Iuli Gerbase, 2021), IDFA: International Documentary FilmFestival Amsterdam (“5 Casas”, de Bruno Gularte Barreto, 2020), PÖFF: Tallinn Black Nights (“A Colmeia”, de Gilson Vargas, 2019), e Chicago Latino Film Festival (“Legalidade”, de Zeca Brito, 2019). Clique aqui para conhecer mais detalhes sobre os projetos que já desenvolveu. 

São oferecidas aulas de História do Cinema e Teorias do Cinema pelas terças e quintas, das 19h às 21h, e workshops aos sábados, das 10h às 13h. Mais informações podem ser encontradas no site da Casa Guilherme de Almeida. 

Fique por dentro: algumas obras cinematográficas com trabalhos de alguns docentes do curso estão disponíveis em plataformas de streaming, entre elas Reflexões de Liquidificador (Apple TV); Como nossos pais (Netflix) e Legalidade (iTunes, Google Play e Telecine Play). 

Serviço: 

Programa Cinematographos 2023 

Núcleo Cinematographos do museuCasa Guilherme de Almeida

Formação Gratuita

Inscrições: Até 28 de fevereiro de 2023

Como se inscrever: Preencher o formulário com carta de intenção e enviar junto com o currículo. 

Resultado do processo seletivo: 8 de março de 2023

Aula inaugural de Laís Bodanzky: 16 de março de 2023 (formato híbrido) – no Anexo da Casa Guilherme de Almeida e com transmissão ao vivo no canal de YouTube do museu

Taxa única de matrícula para os aprovados no programa: R$ 250,00

Museu – R. Macapá, 187 – Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Sumaré, São Paulo/SP
Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525 | 3672-1391 | 3868-4128
Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site do museu. 
Algumas atividades continuam on-line e com programação pelos sites do museu ou  +Cultura
Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.
Programação gratuita

Compartilhe!