HomeCultura + Cultura + NotíciasPinaFamília volta em março com entrada gratuita

PinaFamília volta em março com entrada gratuita

No PinaFamília as pessoas são conduzidas a uma viagem divertida pelo acervo da Pinacoteca. O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento de processos educativos direcionados aos grupos familiares, estimulando a convivência deste público no museu. Em 2018, os temas norteadores são os elementos da imagem – escala, textura e tom – encontrados nas obras do acervo da Pinacoteca, especificamente nas exposições “Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo”, “Galeria José e Paulina Nemirovsky – Arte Moderna” e “Vanguarda brasileira dos anos 1960”.

Foto: Atividade da PinaFamíia / Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo

No PinaFamília os visitantes têm acesso à Ilha de atividades, com jogos e propostas lúdicas, além de receber um guia de visita, material impresso para estimular a visita autônoma das famílias às exposições do acervo do museu. Quem quiser, pode ainda levar para casa o jogo PinaFamília, desenvolvido pelo NAE, que visa estimular a interação entre diversas faixas etárias, desenvolver a percepção, observação e argumentação lógica. Nele, os participantes associam textos e imagens, a partir das obras expostas, além de criar suas próprias imagens.

Foto: PinaCanção / Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo

Outra atração é o espetáculo PinaCanção – uma história cantada entre pinturas, criado por Hélio Ziskind, diretor musical do Cocoricó, exibido na TV Cultura. Na narrativa, dois personagens se encontram na Pinacoteca e, em meio às canções, descobrem juntos tons, texturas e escalas do mundo da pintura. A apresentação, que reúne música, teatro e artes visuais, tem 40 minutos e acontece a partir das 15h00 no auditório da Pina Luz. Os interessados devem retirar os ingressos a partir das 14h30 na entrada do auditório. São 140 lugares.

A ação, que acontece todo segundo domingo do mês desde 2014, retorna a partir do dia 11 de março, das 11h00 às 15h00, no segundo andar da Pinacoteca Luz, com entrada gratuita.

Compartilhe!