HomeAssessoria ReleasesOficina Cultural Oswald de Andrade promove Mostra de Filmes Experimentais Estadunidenses

Oficina Cultural Oswald de Andrade promove Mostra de Filmes Experimentais Estadunidenses

Entre os meses de abril e junho, a Oficina Cultural Oswald de Andrade – equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, administrada pelas Poiesis – promoverá uma programação dedicada ao Cinema Experimental Estadunidense. O gênero, que abrange produções com narrativas e formatos que se distanciam dos padrões dos grandes estúdios, será representado por meio de uma Mostra de curtas-metragens e uma oficina.

Por um período de aproximadamente 50 anos, nos Estados Unidos, uma grande variedade de formas e procedimentos do universo audiovisual foram experimentados por artistas de diferentes tendências, uma das épocas de maior efervescência da criação cinematográfica do país. As obras, que se distanciavam das práticas e formatos tradicionais, foram categorizadas como cinema experimental. Parte dessa produção será apresentada na Mostra: Uma Introdução ao Filme Experimental Estadunidense (1920-1970). Composta por 7 sessões, a mostra traz uma série de curta-metragens produzidos entre as décadas de 1920 e 1970, alguns deles nunca antes exibidos publicamente no Brasil. Na abertura serão exibidos: Manhatta (1921), de Charles Sheeler e Paul Strand; The Life And Death of 9413: a Hollywood Extra (1928), de Slavko Vorkapich e Robert Florey; A Bronx Morning (1931), de Jay Leda, entre outros. De 26 de abril a 7 de junho, com curadoria de Diego Arvate.

Para quem deseja não apenas assistir, mas também criar uma obra audiovisual, entre os dias 22 de abril e 24 de junho, acontece a oficina Percepções e Práticas do Cinema Experimental. Serão estudados exemplos do formato e proposto o desenvolvimento de uma peça cinematográfica pelos participantes. A atividade é recomendada para estudantes e profissionais de cinema, artes plásticas, fotografia e práticas ligadas ao audiovisual no geral.

SERVIÇO:

Mostra: Uma Introdução ao Filme Experimental Estadunidense (1920-1970)

26 de abril a 7 de junho, sextas-feiras, das 19h30 às 21h30

Recomendação etária: 14 anos

Percepções e Práticas do Cinema Experimental

22 de abril e 24 de junho, segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 21h30

Inscrições pelo site das Oficinas Culturais.

SOBRE A OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que atua desde 1986 na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social POIESIS.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3221-4704
Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 9h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h
www.oficinasculturais.org.br

Compartilhe!