HomeAssessoria ReleasesPrêmio São Paulo de Literatura 2019 divulga lista de curadores

Prêmio São Paulo de Literatura 2019 divulga lista de curadores

O Prêmio São Paulo de Literatura, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, divulgou a equipe de curadoria da iniciativa deste ano. Anna Maria Martins, Joselia Bastos de Aguiar, Maria Cecília Closs Scharlach e Martim Vasques da Cunha de Eça e Almeida compõem a equipe.

Anna Maria Martins é escritora e tradutora. Estreou com A Trilogia do Emparedado e outros contos, pelo qual recebeu o 15º Prêmio Jabuti – categoria estreante, em 1973; recebeu também, o Prêmio do Instituto Nacional do Livro pelo livro Katmandu, em 1984. Dirigiu a Oficina da Palavra na Casa Mário de Andrade. Traduziu obras de Maurice Leblanc, Agatha Christie, Aldous Huxley, Heinrich Heine, entre outros. Membro da Comissão para a Promoção do Conteúdo em Língua Portuguesa, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, da Câmara Brasileira do Livro. Foi diretora da União Brasileira de Escritores e é membro e diretora da Academia Paulista de Letras (APL).

Joselia Bastos de Aguiar é jornalista, historiadora, editora e curadora, e, desde março de 2019, diretora da Biblioteca Mario de Andrade.  No jornal Folha de S.Paulo, foi colunista de livros e correspondente em Londres. Editou a revista EntreLivros, já extinta, e esteve à frente da curadoria do Festival da Mantiqueira (2014) e da Festa Literária Internacional de Paraty – Flip (2017-2018). É autora de Jorge Amado – uma biografia, publicado pela Editora Todavia (2018).

Maria Cecília Closs Scharlach é formada em arquitetura e urbanismo pela FAU USP (1971) e recebeu o Diplôme Approfondi de Langue Française, do Ministério de Educação Nacional da França (1992). Fundou a revista Desenho. Membro do Conselho Editorial da Revista da Biblioteca Mário de Andrade (2012-2016) e das revistas Módulo e Novo Caminho, dirigidas por Oscar Niemeyer. Secretária da Comissão de Defesa e Preservação da Identidade do Memorial da América Latina (1990-1996). Tem textos publicados em livros, revistas e sites especializados de arquitetura (Vitruvius). Organizou os livros Cadernos de Desenhos: Oscar Niemeyer, catálogos para as exposições internacionais de Niemeyer em Portugal, Argentina, Bélgica, Frankfurt; Oscar Niemeyer: a marquise e o projeto original do Parque Ibirapuera e Do registro oficial da história: 1891-2010, ambos publicados pela IMESP. Em finalização para a Editora Brasileira: Oscar Niemeyer: 9 projetos, um perfil, croquis e manuscritos. Teve sua própria editora Palavra e Imagem Editora, tendo publicado na Coleção Caros Amigos. Foi diretora do Departamento de Ação Cultural, gestão Emanoel Araujo, Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura Municipal de São Paulo (2005). Desde então é coordenadora editorial da Editora da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Martim Vasques da Cunha de Eça e Almeida é escritor, colaborador dos jornais O Estado de São Paulo e Gazeta do Povo, doutor em Ética e Filosofia Política pela USP, ganhador da Ordem do Mérito Cultural (grau: cavalheiro) de 2018, autor de Crise e Utopia – O Dilema de Thomas More (2012), A Poeira da Glória(2015) e A Tirania dos Especialistas (2019).

Sobre a premiação

O Prêmio São Paulo de Literatura foi lançado em 2008 e integra uma série de projetos implementados pela então denominada Secretaria da Cultura (hoje, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo). O concurso destaca anualmente os melhores livros, de ficção, no gênero romance, escritos em língua portuguesa, originalmente editados e publicados no Brasil.  As inscrições são gratuitas e abertas – até 15 de agosto de 2019 – a autores lusófonos e editoras brasileiras, podendo concorrer obras editadas e comercializadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior.

A seleção é coordenada por um Conselho Curador, que acompanha o concurso em todas as suas etapas e seleciona o Júri Inicial e o Júri Final. Os jurados são críticos literários, escritores, livreiros, bibliotecários, mediadores de leitura, professores universitários e profissionais atuantes na área literária. Esta composição é fundamental para contemplar todos os segmentos que se entrelaçam no processo produtivo do livro, desde a concepção da obra literária até o seu consumo e fruição pelo público leitor.

O valor pago anualmente é o mais alto do Brasil: R$ 400 mil. A premiação contemplará o autor do “Melhor Romance de Ficção do Ano de 2018” com R$ 200 mil e um como “Melhor Romance de Ficção de Estreia do Ano de 2018” com a mesma quantia. O edital está disponível nos sites www.premiosaopaulodeliteratura.org.br e www.cultura.sp.gov.br.  Os finalistas serão anunciados na primeira quinzena de outubro, e os vencedores serão premiados em novembro.

Compartilhe!