HomeAssessoria ReleasesOficinas Culturais divulga curtas-metragens sobre a resistência da Cultura indígena, negra, caiçara, caipira e diversidade religiosa

Oficinas Culturais divulga curtas-metragens sobre a resistência da Cultura indígena, negra, caiçara, caipira e diversidade religiosa

Disponível no canal do YouTube das Oficinas Culturais, os documentários foram produzidos durante os encontros do Ciclo de Cultura Tradicional, projeto do programa Oficinas Culturais

Em 2019, o Ciclo de Cultura Tradicional, projeto que integra o Programa das Oficinas Culturais, percorreu cidades como Braúna, Cananéia, Itapetininga, Piracicaba e Ubatuba reunindo historiadores, pesquisadores, mestres e agentes culturais para debater temas das culturas indígenas, negras, caiçaras e caipiras do interior de São Paulo. Muitos dos participantes são provas vivas da nossa diversidade cultural, sendo fundamentais para a preservação e resistência dessas comunidades. Por isso, o programa Oficinas Culturais convidou produtores independentes de diversas vertentes culturais que desenvolveram os documentários em curta-metragem ao longo desses encontros do Ciclo.

Quer conhecer as manifestações culturais de comunidades indígenas, negras, caiçaras e caipiras do interior de São Paulo? Acesse o canal de Oficinas Culturais no YouTube e assista os documentários frutos da série de encontros do Ciclo de Cultura Tradicional do último ano. Todos são de classificação livre e estarão no ar a partir das quintas-feiras, nos dias 13, 20 e 27 de fevereiro, 5 e 12 de março.

Além do canal no YouTube, você também pode acompanhar a divulgação dos documentários pelo Facebook e Instagram do programa Oficinas Culturais. Aproveite para conhecer e acompanhar a programação por essas redes.

Sinopses dos documentários:

Entreposto – Tradição em Movimento no Caminho das Tropas

Direção: Mário de Almeida | BRA | 2019 | Doc | 15 min

 

No interior paulista, o músico, poeta e educador Bob Vieira busca vestígios da cultura tropeira em Itapetininga e região. Música, dança e culinária guiam-no por rastros de quase trezentos anos de tradições, em constante movimento entre passado e presente, rumo ao futuro.

– Mário de Almeida é documentarista, realiza filmes e projetos multimídia sobre a cultura caipira. Em 2018, lançou seu primeiro longa-metragem, “Viola Perpétua”, documentário sobre participantes de orquestras de viola no Estado de São Paulo.

Povos Indígenas do Oeste Paulista

Direção: AdemilsonKikitoConcianza e Gilmar KiripukuGalache | BRA | 2019 | Doc | 19 min

 

Por meio das perspectivas dos povos Kaingang, Krenak, Terena e Guarani, traz luzao cotidiano e à cultura indígena do Oeste Paulista, região que, no século XX, ficou marcada pelo genocídio e etnocídio dessa população. O filme aborda as relações intergeracionais, as tradições e os costumes das aldeias das terras indígenas Araribá, Icatu e Vanuíre.

– Os diretores AdemilsonKikitoConcianzaeGilmar KiripukuGalache integram a ASCURI (Associação Cultural de Realizadores Indígenas), grupo que busca manter territórios tradicionais e o jeito de ser dos povos originários por meio dos novos meios de comunicação.
Concianza é da etnia Kaiowá, ator e cineasta com formação, no Brasil e na Bolívia, em edição, montagem e fotografia.

 

Caiçara – Povo de fé e folia

Direção: Felipe Scapino | BRA | 2019 | Doc | 21 min

Dança, música, religiosidade, artesanato, pesca, linguajar, culinária e corrida de canoas. Este documentário apresenta a pluralidade cultural do povo caiçara, o qual tem a natureza e o território como principais meios para preservação do seu modo de vida.

– Felipe Scapino é documentarista, pesquisador etnográfico e arte-educador. Formado em Cinema Documentário pela EICTV (Cuba), fundou a Gopala Filmes e trabalhou em documentários e projetos no Brasil, Cuba, Índia e Moçambique.

