HomeDESTAQUES GERAIS (MAIORES) Assessoria ReleasesPrêmio São Paulo de Literatura anuncia curadores para edição de 2022

Prêmio São Paulo de Literatura anuncia curadores para edição de 2022

Afonso Borges, Lígia Ferreira, Maria Fernanda Rodrigues, Martim Vasques da Cunha e Morgana Kretzmann são os curadores da premiação, que concederá R$ 200 mil aos dois melhores autores do romance do ano e de estreia de 2021; Obras podem ser inscritas de 15/4 a 30/5 

Lígia Ferreira, Maria Fernanda Rodrigues e Morgana Kretzmann estão entre os curadores do Prêmio São Paulo de Literatura de 2022, concedido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A premiação irá contemplar um autor pela categoria “Melhor Romance do Ano de 2021” e outro como “Melhor Romance de Estreia do Ano de 2021”. Cada ganhador receberá o prêmio de R$ 200 mil. As inscrições podem ser realizadas de 15 de abril a 30 de maio. Confira a lista completa dos curadores: 

Afonso Borges – jornalista, gestor cultural e escritor. Criou, em 1986, o projeto “Sempre Um Papo” e, em 2012, o “Fliaraxá” (Festival Literário de Araxá), em 2010 e agora, em 2021, o “Flitabira” (Festival Literário de Itabira), os quais também é Curador. É comentarista da Rádio Alvorada FM, líder de audiência, com o programa “Mondolivro” e colunista no portal do jornal “O Globo”. Tem 6 livros publicados, entre eles, o infantil “O Menino, o Assovio e a Encruzilhada” (Sesi-SP Editora) e o de contos “Olhos de Carvão” (Record).  

Lígia Ferreira– escritora e professora, organizou a edição da obrapoética integral ‘Primeiras Trovas Burlescas & outros poemas’, de Luiz Gama (2000) e a antologia ‘Com a palavra, Luiz Gama’. Poemas, artigos, cartas, máximas (2011, 2018). Em 2020, lançou ‘Lições de resistência: artigos de Luiz Gama’, na imprensa de São Paulo e do Rio de Janeiro. Foi curadora das edições de 2014 a 2017 do Prêmio São Paulo de Literatura. 

Maria Fernanda Rodrigues – jornalista e repórter de literatura e mercado editorial do jornal O Estado de S. Paulo, onde assina, também, as colunas Um Livro Por Semana e Babel. Foi editora do PublishNews e assessora de imprensa de editoras e eventos culturais, como a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e a Jornada de Literatura de Passo Fundo. Tem pós-graduação em Semiótica e Psicanálise pela PUC. 

Martim Vasques da Cunha – escritor, colaborador dos jornais O Estado de São Paulo e Folha de S. Paulo, doutor em Ética e Filosofia Política pela USP, ganhador da Ordem do Mérito Cultural (grau: cavalheiro) de 2018, autor de Crise e Utopia – O Dilema de Thomas More (2012), A Poeira da Glória (2015), A Tirania dos Especialistas(2019), O Contágio da Mentira (2020) e Um Democrata do Direito (2021). Curador do Prêmio São Paulo de Literatura nas edições de 2019 e 2020. 

Morgana Kretzmann–  escritora e roteirista. Autora do elogiado romance “Ao pó” (2020), vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura como romance de estreia. Atualmente trabalha na produção de dois novos livros que serão publicados pela Companhia das Letras e que completarão as “narrativas da terra vermelha”, que iniciou com o “Ao pó”. Formou-se no curso de extensão em Roteiro Cinematográfico na PUC-RIO. 

Difusão literária 

Criado em 2008, o Prêmio São Paulo de Literatura tem como objetivo estimular a produção literária de qualidade, valorizar o setor e favorecer a formação de leitores e escritores, reconhecendo grandes nomes e também novos talentos.   

Para concorrer, a obra deve ter sido escrita originalmente em português e ter sua primeira edição publicada ao longo de 2021. Somente obras no formato impresso, cujo primeiro ISBN tenha sido atribuído em 2021, podem participar. Os interessados têm até às 23h59 do dia 30 de maio de 2022 para se inscrever pelo link da plataforma https://www.premiosaopaulodeliteratura.sp.gov.br/. O edital está disponível no site do Prêmio São Paulo de Literatura https://premiosaopaulodeliteratura.org.br/.   

Na categoria “Melhor Romance do Ano de 2021”, poderão se inscrever autores que já publicaram romances anteriormente. Já na categoria “Melhor Romance de Estreia do Ano de 2021”, os escritores podem ter obras publicadas em outros gêneros, desde que o livro inscrito seja o  primeiro romance.   

Compartilhe!