HomeAssessoria ReleasesPrimeira quinzena de julho: Museu da Imigração promoverá lives, podcast e exposição virtual

Primeira quinzena de julho: Museu da Imigração promoverá lives, podcast e exposição virtual

Programação digital contará, ainda, com novas séries no Blog do CPPR e oficina cultural

O Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – realizará uma ampla programação digital na primeira quinzena de julho, visando garantir aprendizados e reflexões ao público, mesmo durante o fechamento temporário, como tem sido desde o início da quarentena. Em diferentes plataformas online, o período será marcado por novas séries, lives, programa de podcast, oficina cultural e exposição virtual.

Com 14 artigos publicados desde o mês de março, a série “Mobilidade Humana e Coronavírus”, originalmente apresentada no Blog do CPPR, ganhará um programa de podcast no Spotify, lançamento que será marcado por uma live em 03 de julho (sexta-feira), às 17h, no canal do YouTube. O pesquisador Thiago Haruo e os educadores Núria Margarit e Guilherme Ramalho conversarão sobre as migrações contemporâneas, trazendo ao público algumas discussões fundamentais sobre esse fenômeno. A atividade será uma introdução aos temas da mobilidade humana, impactada diretamente pela COVID-19.

A partir do dia 08 (quarta-feira), a série “Brasileiros na Hospedaria” – em substituição da “Hospedaria em Quarentena” – apresentará, no Blog do CPPR, publicações acerca da presença de migrantes internos na Hospedaria do Brás. Semanalmente, os textos irão propor reflexões sobre o papel dessa instituição em contextos específicos da história de São Paulo, relacionados à acolhida de brasileiros e, também, sobre a função do edifício no que diz respeito aos fluxos migratórios internos, principalmente a partir da década de 1930, com a intensificação das chegadas de nordestinos no estado paulista, dentro de uma política de fomento.

Já no dia 09 (quinta-feira), será lançada a série “Possibilidades Educativas em Museus de História”, também no Blog do CPPR, retomando as discussões levantadas nos encontros com professores e profissionais de turismo, durante a formação de mesmo nome, promovida em parceria com o Museu Paulista em 2017 e 2018. Os materiais, produzidos pelo Núcleo Educativo, serão publicados sempre nesse dia da semana no decorrer de julho.

Finalizando as oficinas online em parceria com o Abraço Cultural, com o objetivo de apresentar as culturas de diferentes países, Constance Salawe compartilhará informações do seu país de origem em uma ação sobre a história de Camarões no dia 10 (sexta-feira), às 18h. A atividade será ministrada em francês, sendo indicada para quem já estudou o idioma por dois anos ou mais, na plataforma Zoom. Com vagas limitadas, o início das inscrições está marcado para o dia 06 (segunda-feira) e os detalhes estarão disponíveis no site.

Realizada mensalmente pelo Núcleo Educativo no MI, a oficina de artesanato “Ponto a Ponto” ganhou uma versão digital durante a quarentena, com a disponibilização de materiais explicativos no site. Nesse mês, o público interessado poderá aprender uma técnica japonesa de trançar cordas, chamada Kumihimo, em uma live no dia 11 (sábado), a partir das 15h, no Instagram.

Em mais uma programação realizada de maneira conjunta com o Museu do Café, acontecerá a live “Colecionando Histórias Orais” no dia 13 (segunda-feira), a partir das 17h, nos perfis das instituições no Instagram. Com os pesquisadores Angélica Beghini (MI) e Pietro Amorim (MC), a conversa tratará das ações que envolvem a produção e a utilização de entrevistas, esclarecendo essa importância no colecionismo dos equipamentos. Os profissionais destacarão, ainda, o passo a passo desses projetos, desde a escolha dos participantes até captação e edição, entre outros.

Para comemorar os 25 anos da Festa do Imigrante, evento consolidado no calendário cultural de São Paulo, o Museu da Imigração lançará uma exposição virtual por meio da plataforma Google Arts & Culture, relembrando a trajetória da celebração que enaltece as heranças e tradições de diferentes países, no dia 15 (quarta-feira). Na curadoria, os visitantes encontrarão registros fotográficos de diversas edições, informações interessantes e depoimentos de comunidades que fazem parte dessa história, bem como peças gráficas e vídeos.

Serviço

Live | Lançamento podcast “Mobilidade Humana e Coronavírus”

Data: 03 de julho

Horário: 17h Plataforma: YouTube

Série “Brasileiros na Hospedaria”

Data: 08 de julho (toda quarta-feira) Plataforma: Blog do CPPR

Série “Possibilidades Educativas em Museus de História”

Data: 09 de julho (toda quinta-feira de julho) Plataforma: Blog do CPPR

Oficina Cultural | História do Camarões

Data: 10 de julho

Horário: 18h

Plataforma: Zoom

Live “Ponto a Ponto”

Data: 11 de julho

Horário: 15h Plataforma: Instagram

Live “Colecionando Histórias Orais”

Data: 13 de julho

Horário: 17h Plataforma: Instagram

Exposição virtual “25 anos da Festa do Imigrante”

Data: 15 de julho Plataforma: Google Arts & Culture

Museu da Imigração (Fechado temporariamente)

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

Tel.: (11) 2692-1866

Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos, das 10h às 17h

R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição www.museudaimigracao.org.br

Compartilhe!