HomeA Secretaria Assessoria A Secretaria Programa de Integridade Assessoria ReleasesMCB apresenta Orquestra Mundana Refugi, neste domingo, dia 13

MCB apresenta Orquestra Mundana Refugi, neste domingo, dia 13

Formado por músicos refugiados de diversos países e comandado por Carlinhos Antunes,

o grupo se apresenta no dia 13 de maio, às 11h00

Foto: Alexandre Nunis

No dia 13 de maio, domingo, às 11h00, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, recebe em seu palco Carlinhos Antunes e Orquestra Mundana Refugi para uma apresentação especial no Dia das Mães.

O grupo, que conta com músicos refugiados de diversos países, inclui em seu repertório composições próprias e temas tradicionais da Palestina, do Irã, da Guiné, do Congo e do Brasil, além de cantos árabes e persas. Seus integrantes utilizam instrumentos como kanun, acordeom, piano, violino, cítara chinesa, bouzouki, entre outros.

A Orquestra Mundana Refugi surge da formação original da Orquestra Mundana, que reunia músicos profissionais de diferentes localidades que residiam ou estavam em São Paulo. Após 15 anos, o Refugi se constituiu por meio de oficinas musicais oferecidas pelo Sesc São Paulo para imigrantes e refugiados, projeto idealizado pelo próprio diretor musical Carlinhos Antunes e pela assistente social Cleo Regina Miranda. O objetivo era acolher e integrar aqueles que escolheram morar em São Paulo, seja por vontade própria ou não.

O grupo ganhou destaque devido a sua relevância social e, no início deste ano, a Agência Nacional da ONU para Refugiados (ACNUR) realizou uma matéria internacional a respeito de seu cotidiano em ensaios e apresentações. A orquestra também já se apresentou no Sesc Pompeia e na Casa de Francisca e, em janeiro de 2019, participará do primeiro festival internacional, na Bahia.

Sobre o projeto Música no MCB
Com edições contínuas desde 1999, o projeto Música no MCB já beneficiou mais de 240 mil pessoas, que tiveram acesso gratuito a shows de grupos como Pau Brasil, Zimbo Trio, Projeto Coisa Fina, Orquestra Bachiana Jovem, Grupo Aum, Mawaca e Traditional Jazz Band, entre outros. As apresentações, que acontecem em palco montado no terraço do Museu da Casa Brasileira entre os meses de março e dezembro, reúnem atualmente cerca de 400 espectadores em média a cada domingo.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

SERVIÇO

Música no MCB – 19ª temporada

MAIO

13/05 – Carlinhos Antunes e Orquestra Mundana Refugi

20/05 – Bora Barão com Pedro Assad

27/05 – Ensemble Brasileiro

Dia e Horário: Domingos, sempre às 11h00

Entrada gratuita

Local: Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano

Tel.: (11) 3032.3727

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados

Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br

Compartilhe!