HomeAssessoria ReleasesPinacoteca apresenta show de Amilton Godoy & Tico D´Godoy Quarteto por ocasião da Série Goodyear de Jazz no museu

Pinacoteca apresenta show de Amilton Godoy & Tico D´Godoy Quarteto por ocasião da Série Goodyear de Jazz no museu

Ao todo são quatro apresentações ao longo do ano como parte do programa Música na Pina

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, apresenta show de Amilton Godoy & Tico D´ Godoy Quarteto, no dia 17 de julho de 2019, por ocasião da Série Goodyear Jazz na Pina. Após duas temporadas bem sucedidas da Série de Concertos de Música de Câmara, que a Pinacoteca realizou em parceria com a OSESP, em 2017 e 2018, o museu dá continuidade ao programa Música na Pina voltando-se agora para o jazz, gênero musical diverso e universal que valoriza o improviso e a experimentação. A programação de 2019, que tem patrocínio da Goodyear, integra a celebração dos 100 anos da marca no Brasil.

Com curadoria de André Guilger — do Bar Madeleine, um dos mais tradicionais de jazz da cidade — o programa contempla variações da cena jazzística contemporânea da capital do Estado, que incluem o Jazz Tradicional de Nova Orleans, a Diva, o Jazz Brasileiro e o Free Jazz. “A Série Goodyear Jazz na Pina é um programa jovem e divertido que a instituição tem o prazer de oferecer gratuitamente para o público. Ouvir jazz de qualidade, dentro do museu e de maneira informal e descontraída é muito especial”, declara Paulo Vicelli, diretor de Relações Institucionais da Pinacoteca. “Para nós é muito oportuna essa parceria com a Pinacoteca, uma instituição centenária como a Goodyear e que é um símbolo de São Paulo”, completa Maitê Meireles, gerente de comunicação da marca.

Para a terceira edição da série, que conta o apoio de Todo Vino, Amilton Godoy (pianista e fundador da maior banda de jazz brasileira, o Zimbo Trio) e Tico D´ Godoy (saxofonista e seu filho) apresentam repertório que tem como raíz o Jazz Brasil ou Free Jazz, uma vertente vanguardista que surgiu na década de 1960 caracterizada pela improvisação melódica e rítmica e pela ruptura com a harmonia tradicional. Com o título JUNTOS, a dupla mistura composições próprias ao lado de Jônatas Sansão (bateria), Jorge Potalej (baixo) e os convidados especiais Léa Freire (flauta) e Débora de Aquino (saxofone).

Nos dias das apresentações, o museu estenderá o seu horário de visitação até o horário de início de cada apresentação para que o público possar visitar as exposições em cartaz.

SOBRE AMILTON GODOY & TICO D´GODOY QUARTETO

Nasceu em Bauru, SP, em 1941, filho de pai e avô músicos, ainda jovem participou e venceu importantes concursos, como o 3° Prêmio no Concurso Nacional de piano da Bahia, em 1962, o 3° Prêmio no Concurso Nacional de Piano do Rio de Janeiro, em 1963, IV Concurso Nacional de Piano Eldorado, em 1964, entre outros. Integrou o quinteto do músico José Ferreira Godinho Filho, o Casé, até formar sua própria banda, Zimbo Trio, a partir do convite que lhe foi feito por Rubinho Barsotti de compor, ao lado de Luiz Chaves, um trio para tocar na Boate Baiúca, em 1964.  De lá pra cá, a banda gravou 51 discos com distribuição em mais de 22 países. Com o Zimbo Trio, Amilton dividiu palco com nomes importantes como Elis Regina, Elizeth Cardoso, Wilson Simonal, Jair Rodrigues, Jacob do Bandolin, Sebastião Tapajos e Hector Costita.

Com o grupo, foi agraciado com prêmio nacionais e internacionais, incluindo Melhor Grupo Instrumental no Prêmio Pinheiro de Ouro, por três vezes e, na mesma categoria, no Prêmio Sharp de Música, em 1994, Prêmio TIM, em 2008 e o 23º Prêmio da Música Brasileira, em 2012. Em 1973, fundou uma das mais importantes escolas de música do Brasil, a CLAM, responsável pela formação de vários músicos no âmbito nacional e internacional. Foi membro da Comissão de Música da Secretaria de Estado da Cultura e do Conselho Estadual de Cultura por oito anos. Como solista, é considerado um dos maiores pianistas do mundo e  recebeu convites para se apresentar junto a orquestras regidas por grandes maestros como Cyro Pereira, Julio Medaglia, Chico de Moraes, Simon Bleche, Roberto Sion, Maurício Galindo e Wagner Tiso.

Tico D´Godoy é saxofonista e filho de Amilton. É professor e Diretor no Clam, e, influenciado pelo pai, há mais de duas décadas leva seu ecletismo musical que o moldou como saxofonista estando a frente de bandas como o grupo instrumental Trincheira e as bandas Quasímodo e GroofBoogaloo.

SERVIÇO 

Série Goodyear Jazz na Pina apresenta Amilton Godoy & Tico D´ Godoy Quarteto

Curadoria de André Guilger

Data: 17 de julho de 2019 – quarta-feira

Horário: às 19h30min

Local: Pinacoteca – Luz – Auditório – Térreo – Praça da Luz 2, São Paulo, SP

Duração: 75 min

Entrada gratuita após às 17h. Distribuição das senhas 30 min antes.

O café estará aberto até 19h30 e o estacionamento estará aberto até o final da apresentação.

(11) 3324-1000

www.pinacoteca.org.br

132 lugares

Classificação indicativa: 14 anos

Acesso para cadeirantes

Wifi aberto ao público

Próxima apresentação: 11 de setembro (Jazz Band Ball).

Compartilhe!