HomeAssessoria ReleasesPontos MIS Bate-papo de cinema traz sessão e debate ao vivo sobre o documentário Torre das donzelas

Pontos MIS Bate-papo de cinema traz sessão e debate ao vivo sobre o documentário Torre das donzelas

Atividade, gratuita, acontece no dia 26 de setembro, sábado. Ação integra o #MISemCASA, programação digital do Museu, realizada enquanto equipamentos públicos permanecem fechados em colaboração às medidas de contenção ao Covid-19

Todo sábado, o programa Pontos MIS – bate-papo de cinema traz a exibição de filme online seguida por bate-papo ao vivo no canal do Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Nesta semana, em parceria com a Modo Operante Produções, a obra escolhida é Torre das donzelas (dir. Susanna Lira, 2018, 97 minutos, 12 anos), documentário  que recupera a história de um grupo de mulheres presas políticas que ocupou uma cela no Presídio Tiradentes, em São Paulo.

Para assistir gratuitamente ao filme, que ficará disponível das 11h do dia 24.09 até 26.09, basta preencher um cadastro neste link. Já o bate-papo ao vivo, com  a diretora do filme Susanna Lira e a historiadora Paula Franco, e mediação da documentarista Daniela Gonçalves, acontece às 18h no canal do MIS no YouTube.

Sinopse: O documentário conta a história da luta das presas políticas no Brasil a partir da vida de mulheres militantes de esquerda na ditadura militar. Elas estiveram presas juntas na década de 1970 na Torre das Donzelas, como era chamado o conjunto de celas femininas no alto do Presídio Tiradentes, em São Paulo. Para o local eram levados os presos políticos, depois de passarem por órgãos da repressão como o Dops e o DOI-Codi. O filme vai narrar, portanto, como a história democrática do Brasil se desenhou durante os anos em que essas mulheres estiveram presas na Torre das Donzela.

Sobre o #MISemCASA 

A campanha #MISemCASA traz novos conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. O  canal do Museu no YouTube apresenta conteúdos de seu acervo, além de  programações que já aconteciam no Museu e agora passam a ser realizadas digitalmente, como o #CineCiência e o Ciclo de Cinema e Psicanálise. O público também pode conferir novas programações como o  Cinema de Acervo, mostra semanal inédita com uma seleção de filmes brasileiros que integram o Acervo do MIS e o Bate-papo de Cinema Pontos MIS. Os internautas também podem acessar parte do Acervo MIS que está digitalizado por meio deste link. No Acervo online, os visitantes encontram informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, têm amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo.

O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19, que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento temporariamente suspenso.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

S e r v i ç o

PONTOS MIS – BATE-PAPO DE CINEMA – Torre das donzelas

DATA 26.09.2020

HORÁRIO Exibição até 16h do dia 26 (via inscrição prévia neste link) e 18H – bate-papo ao vivo com o público no Canal do Museu no YouTube.

#MISEMCASA

SITE www.mis-sp.org.br

REDES

facebook_logomuseudaimagemedosom
Twitter_logo @mis_sp
instagramIcon_normal @mis_sp
/missaopaulo

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Compartilhe!