HomeAssessoria ReleasesOficinas Culturais de São Paulo estão com inscrições abertas para atividades virtuais gratuitas

Oficinas Culturais de São Paulo estão com inscrições abertas para atividades virtuais gratuitas

Literatura, performance, gênero, dança e origami são os temas abordados nas oficinas virtuais

As Oficinas Culturais Oswald de Andrade e Alfredo Volpi, programas da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e gerenciadas pela Poiesis, estão com as inscrições abertas para atividades culturais on-line.

Na oficina Literatura, performance e gênero: Estratégias de Criação, as artistas Fernanda Machado, Luiza Romão e Sofia Boito realizarão leituras e análises de obras literárias, a partir do prisma da performance e da performatividade. Também serão realizadas leituras teóricas em torno do feminismo com exercícios de escrita criativa que estimulem o desenvolvimento de projetos autorais. As inscrições estão abertas até o dia 20 e a seleção é feita a partir de uma carta de interesse enviada neste link. As aulas serão do dia 25 de maio ao dia 3 de junho, segundas e quartas-feiras, das 15h às 17h30 pela plataforma virtual Google Meet.

Coordenada por Igor Gasparini, ELO: Estudos, práticas e laboratórios performativos busca dar continuidade às pesquisas em dança mesmo com o isolamento social. Durante os encontros, os participantes irão debater o momento atual e realizar reflexões sobre corpo, movimento e dança. Além de vivências práticas de processos desenvolvidos pela Companhia e tendo como foco a relação do corpo com o espaço, também serão produzidos materiais audiovisuais para compartilhamento nas redes, baseado nas ideias de Eleonora Fabião. As inscrições estão abertas por meio deste link, até o dia 21 de maio. As aulas, realizadas pela plataforma Google Meet, serão às segundas e quartas-feiras, dos dias 25 de maio a 17 de junho, das 14h às 16h.

As crianças não ficaram de fora. A atividade Feito em dobras: encadernando com origamis é destinada ao público infantil, a partir de 5 anos, acompanhado por seus responsáveis. Em quatro encontros, os participantes poderão confeccionar quatro pequenos cadernos, utilizando a técnica de origem oriental. As inscrições podem ser feitas por este link, até o dia 22 de maio. As aulas, via Youtube, serão dias 25, 26, 27 e 28 de maio, de segunda a quinta-feira, das 10h às 10h30.

Para finalizar, do dia 25 ao dia 29 de maio, a atividade Contágio: Dança na capsula do tempo irá propor uma vivência corpórea, com uma criação coreográfica que culminará na produção de um vídeo da temática proposta. O projeto é coordenado pela Anelise Mayumi, a partir da pesquisa de linguagem do “Encruzilhada Style”, que reúne as encruzilhadas entre as danças urbanas e manifestações populares do Brasil. Os cinco encontros, via plataforma Google Meet, serão das 10h às 11h30. As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de maio, neste link.

SERVIÇO

Oficina Cultural Oswald de Andrade

OFICINA: LITERATURA, PERFORMANCE E GÊNERO: ESTRATÉGIAS DE CRIAÇÃO 

De 25 de maio a 3 de junho – Segundas e quartas-feiras, das 15h às 17h30.

Público: interessados em literatura, performance e questão de gênero 

Indicação: maiores de 16 anos 

Inscrições: até 20 de maio, neste link

Seleção: Carta de interesse 

Plataforma: Google Meet, os participantes selecionados serão orientados por e-mail. 

Oficina Cultural Oswald de Andrade

ELO: ESTUDOS, PRÁTICAS E LABORATÓRIOS PERFORMATIVOS 

Coordenação: Igor Gasparini 

De 25 de maio a 17 de junho – Segundas e quartas-feiras, das 14h às 16h 

Público: Artistas e estudantes das artes da cena.

Indicação: maiores de 16 anos 

Inscrições: até 21 de maio, neste link

Plataforma: Google Meet, os participantes serão orientados por e-mail. 

Oficina Cultural Alfredo Volpi

FEITO EM DOBRAS: ENCADERNANDO COM ORIGAMIS

De 25 de maio a 28 de maio – Segunda à quinta-feira, das 10h às 10h30
Indicação: maiores de 5 anos, acompanhados por seus responsáveis
Inscrições: até 22 de maio, neste link
Plataforma: Youtube, os participantes serão orientados por e-mail.

Oficina Cultural Alfredo Volpi

CONTÁGIO: DANÇA NA CAPSULA DO TEMPO

25 de maio a 29 de maio – Segunda à sexta-feira, das 10h às 11h30

Indicação: maiores de 16 anos 

Inscrições: até 21 de maio, neste link

Plataforma: Google Meet, os participantes serão orientados por e-mail. 

SOBRE A OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Em seus 30 anos de existência, passaram pela Oficina grandes nomes como Quentin Taratino, Klauss Vianna, Nuno Ramos, além de importantes companhias nacionais e internacionais como Théâtre du Soleil, The Workcenter of Jerzy Grotowski, e Thomas Richards e Teatro da Vertigem. 

Em 2015, a Oficina foi indicada ao Prêmio Shell na categoria Inovação “pela ampliação e renovação no acolhimento de projetos de artes cênicas, com a plena ocupação de seu espaço por grupos e companhias de teatro, com uma ousada agenda cultural que potencializa a revitalização do bairro do Bom Retiro”. Em 2019, também ganhou o Prêmio APCA como a Melhor programação de dança na categoria Projeto/Programa/Difusão/Memória. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, que atua, desde 1986, na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social Poiesis.

SOBRE A OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI

Criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, desde 1986 a Oficina Cultural trabalha com a formação de jovens profissionais em diversas áreas como: artes plásticas, dança, fotografia, moda, performance, processos gráficos e teatro.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!