HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesProduções artísticas periféricas movimentam a programação das Fábricas de Cultura

Produções artísticas periféricas movimentam a programação das Fábricas de Cultura

Entre os destaques estão o pocket show do duo Filhas de Elza, desfile de moda e o espetáculo de dança “Vala – Corpos Negros e Sobrevida” da Cia. Sansacroma

 

Em março, as Fábricas de Cultura, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, irão movimentar as regiões periféricas da zona Norte (Brasilândia, Vila Nova Cachoeirinha e Jaçanã), Sul (Jardim São Luís e Capão Redondo), além de Diadema com programações variadas, tanto no espaço virtual como presencial.

Na zona Sul, as atividades começam pela Fábrica de Cultura Jardim São Luís que recebe o espetáculo de dança Vala: Corpos Negros e Sobrevidas. Neste espetáculo, a Cia. Sansacroma apresenta uma disputa de imaginários onde corpos negros se alto reconstroem e são sementes, são vias de sobrevidas constantes, afirmando uma desobediência civil e colonial. A direção artística e concepção do espetáculo é de Gal Martins, que utiliza como base as reflexões do filósofo camaronês Achille Mbembe para abordar o genocídio da juventude negra no Brasil. As apresentações ocorrem nos dias 16, 17, 18 e 19 de março, às 19h, e são gratuitas.

Além da dança, a unidade também terá espaço para a música com o Pocket Show: Filhas de Elza, que será realizado presencialmente no dia 11 de março, às 19h30. A dupla de musicistas composta pela baterista e percussionista Pitee Batelares e pela cantora e compositora Flávia Pantaleão, ambas mulheres LGBTQIA+, periféricas e sobreviventes da música, apresentam um pocket show com seus singles e músicas autorais.

Outro pocket show imperdível é o Forró da Macaxeira apresenta Empoderadas, que será transmitido no Youtube das Fábricas de Cultura no dia 23 de março, às 20h30. Promovido pela Fábrica de Cultura Diadema, o Forró da Macaxeira apresentará composições de grandes artistas da cultura nordestina como Marinês, Anastácia, Luiz Gonzaga e Dominguinhos.

Já no dia 26 de março, às 20h, a unidade Diadema explora a linguagem do teatro com Retratos de uma mulher às 15:00 – um ensaio. A peça virtual aborda a construção da imagem das mulheres brasileiras desde a colonização até os dias de hoje de forma apresentar ao público a temática estudada pela Endêmica Coletiva: a decolonialidade.

A Fábrica de Cultura Capão Redondo realiza no dia 23 de março, às 15h30, a atividade Produção para artistas em início de carreira com Ivana Tenório. Neste bate-papo via YouTube, Ivana Tenório compartilha parte de sua experiência como produtora, apresentando informações e orientações importantes para artistas em início de carreira no meio musical.

O Instagram das Fábricas de Cultura estará movimentado no dia 25 de março com o bate-papo Loyal – Movimento de Moda Periférica. Idealizado por Jaquel Loyal, a Loyal utiliza a quebrada como uma passarela ao fortalecer as criações e produções de multiartistas periféricos. Nesta conversa, transmitida às 17h, o público saberá um pouco mais do projeto que se transformou em um movimento de moda periférica ao potencializar a expressão, estética e política da quebrada.

A moda também estará em destaque na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha com o Desfile Virtual Povoada. No dia 20 de março, às 18h, a Djembe Produções e Entretenimentos em parceria com a Silva & Silva Luluzinha Boutique/Brechó realiza o desfile “POVOADA”, que busca materializar o emparelhamento de histórias costuradas à roupa, ao corpo e ao território, na versão online da produtora de moda e cultural, Fabiana Silva.

Já a equipe de bibliotecas da unidade realiza a oficina Cordel da Floresta, que irá celebrar o Dia da Poesia e da Floresta, ambos comemorados no dia 21 de março. A oficina, que será realizada no dia 23 de março, às 15h, terá a exposição dos cordéis de Auritha Tabajara, uma mulher indígena que através da poesia nos transporta para o mundo dos povos das florestas. Desta forma, o público aprenderá a como utilizar as palavras enquanto instrumento de luta para a preservação do meio ambiente.

No Jaçanã, a Fábrica de Cultura convida ex-aprendizes para um bate-papo presencial sobre Memória Audiovisual na Quebrada no dia 23 de março, às 17h. Participam da conversa Alexandre Gomes e Igor Almeida, que já foram aprendizes do ateliê Multimeios – Foto e Vídeo na unidade e continuam atuando no audiovisual. Neste ano, eles estão juntos novamente com um novo projeto social voltado a esta linguagem artística que pretendem desenvolver na quebrada do Jova Rural.

Os diálogos e trocas continuam na Fábrica de Cultura Jaçanã com a roda de conversa Circuito e Cores, com as artistas urbanas Caluz e Luiza Gancho. No dia 16 de março, às 17h, elas irão falar pelo Instagram das Fábricas sobre seus processos artísticos durante a pandemia, dos aprendizados, dificuldades e processos criativos, que envolvem o autoconhecimento e a busca pela ancestralidade.