Religare – A diversidade da fé nas tradições de comunidades tradicionais em Cananéia

Direção: Cleber Rocha Chiquinho | BRA | 2019 | Doc | 19 min

A partir de práticas religiosas vivenciadas por mestres e lideranças de comunidades caiçaras, quilombolas e indígenas de Cananéia, município do litoral sul paulista, o filme aborda aspectos da diversidade da fé nas tradições desses grupos. Além desse aspecto, demonstra pontos de convergência com a religiosidade do cotidiano.

– Cleber Rocha Chiquinho é educador na rede pública de ensino, no Ponto de Cultura “Caiçaras”, faz parte do Coletivo Na Ginga da Maré e possui experiência em produção audiovisual, educação popular, cultura digital e educomunicação.

Elas Abriram o Caminho Dançando

Direção: Coletivo Pujança | BRA | 2019 | Doc | 20 min

No interior paulista, há mulheres negras que são guardiãs de tradições centenárias. Resguardando suas culturas e continuando suas lutas, elas questionaram normas e papeis para manter viva a herança que ganharam de seus ancestrais.

– As diretoras Camila Izidio (fotógrafa), Carol Rocha (diretora e jornalista) e Karoline Maia (codireção) formam o Coletivo Pujança, produtora audiovisual que assina trabalhos como a websérie “Nossa História Invisível” e, recentemente, as filmagens do longa-metragem “Aqui não entra luz”.

Camila Izidio é formada em produção de áudio e vídeo, estudante de Educomunicação na ECA/USP, foi diretora de fotografia e codiretora de trabalhos como os documentários “Do amor à cura” e a “A Beira”; Carol Rocha é fotógrafa, diretora e jornalista, foi filmmaker do Museu da Pessoa e assistente de direção do documentário “Pantanal sem fronteiras”. Como cinegrafista do projeto “Refazendo os passos de Mandela”, viajou para a África do Sul ao lado de Camila Pitanga, Nátaly Neri, Djamila Ribeiro e Milly Lacombe; Karoline Maia é formada em Rádio e TV, foi assistente de direção e fotografia dos filmes “Nossas – Laboratório de Outros Futuros” e “Crioula Reinado”.

Espaço para diálogos, reflexãoe produção

Como um projeto horizontal de preservação, renovação, troca e expansão de saberes e conexões entre pesquisadores, mestres e agentes de culturas populares pelo estado paulista, o Ciclo de Cultura Tradicional alcançou um público com cerca de 3 mil pessoas em 2019.

Desde 2014, esse projeto das Oficinas Culturais, Programa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, percorre o interior, litoral e região metropolitana paulista promovendo encontros, troca de experiências e diálogos sobre tradições afro-brasileiras, religiosidade, culturas indígena, popular e caipira. Ao longo dos seis anos de atuação, o Ciclo já alcançou mais de 15 mil espectadores e abriu espaço para centenas de produtores artístico-culturais de regiões como Botucatu, Franca, Cubatão, Santos, Pereira Barreto, São Carlos e Sorocaba.

SOBRE AS OFICINAS CULTURAIS

Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, que atua, desde 1986, na formação e na vivência da população no campo de cultura, em diversas áreas como: artes plásticas, música, dança, fotografia, moda, performance, processos gráficos e teatro. O Programa é administrado pela Poiesis- Organização Social de Cultura.

Hoje, além de três unidades localizadas na capital, Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (MIA – Festival de Música Instrumental e o FLI – Festival Literário de Iguape), ciclos de estudos sobre gestão cultural e cultura tradicional, qualificação artística de 60 grupos, entre teatro e dança, e ações dedicadas à pesquisa e à experimentação nas diversas linguagens artísticas, a partir da relação direta com 360 municípios, em mais de 600 atividades de formação. Conheça melhor o programa e suas atividades em www.oficinasculturais.org.br.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!