HomeAssessoria ReleasesPara estimular a economia criativa, Secretaria da Cultura do Estado reúne produtores e empreendedores em São Paulo, em agosto

Para estimular a economia criativa, Secretaria da Cultura do Estado reúne produtores e empreendedores em São Paulo, em agosto

Diversos especialistas participarão do encontro; startups mostrarão

como atuam no setor cultural; Marcelo Tas fará abertura

 

 

Arte e empreendedorismo estarão na pauta dos dias 10 e 11 de agosto, durante o evento Futuro na Cultura, que a Secretaria da Cultura do Estado realiza no Memorial da América Latina. Nesses dois dias, a economia criativa e a inovação e o design serão debatidos em painéis com artistas, empreendedores e representantes do setor público; além disso, a programação terá workshops, mostra de startups que atuam na área cultural, shows e foodtrucks. A abertura do encontro ficará a cargo do apresentador Marcelo Tas. As inscrições devem ser feitas no site www.futuronacultura.com.br

O objetivo do Futuro na Cultura é reunir inteligências e setores criativos para impulsionar o desenvolvimento econômico e cultural e propor políticas públicas no Estado. “Esse evento de agosto é um movimento para lançar uma ideia e mostrar que a economia criativa ocorre quando a cultura dialoga com outras áreas”, afirma a secretária-adjunta da Cultura Patrícia Penna, que também convidou os municípios paulistas para o encontro. “O Estado pode e deve colaborar para desenvolver o potencial criativo existente nas cidades paulistas e essa discussão é mais do que oportuna, em função da crise econômica pela qual passa o país”, acrescenta.

O Futuro na Cultura terá espaços de coworking com startups, universidades e entidades apresentando soluções inovadoras para a cultura e para a economia criativa. Algumas startups trabalham com Realidade Virtual e Aumentada, Inteligência Artificial e Blockchain (tecnologia que possibilita a moeda virtual ou bitcoin).

Além disso, haverá palcos para apresentação de músicos de rua e até um hackday (versão diurna do hackathon, maratona que reúne jovens desenvolvedores para ampliar o acesso à plataforma SP Estado da Cultura). A inscrição para o hackday deve ser feita no site do evento. A produção do Futuro na Cultura é da APAA – Associação Paulista Amigos da Arte.

Presenças confirmadas

 

A especialista em economia criativa Ana Carla Fonseca participa do primeiro painel do Futuro na Cultura, “Estratégias internacionais de futuro”, juntamente com representantes dos consulados do Canadá, Portugal, México, Colômbia e Países Baixos. A ideia é mostrar o estágio de desenvolvimento do setor nesses países, como se dá a relação entre Estado e empresas e como é a relação comercial desses países com o Brasil.

Outros painéis terão como temas “Quase futuro”, com os convidados Adriana Silva (IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais), Isabel de Freitas Paula (Unesco) e Domingos Leonelli; “O saber do futuro”, com a educadora Claudia Costin e representantes da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e das Etecris (Escolas de Técnicas de Economia Criativa); e “O valor do futuro”, com Álvaro Sedlacek (Agência Desenvolve SP),  Maurício Juvenal (secretário de Planejamento e Gestão do Estado) e Eduardo Saron (Itaú Cultural).

O evento continua no sábado, dia 11, com novos painéis, como “Voo breve até o futuro da cultura” (com a participação de Tadeu Jungle e Gil Giardelli), “Moda, economia criativa e iniciativas” (com Paulo Borges, criador da São Paulo Fashion Week), “Novíssimas tecnologias e soluções integradas” (com Rodrigo Terra, do Árvore Criativa, entre os convidados) e “Hubs e redes como pontes para a construção da inovação e do futuro na cultura”, com a consultora Luciana Bazzanella, da White Rabbit e professora da Fundação Getúlio Vargas.

Para aprofundar ainda mais as discussões, o evento terá um palco paralelo com outros painéis, como “Cultura criativa 4.0” e “Mercado de cultura e inovação das periferias – Novas experiências”.

Segundo Sergio Mello, curador do evento, “a programação segue dois recortes específicos: busca apresentar o potencial da economia criativa para todo o Estado e trazer bons exemplos, por meio de startups, universidades e experiências inovadoras privadas e governamentais”.

SERVIÇO:

FUTURO NA CULTURA

O que: evento da Secretaria da Cultura do Estado sobre economia criativa e a inovação

Onde: Memorial da América Latina, São Paulo (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda)

Quando: 10 e 11 de agosto de agosto. Veja os horários de cada atividade no site do evento: www.futuronacultura.com.br

O local possui acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais. Para alimentação, o evento contará com unidades de foodtrucks.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Secretaria da Cultura do Estado – Assessoria de Imprensa

Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Bete Alina | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

Siga o FUTURO NA CULTURA nas nossas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/futuronacultura/

Instagram: @futuronacultura

RelatedPost

Compartilhe!