HomeDESTAQUES ESPECIAIS Cultura + NotíciasPenúltimo fim de semana de #FestivaldeInverno tem homenagens, trilhas sonoras e a voz de Lenine

Secretário Sérgio Sá Leitão entrega Ordem do Ipiranga – grau comendador – a Arnaldo Cohen; Projeto Guri faz repertório de filmes e séries; Orquestra Jazz Sinfônica e Lenine lotam a Praça do Capivari; confira os destaques

O terceiro e penúltimo fim de semana do Festival de Inverno de Campos do Jordão, maior evento de música clássica da América Latina, trouxe homenagens, trilhas sonoras de filmes e séries, apresentações dos bolsistas do núcleo pedagógico do evento e Lenine ao lado da Orquestra Jazz Sinfônica sob a regência do maestro João Maurício Galindo.

Homenagens

Na sexta-feira (19), o Secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão entregou ao pianista Arnaldo Cohen o grau de Comendador da Ordem do Ipiranga, em cerimônia de homenagem no Auditório Claudio Santoro. A medalha é concedida a cidadãos brasileiros e estrangeiros que prestaram serviços de excepcional relevância aos paulistas e ao Estado de São Paulo.

Foto: Joca Duarte

“Com muita honra, entrego esta homenagem, em nome do Governador João Doria, a um grande músico brasileiro que tanto nos orgulha e que representa magnificamente a música clássica brasileira. A trajetória de Arnaldo Cohen está muito ligada ao Festival de Inverno de Campos do Jordão. Ele não só se apresentou diversas vezes no evento como compartilhou sua excelência e talento com muitos jovens músicos que participaram do programa pedagógico do Festival”, declarou Sérgio Sá Leitão.

O pianista recebeu a medalha e ressaltou o valor do reconhecimento para toda a sociedade. “A história mostra claramente a importância da cultura na formação de qualquer povo civilizado. Por isso, eu me sinto, com esta comenda, muito honrado e também muito esperançoso de ver que nossos líderes consideram a cultura importante não só para nós artistas, mas para todos os cidadãos”, disse Arnaldo Cohen.

Após a homenagem, Cohen apresentou concerto ao lado da Camerata do Festival, formada por bolsistas do núcleo pedagógico, sob a regência do maestro brasileiro radicado na Áustria, Lavard Skou-Larsen. No repertório, “O rapto do serralho” e “Concerto nº 17 para piano em sol maior”, de Mozart, e “Sinfonia nº 5 em dó menor”, de Beethoven.

Foto: Joca Duarte

O compositor Francis Hime também foi homenageado. Domingo (21), no Auditório Claudio Santoro, a Orquestra Jazz Sinfônica, sob a regência de João Maurício Galindo, celebrou os 80 anos do artista em concerto com suas principais obras. Com Francis no piano, Liuba Klevtsova na harpa e Olivia Hime na voz, o repertório apresentou clássicos como “Meu caro amigo”, “Atrás da porta” e “Valsa-rancho”, criadas em parceria com Chico Buarque, e “Sem mais adeus”, composta com Vinicius de Moraes.

Projeto Guri, Jazz Sinfônica e Lenine na Praça do Capivari

No sábado (20), a Praça do Capivari recebeu crianças, jovens e adultos para concertos muito especiais. No início da tarde, os alunos do Projeto Guri, regidos por Fabricia Mikaela, apresentaram trilhas sonoras de filmes e séries, encantando crianças e despertando a nostalgia dos adultos. Os Guris surpreenderam o público com a apresentação das principais canções de filmes como E.T., Aladdin, Superman, Os Incríveis e Frozen, além da música-tema da série Game of Thrones. Para cada filme, os aprendizes utilizaram itens que remetem às obras, como o chapéu do Aladdin, a máscara d’Os Incríveis e até uma bicicleta com um E.T. de pelúcia na cesta.

Foto: Ethel Braga

Mais tarde, Lenine e Orquestra Jazz Sinfônica subiram ao palco da Praça para concerto popular-sinfônico regido pelo maestro João Maurício Galindo. Sucessos do cantor como “Paciência”, “O silêncio das estrelas” e “Hoje quero sair só” embalaram o público de mais de 3 mil pessoas que encheram a praça e pediram bis.

Foto: Ethel Braga

Lenine explicou a emoção de cantar ao lado da Jazz Sinfônica: “A Orquestra faz você se sentir totalmente envolto pela música. São muitos tocando ao mesmo tempo e eu me vejo imerso nessa massa sonora. É uma experiência sensorial muito bacana”.

Galindo exaltou a qualidade e a história da Orquestra: “A Jazz Sinfônica não é só uma intérprete, ela é uma fábrica de cultura. Nesses anos de existência, fomentou a criação de centenas de partituras e hoje tem um acervo com mais de duas mil criadas para nós”.

Última semana

O Festival de Inverno de Campos do Jordão segue até 28 de julho com concertos, em maioria gratuitos, durante a semana e aos finais de semana, em cinco espaços de Campos do Jordão: Praça do Capivari, Auditório Claudio Santoro, Palácio Boa Vista, Espaço Cultural Dr. Além e Igreja de Santa Terezinha. Na capital, a Sala São Paulo e o Auditório do Ibirapuera também terão programação. Confira todas as atividades no site oficial: www.festivaldeinverno.sp.gov.br.