HomeAssessoria ReleasesOficinas Culturais e Prefeitura de Itapira realizam seminário sobre gestão cultural

Atividade gratuita é voltada para gestores, produtores e artistas que atuam na área da cultura

Elaboração de projetos culturais, captação de recursos e comunicação e marketing são alguns dos temas abordados na edição do seminário “Olhares da Gestão Cultural” que será realizado dia 11 de dezembro, segunda-feira, a partir das 8h00, no Auditório do IESI – Instituto de Ensino Superior de Itapira. Voltado para dirigentes culturais, produtores, artistas, professores e pesquisadores, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas online até 8 de dezembro. O evento é uma parceria com a prefeitura de Itapira e integra as atividades das Oficinas Culturais, programa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciado pela Poiesis.

Para falar sobre planejamento, elaboração de projetos e captação de recursos, está confirmada a participação de Daniele Torres, museóloga e diretora do Instituto AES que já atuou em diversas empresas e organizações sociais como produtora de espaços culturais. A jornalista Nara Almeida eleita em 2015 como uma das dez melhores jornalistas na categoria “Comunicação, Propaganda e Marketing”, fala sobre comunicação e fundamentos de marketing para projetos culturais.

O seminário já percorreu as cidades de São José dos Campos, Sorocaba, Lins, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto, Marília, São José do Rio Preto, Limeira, Jundiaí, São Carlos, Registro, Barretos e Votuporanga.

Veja abaixo a programação completa do evento:

8h00 – Credenciamento

8h45 – Abertura

9h00 – “Planejamento e elaboração de projetos”, com Daniele Torres

11h15 – Conversa com o público

12h00 – Intervalo para almoço

13h30 – “Comunicação: fundamentos de marketing para projetos culturais”, com Nara Almeida

15h30 – “Captação de recursos: estratégias, abordagem, negociação e apresentação”, com Daniele Torres

17h30 – Conversa com o público

SOBRE AS PALESTRANTES

Daniele Torres é museóloga pós-graduada em “História da Arte, Gestão da Cultura e Comunicação Empresarial”. Atuou em diferentes empresas e organizações sociais como produtora e gestora de espaços culturais. Foi gestora de patrocínios da Vale, coordenadora de projetos culturais da Fundação CSN, e também consultora das ONGs Instituto Rio (RJ) e RENCTAS (DF). De 2012 a 2015, foi gestora responsável pela captação de recursos do Instituto Brasileiro de Gestão Cultural e do Instituto Brasil Leitor. Atualmente, é diretora do Instituto AES, além de sócia das empresas Cultura e Mercado e Companhia da Cultura.

Nara Almeida é graduada e mestranda em Comunicação pela USP. Possui especializações pela Syracuse University (EUA), CBL, além de extensões pela PUC-SP e pela Cátedra UNESCO Memorial. Foi gerente de Planejamento Estratégico e Relações Institucionais da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), coordenando Comitê e Seminários de Gestão de Cultural. Em 2015, foi eleita uma das 10 melhores jornalistas de Comunicação, Propaganda e Marketing pela votação popular do Prêmio Comunique-se. Atualmente, é consultora e faz parte do Conselho Consultivo do Allied Minds, além de integrar o grupo “Mulheres do Brasil” e conduzir o Lab de Narrativas de Gêneros, do qual é fundadora.

SERVIÇO:

Seminário Olhares da gestão cultural