HomeAssessoria ReleasesPoesia dá jogo:o “lúdico” conduz a programação da Rede de Museus-Casas Literários

O propósito é convidar o público à reflexão: o quão influente é o “jogar” na nossa cultura?

O tema “Rediálogos” tem orientado a programação de 2019 da Rede de Museus-Casas Literários, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis. No último trimestre do ano, este tópico será abordado especialmente por meio de um segmento de atividades baseado na concepção de que o jogar e o brincar – o ludus – estão no fundamento da sociedade e da própria cultura. Esta tese é defendida pelo holandês Johan Huizinga, na obra Homo ludens. Segundo o autor, “em sua função original de feitor de cultura, a poesia nasceu durante o jogo e enquanto jogo”. Tal ideia alimentará ações nas três casas, voltadas aos desafios poéticos da metrópole contemporânea, aos da tradição popular brasileira e, também, a outras atividades que surgem do conceito de diálogo pelo contraste em outras linguagens.

A Casa Guilherme de Almeida vai exibir, na íntegra, os filmes M, o vampiro de Dusseldorf (1931) e M, o maldito (1951), de Joseph Losey. A sessão relaciona-se com a ideia do jogo como fundamento da cultura: os dois filmes dialogam pelo contraste, como num “desafio” entre diferentes concepções artísticas. A exibiçãoM, o vampiro e seus contrastes acontecerá no dia 5 de outubro, sábado, das 10h às 18h.

O público será convidado a apreciar a diversidade de expressões e a tradição oral do repente, arte de improviso cantado, na apresentação da dupla Dedé Laurentino e Titico Caetano na Casa Mário de Andrade. Os espectadores poderão participar, propondo temas de improviso aos músicos. A Cantoria de repentistas violeiros vai ser no sábado, 26 de outubro, das 16h às 18h.

A palavra vai guiar a programação da Casa das Rosas.Sábado e domingo, 19 e 20 de outubro, haverá um curso prático para a Escrita de formas breves. Por meio de exercícios de contenção, estilo e a exposição de possibilidades narrativas, a oficina mostrará como funcionam as engrenagens dos textos breves – de haicais a minicontos –, sem se prender a um gênero definido.

O ciclo de saraus Poesia nascida do jogo, cujo título se inspira emHomo ludens, busca (re)evidenciar o lúdico na prática poética, desde suas origens ritualísticas às novas formas de “jogar poesia” nos dias atuais. Dia 9 de novembro, o público poderá explorar O haicai e o kasen. Por meio da leitura de textos clássicos e da composição de um kasen – poema longo, composto coletivamente –, será possível conhecer um pouco mais da estrutura e da história do haicai, forma poética japonesa clássica que se popularizou pelo mundo, principalmente no Brasil.Dia 23 do mesmo mês, o fenômeno mundial do slam vai ocupar a Casa das Rosas na atividade Slam: o jogo, a batalha. Popularizado, sobretudo, por apostar no fator competitivo – um jogo em que versos, nascidos na tensão das formas fixas e da improvisação, são pontuados por um grupo de jurados e pelo próprio público – o slam convoca poetas e espectadores ao jogo de palavras. O Slam da Ponta é convidado para dar uma amostra de como funciona esta batalha de poesia.

SERVIÇO

Casa Guilherme de Almeida | Museu: R. Macapá, 187; Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943

M, o vampiro e seus contrastes

Sábado, 5 de outubro, das 10h às 18h

Casa Mário de Andrade | Rua Lopes Chaves, 546

Cantoria de repentistas violeiros

Sábado, 26 de outubro, das 16h às 18h

Casa das Rosas | Av. Paulista, 37

Escrita de formas breves

Sábado e domingo, 19 e 20 de outubro, das 10h30 às 13h30

Poesia nascida do jogo

O haicai e o kasen

Sábado, 9 de novembro, das 19h às 21h

Slam: o jogo, a batalha

Sábado, 23 de novembro, das 19h às 21h

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.