HomeAssessoria ReleasesPagode na Disciplina e Roda de Samba Terreiro de Mauá agitam Fábrica de Cultura Diadema

Pagode na Disciplina e Roda de Samba Terreiro de Mauá agitam Fábrica de Cultura Diadema

As apresentações são gratuitas e acontecem 13 de abril

A Fábrica de Cultura Diadema, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, realiza uma grande roda de samba no dia 13 de abril, sábado a partir das 16h. O evento reúne o grupo Pagode na disciplina e a roda de samba Terreiro de Mauá. A atividade é gratuita, sem necessidade de ingressos retirados com antecedência no local – basta chegar e curtir.

O Pagode na Disciplina abre a roda, resgatando a história do samba de São Paulo a partir de um repertório que traz músicas de Dona Ivone Lara, Fundo de Quintal, Luiz Carlos da Vila, Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz. Composto por Fabrício, Thiago, Edy Pinheiro, Nilson Silva, Filé, o grupo formado em 2015 nasceu no Jardim Miriam – bairro da zona sul da cidade – com o intuito de reunir a comunidade para momentos de lazer e exaltação à cultura popular e periférica.

Samba de Terreiro de Mauá encerra o dia com uma roda de samba de terreiro, também conhecido como samba-de-quadra, estilo criado em 1930 nos antigos terreiros (atuais quadras) das primeiras escolas de samba do Rio de Janeiro. Fundado em 2002, o coletivo dissemina o conhecimento sócio histórico do samba, fortalecendo a identidade afro-brasileira do ritmo. Samba de Terreiro de Mauá é formado por Didi Carvalho (surdo), Dona Marlene (prato e faca), Hosaba Meira (reco reco), Danilão Ramos, Bruno Will e Marcelo Glick (tamborins); Jader Morelo e Léo Dias (pandeiros); Ocimar Dias (agogô); Thiago Brito (cuíca); Mabu Reis (trombone de vara); Edinho Carvalho, Eder Ventura e Davi Silveira (cavacos); e Jefferson Motta e Thiago Mosquito (violões).

SERVIÇO: Roda de Samba Fábrica de Cultura – Pagode na disciplina + Terreiro de Mauá

13/4. Sábado, 16h às 21h

Recomendação etária: livre.

Atividade gratuita, sem necessidade de inscrição prévia ou retirada de ingressos.
Fábrica de Cultura Diadema

Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema – SP

www.fabricasdecultura.org.br

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Em cada unidade você encontrará: cursos e atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!