HomeDESTAQUES GERAIS (MAIORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesPlataforma #CulturaEmCasa transmite ao vivo, neste domingo (30/05), o Oscar do Cinema Fantástico da América Latina

Plataforma #CulturaEmCasa transmite ao vivo, neste domingo (30/05), o Oscar do Cinema Fantástico da América Latina

Sete filmes brasileiros participam da disputa da premiação

Com transmissão mundial no dia 30 de maio, a partir das 21h no Brasil, acontece a grande premiação do Cinema Fantástico, o FANTLATAM, promovido pela Aliança Latino Americana de Festivais de Cinema Fantástico. Serão consagradas as melhores obras do cinema de gênero da América Latina. O Brasil disputa com oito países, entre eles: Chile, Colômbia, México, Panamá, Peru, Uruguai, Venezuela e Argentina. O evento será transmitido ao vivo pela plataforma #CulturaEmcasa (www.culturaemcasa.com.br), criada em abril do ano passado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e com gestão da Organização Social Amigos da Arte.

Vinte e nove filmes concorrem ao troféu em 2021, sendo 14 longas-metragens e 15 curtas-metragens.   Disputam filmes vencedores de vinte e dois festivais que compõem a Aliança Latino Americana de Festivais de Cinema Fantástico. O melhor longa-metragem e curta-metragem das américas receberão o troféu FANTLATAM. Além da premiação para o melhor roteiro, direção, ator e atriz.

O Brasil concorre como melhor filme com três longas-metragens: “Morto Não Fala”, de Dennison Ramalho; “O Cemitérios das Almas Perdidas”, Rodrigo Aragão; “Cabrito”, de Luciano de Azevedo. Além de quatro curtas: “Para Minha Gata Mieze”, de Wesley Gondim; “5 Estrelas”, de Fernando Sanches, “Noite Macabra“, de Felipe Lesbick  e “Who’s That Man Inside My House”, de Lucas Reis. O Brasil também tem chance de levar o melhor roteiro com Rodrigo Aragão, no longa “O Cemitério das Almas Perdidas”. E mostrando a boa safra de atores brasileiros, disputam o título de melhor ator: Daniel Oliveira (Morto não Fala), Renato Chocair (O Cemitério das Almas Perdidas) e  Samir Hauji (Cabrito).

“A plataforma #CulturaEmCasa tem como objetivo ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade. A transmissão do prêmio FANTLATAM contribui para esta difusão, valorizando tanto as produções cinematográficas e artistas do Brasil como dos demais países da América Latina”, conclui Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

Fortalecendo a produção Latino Americana

Uma brasileira preside a FANTLATAM desde julho do ano passado. Monica Trigo, diretora do Festival Cinefantasy, um dos mais importantes do país no gênero, foi eleita por unanimidade para ocupar a presidência da Aliança. Uma gestão que vem unindo a sétima arte na América Latina e destacando a importância do Cinema Fantástico.

De acordo com Monica Trigo é fundamental fortalecer a produção audiovisual na América Latina diminuindo fronteiras e construindo pontes.  “Neste momento tão difícil, a unidade e o partilhamento nunca foi tão importante. Somos latino-americanos, temos lutas em comum e o que nos move é o diálogo e as pontes que estamos construindo, o cinema é uma arte coletiva”, destaca.

Jurados

Participam do júri três profissionais do audiovisual com vasta experiência internacional. O brasileiro Filippo Pitanga, professor, jornalista, advogado , crítico de cinema pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro e Fedération Internationale de la Presse Cinématographique, curador e júri de inúmeros festivais internacionais;   a mexicana Sandra Becerril, autora de dezenas de roteiros produzidos, entre filmes e seriados, com premiações ao redor do mundo e  o cineasta e diretor argentino Hernan Moyano, que, entre outros,  realizou seminários com Francis Ford Coppolla,  e dirigiu o documentário “Pequeña Babilonia” premiado no Cóndor de Plata (2017).

 

Sobre o #CulturaEmCasa

Lançada em 21 de abril de 2020, a plataforma tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Até o momento, a plataforma registrou 5,4 milhões de visualizações em 3 mil conteúdos disponibilizados, atingindo 3.300 mil cidades e 135 países. E envolvendo 13 mil profissionais do setor. Este ano, em comemoração ao aniversário de um ano, o #CulturaEmCasa, transmitiu lives de artistas como Tom Zé, Angela Ro Ro, Oswaldo Montenegro e Camila Pitanga.

A ferramenta reúne também conteúdos do Teatro Sérgio Cardoso, do Museu da Diversidade Sexual e das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Poiesis, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro.

