Orquestra Jazz Sinfônica e Carlinhos Brown repetem concerto gratuito do Festival de Inverno no Ibirapuera
Apresentação integra programação do maior evento de música clássica da América Latina, que recebeu público recorde em 2019
O 50º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, maior evento de música clássica da América Latina, realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e Fundação Osesp, leva ao Parque do Ibirapuera, no próximo domingo (4), às 11h, o concerto de “saideira”, com Orquestra Jazz Sinfônica e Carlinhos Brown, regidos pelo maestro Gustavo Petri. A primeira apresentação aconteceu no dia 30 de junho em Campos do Jordão durante o Festival e levou mais de três mil pessoas à Praça do Capivari.
“Encerramos uma edição muito especial do Festival de Inverno. Tivemos, pela primeira vez, uma programação que combina a música clássica e a música popular-sinfônica, em mais de 130 apresentações que celebraram a arte, a cultura e a música nesta que foi a maior e certamente a melhor edição de todos os tempos”, disse.
O concerto gratuito vai levar ao palco externo do Auditório do Ibirapuera repertório que mistura canções como “Amor, I love you”, “Já sei namorar”, “Candeal de Santo Antônio” e “Velha Infância” em versões orquestrais arranjadas pela Orquestra Jazz Sinfônica, corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa que se dedica a unir os moldes eruditos de orquestra a arranjos sinfônicos de música popular brasileira e internacional.
Em Campos do Jordão, Carlinhos Brown falou sobre a experiência de cantar ao lado da Orquestra: “A Jazz Sinfônica é popular não apenas porque toca música popular, mas porque tem um carisma que faz com que o público participe do concerto. Não é só uma orquestra no palco, o público canta junto. É uma honra ter sido convidado pelas maiores autoridades do Estado e do segmento cultural para fazer parte dessa história de 50 anos”, disse Carlinhos Brown.
50ª edição
O Governador João Doria e o Secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão anunciaram, em junho, a ampliação e renovação do Festival de Inverno de Campos do Jordão. As novidades incluíram número maior de apresentações; atividades para todas as faixas etárias, com renomados artistas da música popular, trilhas de filmes e games e apresentações didáticas; e realização com investimento 100% privado.
Este ano, o Festival teve números recordes de público total, com 151 mil expectadores, e de apresentações, com 133, num total de 9.180 minutos de música. Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, a 50ª edição gerou impacto econômico total de R$ 131 milhões no Estado de São Paulo, 1.844 postos de trabalho e R$ 17,4 milhões em impostos. Cada R$ 1 investido injetou R$ 16,7 na economia local e gerou R$ 2,10 em tributos.
Balanço da 50ª edição do Festival de Campos, o maior evento de música clássica da América Latina:
> Público total: 151 mil espectadores (recorde)
> Apresentações: 133 (recorde)
> 9.180 minutos de música (recorde)
> 71 orquestras, corais, grupos de câmara e bandas sinfônicas (recorde)
> 201 alunos bolsistas tiveram 4110 horas de aulas com 69 professores (recorde)
> Impacto econômico: R$ 131 milhões
> Investimento na realização do evento: R$ 7,84 milhões (100% via patrocínios e apoios, com e sem leis de incentivo)
> Cada R$ 1 investido na realização do evento gerou R$ 16,7 em PIB
> Postos de trabalho gerados: 1844 (15% do total da cidade)
> Impostos arrecadados: R$ 17,4 milhões
> Alimentação – R$ 44,6 milhões
> Compras – R$ 22,3 milhões
> Hotelaria – R$ 20,4 milhões
> Atrações turísticas – R$ 19,7 milhões
> Transporte – R$ 6,98 milhões
> Outros gastos – R$ 4,6 milhões
> Aumento no número de visitantes (em relação a 2018): 6,7%
2019: 674.932 visitantes – aumento de 6,7% em relação ao ano anterior
2018: 632.131 visitantes
2017: 636.992 visitantes
2016: 583.338 visitantes
> Aumento na taxa de ocupação da rede hoteleira (em relação a 2018): 10 pontos percentuais
> Retorno do Governo Federal: R$ 1 de renúncia via Lei Rouanet gerou R$ 2,10 em impostos federais
> 34,6% dos 675 mil turistas que foram a Campos no período tiveram como motivação principal o evento
> Valoração total do retorno de mídia: R$ 82 milhões
(Fontes: FGV e Fundação Osesp)