HomeAssessoria ReleasesOficina Cultural Oswald de Andrade recebe o ciclo de debates Teatro é lugar de falae o espetáculo “Arrimo”, do Núcleo Macabéa

Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe o ciclo de debates Teatro é lugar de falae o espetáculo “Arrimo”, do Núcleo Macabéa

Espetáculo “Arrimo” trará o itinerário corajoso de mulheres das periferias de pequenas cidades da Amazônia

Relatos de vida de artistas, com seus respectivos itinerários de criação e ativismo nas artes cênicas e direitos humanos vão compor o ciclo de debates Teatro é lugar de fala na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Serão seis encontros – nos dias 20 e 27 de janeiro, 3, 10, 11 e 17 de fevereiro – sempre às 19h. Gratuito, os interessados devem retirar os ingressos com uma hora de antecedência de cada dia.

Os encontros vão contar com Rudinei Borges dos Santos, dramaturgo e pesquisador do Núcleo Macabéa, na mediação do ciclo de debates.No dia 20 de janeiro, a Profª Dra. Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky, da Universidade Federal do ABC (UFABC), estará na mesa “Ponto de Vida: cidadania de mulheres faveladas”, também título de um de seus livros pela editora Loyola (São Paulo: 1996); em 27/01 é a vez do tema “Lugar de fala e teatro de grupo” com Marta Baião, da Cia. Mal-Amadas Poética do Desmonte, ativista feminista e doutora em Artes Cênicas (ECA-USP).

Abrindo fevereiro, no dia 3/02 estarão Edi Cardoso, atriz, preparadora corporal e doula, e Ave Terrena Alves, dramaturga, poeta, performer e atriz transvestigênera, no encontro “Vozes Femininas e LGBT no teatro brasileiro”; e a mesa de 10/02, sobre o tema “Vozes negras e ameríndias no teatro brasileiro”, trará a conversa entre a mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, atriz e diretora Dirce Thomaz, que criou e protagonizou peças como Eu e Ela: visita à Carolina de Jesus, e a atriz indígena amazonense Sandra Tariano.

No dia 11/02 o tema “Vozes amazônidas e nordestinas no teatro brasileiro” vão movimentar o debate com o ator baiano do grupo A Jaca Est.,Geraldo Fernandes, e Tenório Telles, poeta amazonense, doutorando em Literatura pela PUC-SP e curador da editora Valer; No encerramento, em 17/02, o produtor e ator Anderson Negreiros, o dramaturgo, poeta, diretor e pesquisador do Núcleo Macabéa, Rudinei Borges dos Santos, a atriz, produtora e professora de Arte na Prefeitura de São Paulo, Silvani Moreno,o ator e musicista Juh Vieira, e o ator Ícaro Rodrigues, formado pela Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT), participarão da mesa “Grão – leitura dramática de histórias de vida”.

Dentro da temática deTeatro é lugar de fala, Núcleo Macabéa apresenta o espetáculo “Arrimo”

O ciclo de debates Teatro é lugar de fala ocorre paralelamente à temporada da nova peça do Núcleo Macabéa, a obra cênica “Arrimo”, com dramaturgia e direção geral de Rudinei Borges dos Santos. Entre 15 de janeiro e 21 de fevereiro, pelas quartas, quintas e sextas-feiras às 20h, e sábados às 18h, os espectadores poderão assistir ao espetáculo que traz o seguinte questionamento: Quantas mães sustentam sozinhas os filhos?

“Arrimo de família” é a expressão ouvida durante anos para traduzir a lida diária de mulheres Brasil adentro. Parte significativa da história não oficial do nosso país no século XX e XXI é marcada a ferro e fogo pela resiliência de matriarcas que recusam a miséria como condição imposta. Opondo-se ao signo da morte e da violência, elas trabalham para que os filhos não passem fome e encontrem no estudo talvez a única forma de saída da pobreza extrema. Arrimo é uma confissão franca e crua. Envolta da poesia e da liturgia dos cancioneiros da cultura popular, o espetáculo do Núcleo Macabéa narra o itinerário corajoso de mulheres das periferias de pequenas cidades da Amazônia.

O autor, Rudinei Borges dos Santos, busca nas próprias memórias a batalha de sua mãe por uma vida digna, trajeto de uma vida inteira enfrentando os arredores da pobreza e impedimentos tantos. Assim, encontra na escrita poética e autobiográfica os caminhos que traçam as linhas de Arrimo, obra de teatro inédita que versa sobre a travessia de uma gente na busca pela sobrevivência.

O Núcleo Macabéa se propõe como grupo brasileiro de estudo teatral com ênfase na tessitura dramatúrgica inédita e no trabalho do ator a partir de pesquisa da palavra poética, da memória e da condição humana.