A arte urbana também terá espaço na Fábrica de Cultura Brasilândia. A equipe de biblioteca irá realizar a oficina Lambe Lambe e sua linguagem de expressão no dia 24 de março às 14h30. O encontro irá ensinar as técnicas de produção dessa arte de rua ligada ao grafite.

Outro destaque da unidade é o Show Chuva Ácida com Crioleza que será transmitido pelo Youtube das Fábricas de Cultura no dia 19 de março, às 18h. O show reúne músicas autorais na voz da cantora e artista Sara Aparecida Popolili, a Crioleza, que surpreende ao cantar músicas que vão muito além da maternidade ou da vida conjugal. Ao lado de seu filho MC Big Z e armados com o microfone, o papo reto transforma-se em chuva, ácida, com desabafos, denúncias e questionamentos.

Para entrada nos prédios das Fábricas de Cultura é obrigatório a apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19, com duas doses ou dose única, de acordo com o decreto nº 60.989, da PMSP. Em razão do avanço da pandemia, algumas atividades podem ser alteradas ou canceladas. Antes de ir, entre em contato com a unidade.

SERVIÇO:

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

 

VALA: CORPOS NEGROS E SOBREVIDAS

Com: Cia. Sansacroma
16, 17, 18 e 19/3 – quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado – 19h
Faixa Etária: maiores de 16 anos
Público limite: 40

Local: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 – Parque Santo Antônio – São Paulo/SP

POCKET SHOW: FILHAS DE ELZA

11/3 – Sexta-feira – 19h30
Faixa Etária: Atividade Livre
Público limite: 40

Local: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 – Parque Santo Antônio – São Paulo/SP

Fábrica de Cultura Capão Redondo

 

PRODUÇÃO PARA ARTISTAS EM INÍCIO DE CARREIRA

Com: Ivana Tenório
23/03 – Quarta-feira – 15h30
Faixa Etária: Atividade Livre

Plataforma: Youtube

 

LOYAL – MOVIMENTO DE MODA PERIFÉRICA: 5 ANOS DE PROJETO
25/3 – Sexta-feira – 17h
Faixa Etária: a partir de 12 anos
Plataforma: Instagram

Fábrica de Cultura Diadema

RETRATOS DE UMA MULHER ÀS 15:00 – UM ENSAIO
26/3 – Sábado – 20h
Faixa Etária: Atividade Livre

Plataforma: Facebook

 

FORRÓ DA MACAXEIRA APRESENTA: EMPODERADAS
23/3 – Quarta-feira – 20h30
Faixa Etária: Atividade Livre

Plataforma: Youtube

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

DESFILE VIRTUAL POVOADA
20/3 – Domingo – 18h
Faixa Etária: Atividade Livre
Plataforma: Instagram

CORDEL DA FLORESTA

Com: Equipe de Biblioteca

23/3 – Quarta-feira – 15h

Faixa Etária: maiores de 8 anos

Público limite: 15

Local: Rua Franklin do Amaral – de 701/702 ao fim, 1575 – Vila Nova Cachoeirinha – São Paulo/SP

Fábrica de Cultura Jaçanã

 

CIRCUITO E CORES

Com: Caluz e Luiza Gancho

16/03 – Sábado – 17h
Faixa Etária: Atividade Livre
Plataforma: Instagram

MEMÓRIA AUDIOVISUAL NA QUEBRADA

23/03 – Quarta-feira – 17h
Faixa Etária: Atividade Livre

Público limite: 40

Local: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 – Conjunto Habitacional Jova Rural – São Paulo/SP

Fábrica de Cultura Brasilândia

SHOW CHUVA ÁCIDA COM CRIOLEZA
19/3 – Sábado – 18h
Faixa Etária: Atividade Livre

Plataforma: Youtube

 

LAMBE LAMBE E SUA LINGUAGEM DE EXPRESSÃO

Com: Equipe de Biblioteca

24/3 – Quinta-feira – 14h30 às 16h

Faixa Etária: Atividade Livre

Público limite: 15

Local: Av. General Penha Brasil, 2508 – Vila Nova Cachoeirinha – São Paulo/SP

——

Fábrica de Cultura Brasilândia

Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240

Fábrica de Cultura Diadema 

Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180

Fábrica de Cultura Jaçanã

Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

Funcionamento das unidades

De terça a sexta, das 9h às 19h. Finais de semana e feriados, das 12h às 17h.*

Funcionamento das bibliotecas

De terça a sexta, das 10h às 16h. Sem os finais de semana.

*Algumas unidades operam em horários noturnos e para conferir o horário exato de sua unidade, favor entrar em contato por telefone com a recepção.

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís e Diadema oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e audiobooks).

Devido à pandemia da Covid-19, parte da programação cultural vem ocorrendo de forma on-line*. Todas as atividades são gratuitas. Saiba mais no hotsite +Cultura e no site das Fábricas de Cultura.

*Sujeito às mudanças mediante orientações dos órgãos responsáveis.

Compartilhe!