HomeAssessoria ReleasesOficina Cultural Oswald de Andrade recebe Arthur-Arnaldo e AlarmTheater, companhias que trazem atividades para atores e não atores

Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe Arthur-Arnaldo e AlarmTheater, companhias que trazem atividades para atores e não atores

Todas gratuitas, roda de conversa, oficinas e workshop de teatro, dança e artes plásticas estão com inscrições abertas e com foco no público jovem

O Brasil e a Alemanha se encontram na Oficina Cultural Oswald de Andrade–do programa Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis – em outubro. Trata-se de oficinas, roda de conversa e workshop gratuitos e realizados pela Cia. Arthur-Arnaldo e Cia. AlarmTheatervoltados ao teatro, a dança e artes plásticas. As inscrições, de modo online, já estão abertas (links em Serviço) e todas as atividades contam com suporte de tradução consecutiva.

Com pesquisas ligadas a temas sociais, políticos e nos últimos anos dedicada ao público jovem, a Cia. Arthur-Arnaldo (São Paulo) se une com a Cia. AlarmTheater (Alemanha), que também tem o teatro jovem como um dos focos, além de ações com pessoas em situação de refúgio. Na Oficina Cultural Oswald de Andrade, atores e não atores poderão participar das atividades e vivências que questionam e refletem sobrediferentes temas. A programação é coordenada por SoledadYunge, do núcleo artístico da Arthur-Arnaldo.

Entre os dias 14 e 16 de outubro, das 10h às 13h, Meu espaço/ Meu lugar será a oficina aplicada pela artista visual Rebecca Budde de Cancino e que convida os participantes a experimentarem uma jornada de descoberta artística que confronte as visões particulares do que é espaço. Com apoio de diferentes materiais, textos individuais e colagens, o público terá como demonstrar as ideias livremente em diferentes formatos e tamanhos, desde muito pequenos ou grandes como de uma sala.

Em 16 de outubro, a roda de conversa Territórios do teatro e as vozes jovens de hoje, às 19h30, colocará em pauta o quanto o teatro feito pelas juventudes está relacionado com a localização geográfica desses autores, além de questionar se essas vozes e o protagonismo em cena refletem o momento histórico no qual estão inseridos. O teatro é o palco ideal para ecoar as vozes dos jovens? Para debater essa e outras perguntas, estarão presentes os jovens da Cia. Arthur-Arnaldo, da AlarmTheatere da ColetivA Ocupação (esta formada por secundaristas, estudantes, atores, dançarinos e performers de capital e região metropolitana de São Paulo).

Integrantes da AlarmTheatertambém convidam os jovens a ouvir o próprio corpo pela dança na oficina Aqueles que querem mover o mundo tem que se mover, nos dias 21 e 22 de outubro, entre 18h e 21h. Entre o caos e a rebeldia, gravidade e poder,o encontro será por intermédio da expressividade de cada pessoa. O objetivo é mostrar a maneira de trabalhar a dança por trechos das coreografias do espetáculo ‘Escudos Humanos’ (Schultzschilde), da autora portuguesa Patrícia Portela, assim como em experimentações criadas com os participantes.

A arte de rua é mais uma linguagem com espaço nessa programação, nos dias 22 e 23 de outubro, das 17h às 21h. O Workshop de Grafite, com o artista Florian Ferrari, começará com a trajetória do grafite. Em seguida, o público aprenderá os conceitos básicos de estrutura e estilos ao colocar, em prática, esboços e desenhos. No final, todos os participantes criarão os próprios grafites.

O protagonismo jovem a partir da dramaturgia contemporânea será a oficina de teatro aplicada pelos integrantes do AlarmTheater entre os dias 23 e 25 de outubro, 17h às 21h. Essa atividade é voltada para jovens que buscam experimentar técnicas teatrais diretamente com atores e diretores da Cia. Arthur-Arnaldo em conjunto com jovens alemães e os em situação de refúgio da Cia. AlarmTheater. Assim como na oficina de dança, a montagem ‘Escudos Humanos’ servirá como base do exercício.

A parceria entre as companhias Arthur-Arnaldo e AlarmTheater  não é de hoje. Em 2018 a companhia paulistana esteve na Alemanha para uma colaboração internacional com o AlarmTheater, da cidade deBielefeld, para a montagem da peça “Schutzschilde” (Escudos Humanos), da autora portuguesa Patrícia Portela, com jovens alemães e pessoas em situação de refúgio.

Confira a programação completa que ocupará a Oficina Cultural Oswald de Andrade:

SERVIÇO

Oficina -Meu espaço/ Meu lugar
14/10 a 16/10 – segunda a quarta-feira, das 10h às 13h
15 vagas| Classificação indicativa: 14 anos
Inscrição: https://bit.ly/2pUbrzZ
As sessões serão em inglês com suporte de tradução consecutiva.

Roda de conversa – Territórios do teatro e as vozes jovens de hoje
16/10, quarta-feira, 19h30 às 20h30
40 vagas | Classificação indicativa: 14 anos
Inscrição: https://bit.ly/2oYa2b6
As sessões serão em inglês com suporte de tradução consecutiva.

Oficina de dança – Aqueles que querem mover o mundo tem que se mover

21/10 a 22/10 – segunda e terça-feira, das 18h às 21h

20 vagas | Classificação indicativa: jovens de 14 a 25 anos

Inscrição: https://bit.ly/2IsHqh2

As sessões serão em alemão/ inglês com suporte de tradução consecutiva.
Workshop de Grafite
22/10 e 23/10 – terça e quarta-feira, das 17h às 21h.
15 vagas | Classificação indicativa: 14 anos
Inscrição: https://bit.ly/2AScd2A
As sessões serão em inglês com suporte de tradução consecutiva.

Oficina de teatro – O protagonismo jovem a partir da dramaturgia contemporânea
23/10 a 25/10 – quarta sexta-feira, das 17h às 21h
20 vagas | Classificação indicativa: 14 anos
Inscrição e carta de interesse: https://bit.ly/2LUm3HH
As sessões serão em português/ alemão e inglês com suporte de tradução consecutiva.

SAIBA MAIS:  www.arthur-arnaldo.zip.net

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3221-4704
Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 9h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h
www.oficinasculturais.org.br

SOBRE A OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Em seus 30 anos de existência, passaram pela Oficina grandes nomes como Quentin Taratino, Klauss Vianna, Nuno Ramos, além de importantes companhias nacionais e internacionais como Théâtredu Soleil, The WorkcenterofJerzyGrotowski, e Thomas Richards e Teatro da Vertigem. Em 2015, a Oficina foi indicada ao Prêmio Shell na categoria Inovação “pela ampliação e renovação no acolhimento de projetos de artes cênicas, com a plena ocupação de seu espaço por grupos e companhias de teatro, com uma ousada agenda cultural que potencializa a revitalização do bairro do Bom Retiro”. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, que atua, desde 1986, na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!