HomeCultura + Notícias Assessoria ReleasesOrquestra de Cordas do Guri de São José do Rio Preto faz concerto gratuito no mês de novembro

A Orquestra de Cordas do Guri de São José do Rio Preto faz mais um concerto na temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais. O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Todas as atividades do Guri são gratuitas. A Orquestra toca no dia 29 de novembro, às 15h, no Teatro de Fernandópolis/SP, com transmissão ao vivo pelo YouTube https://www.youtube.com/@ProgramaGuriSMC.

Sob a regência de João Fernando Paluan, o grupo apresentará as obras: Concerto para cordas, de Antonio Vivaldi; Adágio para orquestra de cordas, de Alberto Nepomuceno; Viajando pelo Brasil, de Ernst Mahle; Cinco miniaturas brasileiras, de Edmundo Villani-Cortês; e Mourão, de César Guerra-Peixe. A Orquestra de Cordas do Guri de São José do Rio Preto tem patrocínio Ouro Indorama e Prata Rede. Além de parceria com a Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e apoio da Prefeitura Municipal de Nova Granada

Natural da cidade de Duartina, o regente João Fernando Paluan é bacharel em piano, foi professor universitário de 1988 a 2009, na Universidade do Sagrado Coração (Bauru), onde atuou como docente, Chefe de Departamento e Regente Titular do Coral Universitário Veritas. Entre seus mais destacados professores de Regência Coral/Orquestral, estão Alina Orraca (Cuba), Bruno Wisuij (França), Hans Kast (Alemanha), Hugh Ross (Schola Cantor de New York – USA), Enrique Diemecke (México) e Ludwig Carrasco (México). Atualmente estuda regência orquestral com Mario de Rose (Argentina). Já ministrou cursos no Brasil e no exterior, dentre eles: Chile, Espanha, Itália, Venezuela e México. Criou a Orquestra Jovem de Bragança Paulista e o projeto Orquestra de Cordas do Instituto Educacional Ana Lelis Santana, Guaíra (SP). É Regente Convidado do Grupo de Referência de São José do Rio Preto – Camerata de Cordas Friccionadas do Projeto Guri e Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Jovem de Lins de 2011.

As apresentações integram a Temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais do Guri.
A programação está disponível no site gurisantamarcelina.org.br e no aplicativo da Santa Marcelina Cultura: https://apps.apple.com/br/app/santa-marcelina-cultura/id1476743492