HomeAssessoria ReleasesOrquestra do Theatro São Pedro dá continuidade à sua temporada sinfônica e recebe o maestro Stefan Geiger

Grupo apresenta o programa Essência, que conta também com a participação do barítono Vinicius Atique e da soprano Lina Mendes

A Orquestra do Theatro São Pedro, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado sob a gestão da Santa Marcelina Cultura, volta à sua programação sinfônica no final do mês de agosto e apresenta o programa Essência, que reflete sobre a busca humana por suas origens e destinos. Os concertos acontecem no sábado, 31 de agosto, às 20h e no domingo, 1º de setembro, às 17h. Os ingressos custam R$30 e R$ 15 (meia). No dia 30 de agosto, às 11h, acontece o ensaio geral gratuito e aberto ao público.

Sob direção do maestro alemão radicado no Brasil Stefan Geiger, diretor artístico da Orquestra Filarmônica do Paraná, a Orquestra interpreta uma abertura de Bedrich Smetana, as Canções Bíblicas, de Antonín Dvorák, e a Sinfonia nº 4 de Gustav Mahler, famosa pela canção Vida Celestial, que descreve as visões de uma criança recém-chegada ao céu. Dois solistas participam do programa, o barítono Vinicius Atique e a soprano Lina Mendes.

TEMPORADA SINFÔNICA

A Orquestra do Theatro São Pedro vem trabalhando desde fevereiro, quando abriu a temporada, diferentes conceitos nos programas sinfônicos, sempre em dobradinhas aos sábados e domingos. Com foco na diversidade, os repertórios apresentam ao público reflexões sobre períodos, temas e fazeres musicais, proporcionando uma experiência artística mais complexa e vibrante ao público.

Próximos concertos

O quarto programa, marcado para 12 e 13 de outubro, terá a participação da regente Simone Menezes e a solista Juliana Taino, em repertório chamado Inspirações, que trabalha as influências musicais e sociais de Maurice Ravel, Villa-Lobos e Piazzolla, com destaque para os excertos da opereta María de Buenos Aires, do último.

Nos dias 9 e 10 de novembro, a Orquestra do Theatro São Pedro sobe ao palco com o regente John Boudler, criador e ex-dirigente do Grupo PIAP. Intitulado Cores e Sons, o repertório discorre sobre diferentes texturas e linguagens dos séculos 20 e 21, com obras de Maurice Ravel, Aaron Copland, Charles Ives e do brasileiro Leonardo Martinelli. A solista será a soprano nipo-brasileira Masami Ganev.

Encerrando a programação sinfônica, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro a Orquestra do Theatro São Pedro recebe o maestro Tobias Volkmann, ex-regente titular do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O programa Celebração comemora o bicentenário de Jacques Offenbach, e é dividido em duas partes.

Na primeira, um pequeno aperitivo com trechos de suas operetas, gênero pelo o qual compositor se notabilizou no início da carreira; na segunda, excertos de Contos de Hoffmann, exemplo mais bem-acabado da maturidade artística de Offenbach, escrita já no fim de sua vida. O espetáculo tem a participação dos solistas Carla Cottini (soprano), Denise de Freitas (mezzo-soprano), Giovanni Tristacci (tenor) e Michel de Souza (barítono), além de alunos da Academia de Ópera do Theatro São Pedro.

BEDRICH SMETANA
Abertura de A Noiva Vendida

ANTONÍN DVORÁK
Canções Bíblicas

GUSTAV MAHLER
Sinfonia nº 4

Serviço:

Orquestra do Theatro São Pedro – Essência

Stefan Geiger regente convidado

Vinicius Atique barítono

Lina Mendes soprano

Datas:  31 de agosto, sábado, 20h

1º de setembro, domingo, às 17h

Local: Theatro São Pedro

Endereço: Rua Barra Funda, 161 – Barra Funda, São Paulo/SP

Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia) para todos os setores (Plateia Central, 1º e 2º Balcão) Classificação indicativa: Livre

Duração: 1h48 (incluindo um intervalo de 20 minutos)

Mais informações: (11) 3661-6600

Capacidade: 636 lugares

Acessibilidade: Sim

*No dia 30, sexta-feira, às 11h, acontece o ensaio geral, aberto e gratuito para o público

Sobre a Santa Marcelina Cultura

Criada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. É responsável pela gestão do Guri da capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro.