HomeAssessoria ReleasesOutubro de poesia e artesanato na programação do Museu Casa de Portinari

Outubro de poesia e artesanato na programação do Museu Casa de Portinari

As facetas artísticas de Candido Portinari ultrapassaram as pinturas, elas foram para os desenhos e a poesia. Em outubro, na programação on-line do Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, o público poderá participar de atividades que exploram esses talentos.

Na quarta-feira (7), Cris Scandelari fará a narração de um poema do artista. O vídeo apresentará trechos de “Os Inventariantes” e, ao longo do mês, mais poemas de Portinari, publicadas pela primeira vez em 1964 e característicos da segunda geração do Modernismo, serão declamadas.

Como forma de incentivar e contribuir com a economia criativa, o Museu Casa de Portinari apoia os artesãos de Brodowski; na quinta-feira (8), tem Feira de Artesanato Virtual. Um vídeo apresentará os trabalhos manuais desses profissionais, com peças exclusivas e personalizadas. Na galeria, será possível conferir o que eles estão produzindo e o contato para aquisição dos produtos.

Já quem for fã de Portinari e de suas obras poderá participar do quiz Desafio Portinari. A brincadeira cultural traz um jogo educativo interativo, estruturado em perguntas e respostas, contextualizadas na produção plástica e poética do pintor. Estará disponível no domingo (11), às 10h no Facebook e Instagram do Museu.

Ainda, seguindo o viés de valorizar a arte regional, no mesmo dia, tem o Domingo com Arte, um espaço aberto para os artistas apresentarem ao público os seus talentos. A partir dessa data, a atração ganha um novo formato: mensalmente, o espaço será exclusivo para um artista por vez. Em outubro, o cartunista, João Edno Mouta Garcia, apresentará o seu trabalho, para o público curtir e conferir de casa.

Toda a agenda será postada nas redes sociais do Museu Casa de Portinari (@museucasadeportinari) e, também, na página especial do site: www.museucasadeportinari.org.br/culturaemcasa.