HomeAssessoria ReleasesOficina Cultural Oswald de Andrade promove oficina e workshops em gestão cultural

Oficina Cultural Oswald de Andrade promove oficina e workshops em gestão cultural

Voltada à gestão de coletivos artísticos e espaços culturais, primeira atividade tem início no dia 23 de março

A Oficina Cultural Oswald de Andrade, que integra Oficinas Culturais, programa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e gerenciada pela Poiesis, irá realizar dois workshops e uma oficina relacionados ao campo da produção cultural.

Nos dias 23 e 24 de março, segunda e terça-feira, a oficina Gestão de Coletivos Artísticos e Espaços Culturais, coordenado por Cynthia Margareth, irá estimular o diálogo sobre produção criativa e colaborativa em uma reflexão sobre estar em um grupo e dividir tarefas, responsabilidades e estruturação coletiva. Cynthia abordará formas de analisar o momento do coletivo artístico, estratégias para gerar um diagnóstico no quadro atual e ferramentas para estruturar um planejamento estratégico de ações no curto, médio e longo prazo.

Em seguida, no dia 25 de março, quarta-feira, Bruno Otávio estará à frente do workshop Captação de Recursos na Prática. O objetivo do programa é instruir artistas e produtores para a captação de recursos, contribuindo para a execução de projetos culturais.

Na quinta-feira, 26 de março, Dante Passarelli e Rodrigo Medeiros comandarão o workshop Caminhos do Marketing Cultural e da Economia Criativa. A imersão, que acontecerá das 18h30 às 21h30, irá apresentar conceitos básicos de marketing, cultura, produção cultural e economia criativa. A partir de um panorama histórico contextualizado ao Brasil e estudos de caso na área de marketing cultural de empresas brasileiras, a proposta visa fornecer importantes ferramentas do marketing e comunicação aos participantes para que se adequem às realidades profissionais de cada um.

Todas as atividades possuem o mesmo horário, das 18h30 às 21h30, e a seleção é feita por ordem de inscrição.

SOBRE A OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Em seus 30 anos de existência, passaram pela Oficina grandes nomes como Quentin Tarantino, Klauss Vianna, Nuno Ramos, além de importantes companhias nacionais e internacionais como Théâtre du Soleil, The Work center of Jerzy Grotowski, e Thomas Richards e Teatro da Vertigem.

Em 2015, a Oficina foi indicada ao Prêmio Shell na categoria Inovação “pela ampliação e renovação no acolhimento de projetos de artes cênicas, com a plena ocupação de seu espaço por grupos e companhias de teatro, com uma ousada agenda cultural que potencializa a revitalização do bairro do Bom Retiro”. Em 2019, também ganhou o Prêmio APCA como a Melhor programação de dança na categoria Projeto/Programa/Difusão/Memória. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, que atua, desde 1986, na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social Poiesis.

SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO

Gestão de Coletivos Artísticos e Espaços Culturais, com Cynthia Margareth
Inscrições: até 16 de março
https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/b4eb391ccdb1a22629fbf8a3b7950cb9
23 e 24 de março – Segunda e terça-feira, das 18h30 às 21h30
Pré-requisitos: Artistas, estudantes e interessados em geral
Captação de Recursos na Prática, com Bruno Otávio
Inscrições: até 16 de março
https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/15501c5743a5376e7556886714f1d36f
25 de março – Quarta-feira, das 18h30 às 21h30
Pré-requisitos: Artistas, produtores e interessados em geral
Caminhos do Marketing Cultural e da Economia Criativa, com Dante Passarelli e Rodrigo Medeiros
Inscrições: até 23 de março
https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/2e8ce85304964f73969ede67c5d66498

26 de março – Quinta-feira, das 18h30 às 21h30

Pré-requisitos: Profissionais e estudantes do setor cultural (teatro, dança, música, etc) e da área de marketing/comunicação, interessados no assunto em geral.

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo/SP
Telefone: (11) 3221-4704

Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 9h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h

https://oficinasculturais.org.br/

Compartilhe!