A Oficina Cultural Oswald de Andrade faz parte do programa Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis. A seguir, a programação completa do ciclo de debates e as datas da temporada do espetáculo “Arrimo”.

SERVIÇO:

Ciclo: Teatro é lugar de fala
Coordenação: Núcleo Macabéa
20/1 a 17/2 – segundas – 19h às 21h
11/2 – terça-feira – 19h às 21h
30 lugares
Retirar ingressos com uma hora de antecedência.
Classificação indicativa: maiores de 16 anos

Segunda-feira, 20 de janeiro, 19h

Ponto de Vida: cidadania de mulheres faveladas
Com a Profª Dra. Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky (UFABC)

Segunda-feira, 27 de janeiro, 19h

Lugar de fala e teatro de grupo
Com Marta Baião (Cia. Mal Amadas Poética do Desmonte)

Segunda-feira, 3 de fevereiro, 19h

Vozes Femininas e LGBT no teatro brasileiro
Mesa com a atriz e preparadora corporal Edi Cardoso e a poeta, performer e atriz transvestigêneraAve Terrena Alves

Segunda-feira, 10 de fevereiro, 19h

Vozes negras e ameríndias no teatro brasileiro
Mesa com a atriz Dirce Thomaz e aatriz indígena amazonense Sandra Tariano.

Terça-feira, 11 de fevereiro, 19h

Vozes amazônidas e nordestinas no teatro brasileiro
Mesa com Geraldo Fernandes, ator baiano do grupo A Jaca Est., e o poeta amazonense, doutorando em Literatura pela PUC-SP e curador da editora Valer,Tenório Telles

Segunda-feira, 17 de fevereiro, 19h

Grão – leitura dramática de histórias de vida
Com o produtor e ator Anderson Negreiros, o dramaturgo e pesquisador do Núcleo Macabéa, Rudinei Borges dos Santos, a atriz, produtora e professora de Arte na Prefeitura de São Paulo, Silvani Moreno, o ator e musicista Juh Vieira, e o ator Ícaro Rodrigues, formado pela Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT)

Ficha técnica:

Coordenação: Núcleo Macabéa
Curadoria e mediação: Rudinei Borges dos Santos
Apoio institucional: Poiesis Gestão Cultural, Oficinas Culturais e Governo do Estado SP
Realização: Núcleo Macabéa, Cooperativa Paulista de Teatro, Secretaria Municipal de Cultura SP, Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo e Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Espetáculo: Arrimo
15/1 a 21/2 – quartas, quintas e sextas às 20h; e sábados às 18h.
Livre
Retirar ingressos com uma hora de antecedência.

Ficha técnica:
Dramaturgia, direção de produção e direção geral: Rudinei Borges dos Santos
Elenco: Edi Cardoso, Geraldo Fernandes e Leandro Lago
Direção de atores: Murilo de Paula
Arranjos e música em cena: Juh Vieira
Figurinos e adereços: Claudia Melo
Iluminação: Decio Filho
Instalação cênica: Andreas Guimarães
Pesquisa e seleção de cancioneiro: Rudinei Borges dos Santos
Assistência de produção e contrarregragem: UlyceEluarió
Design gráfico: Artefactos Bascos
Fotos da peça: Julieta Bacchin
Registro audiovisual: Cinefoto Colapso
Provocação nos ensaios: Alexandre Kavanji, Ana Paula Lopez, DonizetiMazonas e Sandra Vargas
Revisão de texto: Adriana Silene
Apoio: Teatro Studio Heleny Guariba
Apoio institucional: Poiesis Gestão Cultural, Oficinas Culturais e Governo do Estado SP
Realização: Núcleo Macabéa, Cooperativa Paulista de Teatro, Secretaria Municipal de Cultura SP, Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo e Prefeitura da Cidade de São Paulo

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3221-4704
Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 9h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h
www.oficinasculturais.org.br

SOBRE A OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Em seus 30 anos de existência, passaram pela Oficina grandes nomes como Quentin Taratino, Klauss Vianna, Nuno Ramos, além de importantes companhias nacionais e internacionais como Théâtredu Soleil, The Workcenter of Jerzy Grotowski, e Thomas Richards e Teatro da Vertigem.

Em 2015, a Oficina foi indicada ao Prêmio Shell na categoria Inovação “pela ampliação e renovação no acolhimento de projetos de artes cênicas, com a plena ocupação de seu espaço por grupos e companhias de teatro, com uma ousada agenda cultural que potencializa a revitalização do bairro do Bom Retiro”. Em 2019, também ganhou o Prêmio APCA como a Melhor programação de dança na categoria Projeto/Programa/Difusão/Memória.Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, que atua, desde 1986, na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!