HomeAssessoria ReleasesOficinas Culturais Oswald de Andrade e Alfredo Volpi promovem trocas artísticas e culturais pelas redes sociais e YouTube

Oficinas Culturais Oswald de Andrade e Alfredo Volpi promovem trocas artísticas e culturais pelas redes sociais e YouTube

Todas as atividades são gratuitas e muitas delas com foco nas questões de gênero

As Oficinas Culturais Oswald de Andrade e Alfredo Volpi, programas da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e gerenciadas pela Poiesis, oferecem apresentações culturais e artísticas em diversos formatos virtuais. 

Três performers mulheres, Luiza Romão, Fernanda Machado e Sofia Boito, leem continuamente poemas, cartas, artigos e outros materiais de autoras feministas durante a intervenção Palabrería Feminista. Em um vídeo tripartido, elas se reúnem virtualmente por causa do confinamento gerado pela atual pandemia. Por meio da Oficina Cultural Oswald de Andrade, o vídeo fica disponível a partir do dia 18 de maio no canal de YouTube do programa Oficinas Culturais, com acesso aberto até 31 de julho. 

A partir de questionamentos como “Se ler em voz alta era a norma desde os primórdios da palavra escrita, como era ler nas grandes bibliotecas antigas?”, esse projeto busca destaca a importância da dinâmica da fala e a força da leitura em voz alta como caminho para propagar o pensamento antipatriarcal, anticapitalista e anticolonialista. 

Já o pensamento de improvisação, inquietações, a relação com o balé clássico e as influências resultantes do contato com o coreógrafo Klauss Vianna estarão presentes em Poéticas de dança: memória e futuro com Zélia Monteiro no dia 22 de maio, sexta-feira, a partir das 15h. No formato de live transmitida pelo instagram @oficinaoswald, com mediação de Marcus Moreno, técnico de programação cultural da Oficina Cultural Oswald de Andrade, esse ciclo de conversas busca partilhar modos de produção e ideias em dança por meio da troca com criadores e criadoras da cena. Esses profissionais também poderão levantar temas ligados à própria trajetória, influências e como trabalham no momento contemporâneo.


Como primeira convidada desse ciclo, Zélia Monteiro tem na base de sua pesquisa criativa e pedagógica o pensamento de Klauss Vianna, com quem trabalhou por oito anos, e a escola clássica italiana, na qual estudou com Maria Melô (aluna de Cecchetti no Scalla de Milão), de quem foi assistente por mais de dez anos. Foi premiada pela APCA em 1987, 1992, 1998, 2010 e 2016. Dirige o Núcleo de Improvisação desde 2007. Criou o Centro de Estudos do Balé, além de ser professora no curso de Comunicação das Artes do Corpo na PUC/SP e dar aulas de balé na Sala Crisantempo.

A Leitura dramática: Voyeur – um olhar indiscreto sobre Alfred Hitchcock será apresentada no dia 23 de maio, sábado, entre 20h e 22h, de modo virtual pelo pesquisador em Teatro Musical e dramaturgo Gerson Steves. “Voyeur” investiga as interseções existentes entre a vida pública do mestre do suspense cinematográfico e sua vida privada pouca conhecida. Numa época em que a indústria cinematográfica tinha ainda mais homens à frente das produções, existem relatos de que ele exerceu diversas atitudes sexistas, moldava as atrizes dentro e fora do set com difamação pública, investidas que iam do bullying ao assédio sexual. Haverá um debate após a realização da apresentação, mediada por Kleber Montanheiro, um dos diretores da Leitura. A liberação da sala on-line será feita com 10 minutos de antecedência por este link: https://meet.google.com/gkf-mafc-xep.

