HomeCultura + DESTAQUES GERAIS (MAIORES) Cultura + Notícias Assessoria Releases Osesp retorna ao Rio De Janeiro pela primeira vez em cinco anos

 Osesp retorna ao Rio De Janeiro pela primeira vez em cinco anos

Sob regência de seu Diretor Musical, Thierry Fischer, a Orquestra faz apresentação única na Grande Sala da Cidade das Artes. No programa, obras de Rachmaninov, Piazzolla e uma estreia mundial de Paulo Costa Lima

Depois de um hiato de mais de cinco anos, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, corpo estável da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, volta a se apresentar no Rio de Janeiro, no dia 12 de dezembro, às 17h. O concerto, que terá transmissão digital pela plataforma Cultura em Casa, acontece na Grande Sala do complexo cultural Cidade das Artes, localizado na Barra da Tijuca, e contará com a presença do Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão. Os ingressos para este concerto têm valor único de R$ 70,00 e podem ser adquiridos desde o dia 3 de dezembro neste link.

Sob a batuta de seu Diretor Musical e Regente Titular, Thierry Fischer, a Osesp apresenta na Cidade Maravilhosa as nostálgicas Danças Sinfônicas, do russo Sergei Rachmaninov, escritas já no fim de sua vida, quando morava nos Estados Unidos; o emocionante Milongón Festivo, de Astor Piazzolla – compositor argentino cujo centenário é celebrado em 2021 e que ao longo do ano foi homenageado pela Osesp em diversas ocasiões –; e a abertura inédita Ojí – Chegança e Ímpeto, uma encomenda da Orquestra ao compositor baiano Paulo Costa Lima que ganha sua estreia mundial no programa da semana. Ojí é inspirada na cena da tempestade da Sinfonia Pastoral de Beethoven.

Após percorrer oito cidades no interior paulista, esta será a primeira apresentação da Osesp fora do Estado de São Paulo desde que a pandemia começou, em março de 2020. “Fazer música para o público carioca é sempre uma alegria. E voltar ao Rio de Janeiro após tantos anos, especialmente, depois de uma pandemia em que foi preciso nos recolhermos, tornará este momento ainda mais especial e celebratório”, afirma Marcelo Lopes, Diretor Executivo da Fundação Osesp. O concerto marca também o encerramento das atividades da Orquestra em 2021. Para 2022, mais turnês estão previstas, inclusive duas apresentações no lendário palco do Carnegie Hall, em Nova York.

PROGRAMA

OSESP NA CIDADE DAS ARTES

ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
THIERRY FISCHER
REGENTE
Paulo Costa LIMA | Ojí – Chegança e Ímpeto [Encomenda Osesp | Estreia Mundial]
Sergei RACHMANINOV | Danças Sinfônicas, Op. 45
Astor PIAZZOLLA | Milongón Festivo


SERVIÇO

12 de dezembro, domingo, às 17h – transmissão digital no Cultura em Casa
Endereço: Cidade das Artes – Grande Sala | Av. das Américas, 5300 — Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ
Taxa de ocupação limite: 1.229 lugares
Classificação etária: livre
Ingressos: R$ 70,00
Bilheteria: neste link
(21) 3328-5300, de terça a domingo, das 13h às 19h. Em dias de espetáculo, das 13h até 30 minutos após o início do espetáculo.
Estacionamento: Gratuito

Compartilhe!