HomeAssessoria ReleasesOficina de pião é destaque na agenda do Museu Casa de Portinari

Oficina de pião é destaque na agenda do Museu Casa de Portinari

A profunda ligação de Candido Portinari com Brodowski, sua cidade natal, foi pintada em diversas obras, assim como a sua infância e as crianças que brincavam na praça, localizada em frente à casa que morava. Por isso, parte da programação do Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, é pensada para apresentar ao público parte significativa dessas pinturas de um dos maiores artistas brasileiro. Nesta semana, a agenda contempla oficinas, depoimentos e, também, a participação do público.

Dia 11 de agosto, os educadores do equipamento ensinam a produzir um dos brinquedos mais clássicos e que fez parte da infância de Candinho: o pião. Com poucos materiais e muita imaginação será possível criar uma peça personalizada e disputar, dentro de casa, qual pião gira por mais tempo antes de cair.

Quem participar dessa atividade ou já tenha feito alguma outra construção em casa pode encaminhar uma foto ou vídeo para o álbum virtual do Museu Casa de Portinari. O equipamento está fazendo uma coletânea de brincadeiras da criançada durante a quarentena. Basta enviar, até 17 de agosto, para o WhatsApp (16) 98215-1242. Depois é só aguardar a publicação.

Outra ação será a “Falaram de Portinari…” que exibe narrações de textos escritos por grandes personalidades da cultura brasileira, contemporâneos a Candido Portinari. Cada material abordará uma lembrança, um evento ou reverenciará o artista. Cristina Scandelari Campione é quem dá voz aos documentos. Será na quarta-feira (12).

Para conferir essas práticas e todas as outras veiculadas durante o período de isolamento social, basta acessar a página especial do Museu Casa de Portinari: www.museucasadeportinari.org.br/culturaemcasa ou as redes sociais Facbook, Instagram, Twitter e TikTok @museucasadeportinari.

Compartilhe!