No dia 28 de maio, quinta-feira, é a vez da Oficina Cultura Alfredo Volpi, que apresentará a live Corpo Dissidente em Terra de Cabra Macho via instagram @oficinasculturais, às 15h. No sentido de revisitar o espetáculo “Carne de Vaca”, fruto da pesquisa sobre as masculinidades e feminilidades no Cangaço e no sertão nordestino, o Núcleo de Estudos em Corporeidades Negras convida a artista trans Uma Luiza Pessoa para essa conversa virtual ao vivo e com mediação da coordenadora do Núcleo, Kelly Santos. A atividade tem o objetivo de compreender e identificar quais são as possibilidades de ser e existir das identidades trans e intersexuais no contexto social cangaço/nordeste e para além dele.

SERVIÇO

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Palabrería Feminista: intervenção 

Concepção e performance: Fernanda Machado, Luiza Romão e Sofia Boito

18/05, segunda-feira – o vídeo será lançado no canal de YouTube das Oficinas Culturais – https://bit.ly/2WucBzT – onde ficará disponível até 31/07.

Indicação: 16 anos
Público: pessoas interessadas em literatura, performance e questões de gênero 

Poéticas de dança: memória e futuro com Zélia Monteiro

Mediação: Marcus Moreno

22/5, sexta-feira, das 15h às 16h30
Indicação: livre

Público: aberta ao público em geral

Live no instagram @oficinaoswald

Leitura dramática: Voyeur – um olhar indiscreto sobre Alfred Hitchcock 

Coordenação: Gerson Steves

23/05, sábado, das 20h às 22h
Indicação: maiores de 18 anos

Público: interessados em geral

A liberação da sala será feita com 10 minutos de antecedência:

https://meet.google.com/gkf-mafc-xep 

Ficha técnica:

Autor: Gerson Steves

Diretores: Kleber Montanheiro e Gerson Steves

Iluminação: Rodrigo Caetano

Cenografia: Kleber Montanheiro

Figurinos: Gerson Steves

Sonoplastia: Fê Pinatti

Elenco: Gerson Steves, Tatiana Montagnolli, Beatriz Negri, Sady Medeiros,

Adriana Alencar, Marcella Piccin e Muriel Aronchi.

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3221-4704
Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 9h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Live: Corpo Dissidente em Terra de Cabra Macho
Coordenação: Kelly Santos, coordenadora do Núcleo de Estudos em Corporeidades Negras
28/05, quinta-feira, das 15h às 16h
Indicação: livre
Público: LGBT, artistas trans, artistas da Dança, Teatro, Música, Circo, Artes Performativas e Artes Visuais, ou estudantes dessas áreas; Pessoas com interesse nessas áreas artísticas e nos temas de gênero, sexualidade e diversidade

Mesmo sendo no formato de live, é importante fazer a inscrição até 27/05 pelo link https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/665ff68447af51236240372e4ce5a774. É uma forma de saber com quantas pessoas as participantes precisarão interagir.

Bate-papo pelo instagram @oficinasculturais

Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo

Telefone: (11) 2205-5180 | 2056-5028

Funcionamento: de terça a sexta-feira das 10h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h

https://poiesis.org.br/maiscultura/
www.oficinasculturais.org.br

SOBRE A OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Em seus 30 anos de existência, passaram pela Oficina grandes nomes como Quentin Taratino, Klauss Vianna, Nuno Ramos, além de importantes companhias nacionais e internacionais como Théâtre du Soleil, The Workcenter of Jerzy Grotowski, e Thomas Richards e Teatro da Vertigem.
Em 2015, a Oficina foi indicada ao Prêmio Shell na categoria Inovação “pela ampliação e renovação no acolhimento de projetos de artes cênicas, com a plena ocupação de seu espaço por grupos e companhias de teatro, com uma ousada agenda cultural que potencializa a revitalização do bairro do Bom Retiro”. Em 2019, também ganhou o Prêmio APCA como a Melhor programação de dança na categoria Projeto/Programa/Difusão/Memória. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, que atua, desde 1986, na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social Poiesis.

SOBRE A OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI

Criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, desde 1986 a Oficina Cultural trabalha com a formação de jovens profissionais em diversas áreas como: artes plásticas, dança, fotografia, moda, performance, processos gráficos e teatro.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!