HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesPara além dos livros: bibliotecas das Fábricas de Cultura exploram a literatura com podcasts

Para além dos livros: bibliotecas das Fábricas de Cultura exploram a literatura com podcasts

O podcast “Podtudo!Podtudo?” traz reflexões sobre literatura, universo LGBTQIAP+ e feminismo a partir do acervo das bibliotecas

Observando o crescimento e a popularidade dos podcasts, ainda em 2019, a equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Diadema entrou neste universo com o podcast PodTudo!Podtudo?, que já está em seu 33º episódio ampliando os debates sobre literatura, universo LGBTQIAP+ e feminismo. A iniciativa faz parte do programa Fábricas de Cultura, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis.

Publicado mensalmente no perfil das Fábricas de Cultura no SoundCloud, os episódios tem apresentadores rotativos e contam com a participação de funcionários de outros setores das Fábricas e externos, como no episódio 30: Dezembro Vermelho, publicado em dezembro de 2022, que recebeu Audre Werneck, educomunicadora na Agência Educomunicativa PositHIVa, para falar sobre a importância das campanhas de saúde sexual, os preconceitos e dados atuais a respeito do vírus HIV, da Aids.

Embora os temas sejam múltiplos, procuramos sempre incluir assuntos de pautas sociais no diálogo. Seja falando de um livro, filme ou musical. Tratamos sobre a visibilidade de artistas e personalidades negras e LGBTQIAP+, equidade de gênero, movimentos e eventos históricos que levaram a criação de alguma produção artística”, explica Malu Maria Matos, analista de Biblioteca da Fábrica de Cultura Diadema.

Quando algum livro é usado como base para a discussão do episódio, um QR Code é colado na estante para que o leitor possa acessar. “Os conteúdos que levamos para os episódios saem muitas vezes das conversas que temos na rotina de trabalho. Tentamos em todos os episódios trazer um livro de referência do nosso acervo, que é muito atual e vasto”, pontua Malu.

Atualmente, as Fábricas de Cultura contam com um acervo de aproximadamente 45 mil livros distribuídos entre as oito unidades gerenciadas pela Poiesis, espalhadas pelas periferias das zonas norte e sul de São Paulo, de Diadema, Osasco e Iguape. Além do empréstimo de obras, os espaços das bibliotecas oferecem laboratório multimídia com acesso à internet; 110 exemplares em braille (livros e audiobooks), além de impressoras braille e leitor de audiobooks; acesso à rede Wi-Fi; e programação cultural, como contação de histórias e exibições de filmes. 

Só em 2022, foram mais de 14 mil empréstimos realizados, com destaque para os quadrinhos Heartstopper, de Alice Oseman, Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K. Rowling, e a série Diário de um Banana, de Jeff Kinne. Para fazer a inscrição na Biblioteca basta comparecer em uma unidade com RG e comprovante de residência (menores de idade precisam estar acompanhados do responsável). As Fábricas de Cultura contam com outros podcasts que tem publicações esporádicas, mas que também abordam a relação entre literatura e sociedade.

Os episódios são gravados com o apoio da equipe dos Estúdios das Fábricas de Cultura, espaço de gravação equipado para uso de artistas, grupos, aprendizes e frequentadores, que também tem agenda cultural voltada para a produção musical e de áudio nas periferias. Desde 2015, os Estúdios oferecem, de forma gratuita, estruturas profissionais para a gravação, edição e mixagem de áudio, incluindo salas com tratamento e isolamento acústico, técnicos de áudio e equipamentos profissionais de áudio. 

Os Estúdios das Fábricas de Cultura da Brasilândia, Vila Nova Cachoeirinha, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís e Diadema estão com inscrições abertas para quem quiser agendar a gravação ou mixagem de uma música, um episódio de podcast ou outros materiais de áudio. Os interessados precisam preencher uma ficha de inscrição na recepção da unidade de sua preferência, levando um documento de identidade com foto (menores de 18 anos devem ter um representante maior de idade). Depois, a equipe do Estúdio da unidade entrará em contato por e-mail ou telefone para dar sequência ao agendamento. Cada atendimento é realizado em sessões de até quatro horas de duração para gravação e/ou mixagem de som.

Serviço:

(Gratuito)

FÁBRICA DE CULTURA BRASILÂNDIA

Endereço: Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

FÁBRICA DE CULTURA CAPÃO REDONDO

Endereço: Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240

FÁBRICA DE CULTURA DIADEMA

Endereço: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180

FÁBRICA DE CULTURA JARDIM SÃO LUÍS

Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530

FÁBRICA DE CULTURA JAÇANÃ

Endereço: Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

FÁBRICA DE CULTURA VILA NOVA CACHOEIRINHA

Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

FÁBRICA DE CULTURA 4.0 DE IGUAPE*

Endereço: Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, Centro Histórico – Iguape | Tel: (13) 3848-9300

FÁBRICA DE CULTURA 4.0 DE OSASCO*

Endereço: Rua Santa Rita, s/nº – Jardim Rochdale – Osasco | Tel: (11) 3689-7600

*As unidades Osasco e Iguape ainda não oferecem o serviço dos Estúdios, mas os espaços das bibliotecas já estão funcionando.

Funcionamento das unidades:

De terça a sexta, das 9h às 19h.

Unidades Jardim São Luís, Vila Nova Cachoeirinha e Jaçanã: Finais de semana e feriados, das 12h às 17h.*

Unidades Brasilândia, Capão Redondo e Diadema: Aos sábados das 9h às 17h.*

Unidade 4.0 de Osasco: de terça a sexta das 9h às 18h.

Unidade 4.0 de Iguape: de terça a sextas das 9h às 21h, e aos sábados das 9h às 17h. Aos domingos a unidade não abre.

*Para conferir o horário exato de sua unidade, favor entrar em contato por telefone com a recepção.

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e audiobooks).

Compartilhe!