A ideia de difundir o conteúdo produzido por São Paulo se expandiu e a plataforma #CulturaEmCasa firmou parcerias com outras Secretarias Estaduais de Cultura, dentro do projeto Ponte Aérea. Atualmente a plataforma detém e transmite conteúdos do Rio Grande do Sul, como por exemplo, o “Festival de Cinema Negro em Ação” e os concertos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre; o projeto “Música Conecta” com o Espírito Santo Este mês também foi lançada parceria com o estado do Ceará, em que serão transmitidos eventos artísticos de grande porte do cenário cearense como o “Cineteatro São Luiz”, “Porto Dragão Sessions” e “Zona de Criação”.

 

Sobre a FANTLATAM:

A FANTLATAM – Aliança Latino Americana de Festivais de Cinema Fantástico é composta pelos mais importantes e consolidados Festivais de Cinema Fantástico  das Américas do Sul, Central e do Norte.

Desde sua fundação, em setembro de 2019, a FANTLATAM  une festivais de cinema fantástico, diminuindo as fronteiras, compartilhando experiências, promovendo o cinema fantástico, numa grande teia de difusão do audiovisual das Américas.

 

Serviço:

Prêmio  FANTLATAM

Data: domingo 30 de maio, às 21h no Brasil

Transmissão: www.culturaemcasa.com.br

Redes Sociais:

https://www.facebook.com/culturaemcasasp/

https://www.instragram.com/culturaemcasasp/

https://twitter.com/culturaemcasasp

Instagram: @fantlatam

Facebookhttps://www.facebook.com/fantlatam

Site: https://www.fantlatam.com/

Grande Prêmio FANTLATAM – Confira os indicados: 

MELHOR FILME DE LONGA-METRAGEM

AL MORIR LA MATINÉE de Maximiliano Contenti

ANOMALIA de Sergio Vargas

CABRITO de Luciano de Azevedo

CARROÑA de Luciana Garraza y Eric Fleitas

DIABLO ROJO de Sol Moreno

INFECCIÓN de Flavio Pedota

LA LISTA DE LA MUERTE de Miguel Torena

LA PARTE OSCURA de Max Coronel

LA ZONA ELEGIDA de Conti Ariel

LENI de Federico Gianotti

LUZ de Juan Diego Escobar Alzate

MORTO NÃO FALA de Dennison Ramalho

O CEMITÉRIO DAS ALMAS PERDIDAS de Rodrigo Aragão

RENDEZ-VOUS de Pablo Olmos Arrayales

 

MELHOR FILME DE CURTA-METRAGEM

5 ESTRELAS de Fernando Sanches

BENDITOS DEMONIOS de Sergio Beltrán

BLANES ESQUINA MULLER de Nicolás Botana

BOCETOS INOCENTES de Juan González Henao

LA SOLAPA de Laura Sánchez Acosta

LA VISITANTE de Llao Navarra

LOOP de Juan Francisco Perez Villalba

MONSTRUO de J. Martín Vega

NOITE MACABRA de Felipe Iesbick

PARA MINHA GATA MIEZE de Wesley Gondim

SELECCIÓN de Diego G. Medina

SUNDAE de Haslam Ortega

THE GAME de Rogger Vergara Adrianzén

TÓXICO de Fabián Archondo

WHO’S THAT MAN INSIDE MY HOUSE de Lucas dos Reis

 

MELHOR ATRIZ

Ailin Zannovich – LENI

Andrea Esquivel – LUZ

Genna Chanelle Hayes – INFECCIÓN

Helena Puig – RENDEZ-VOUS

Luciana Grasso – AL MORIR LA MATINÉE

Nayla Churruarin – CARROÑA

Sharon Guzman – LUZ

Yuri Vargas – LUZ

MELHOR ATOR

Carlos Carrasco – DIABLO ROJO

Conrado Osorio – LUZ

Daniel Oliveira – MORTO NÃO FALA

Juan Pablo Barragan – ANOMALIA

Renato Chocair – O CEMITÉRIO DAS ALMAS PERDIDAS

Rubén Guevara – INFECCIÓN

Samir Hauji – CABRITO

MELHOR ROTEIRO

Federico Gianotti – LENI

Juan Diego Escobar Alzate – LUZ

Pablo Olmos Arrayales – RENDEZ-VOUZ

Rodrigo Aragão – O CEMITÉRIO DAS ALMAS PERDIDAS

Sergio Vargas Paz y Jorge Rollano – ANOMALIA

MELHOR DIREÇÃO

Federico Gianotti – LENI

Flavio Pedota – INFECCIÓN

Juan Diego Escobar Alzate – LUZ

Pablo Olmos Arrayales – RENDEZ-VOUS

Sergio Vargas Paz – ANOMALIA

Sol Charlotte e J. Oskura Najéra – DIABLO ROJO

Compartilhe!