HomeAssessoria ReleasesOficina Cultural Oswald de Andrade inaugura cinco exposições em abril

Oficina Cultural Oswald de Andrade inaugura cinco exposições em abril

As mostras abordam diversos assuntos, com destaque para Badaróss, artista indígena da Cracolândia, e Eu, Josephine, exposição sobre a história das mulheres e seu reflexo na sociedade contemporânea

A Oficina Cultural Oswald de Andrade, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis, realiza, em abril, a abertura de cinco mostras em seus espaços expositivos. A proposta é apresentar ao grande público o trabalho de artistas pouco conhecidos que dialogam com temas da contemporaneidade. Quatro das cinco exposições abrem dia 7 de abril, e uma delas inaugura dia 24 de abril, confira.

Em Badaróss, o público terá a oportunidade de ver a obra de Cícero Rodrigues, artista indígena pernambucano que viveu por onze anos na Cracolândia de São Paulo. Ex-usuário de crack em situação de rua, foi carroceiro e desde 2013 expressa sua trajetória e a história das ruas a partir da pintura e do grafite. A mostra reúne diversos quadros do artista que formam uma única instalação, abrindo espaço para reflexões sobre drogas, desigualdade social e a situação dos moradores de rua da cidade. Ciclo de palestras com organizações atuantes na Cracolândia integram a mostra que abre dia 7 de abril, sábado às 16h00.

Com nove fotografias e uma instalação feita em homenagem à Josephine Cochrane, que em 1886 inventou a máquina de lavar louças, a artista visual Ana Clara Joly propõe em Eu, Josephine, uma reflexão sobre papéis de gênero a partir de uma comparação história entre a mulher contemporânea e a mulher do século XIX. O que mudou nesse período? A mostra também inaugura dia 7 de abril, sábado às 16h00.

Nas 25 obras que integram a mostra Desenho, fluxo e imagem, o artista Paulo Penna transita pelo desenho, gravura e fotografia para falar sobre os corpos que ocupam a cidade. Os trabalhos, feitos em escalas proporcionais a uma pessoa, são criados em diversos suportes e misturam-se às figuras presentes na cidade, como prédios e árvores. Assim como as outras exposições, essa inaugura dia 7 de abril, sábado às 16h00.

Quase noite, de Thaís Beltrame, fecha as exposições inauguradas dia 7 de abril. A instalação, formada por uma pequena estrutura motorizada com desenhos criados especialmente para a mostra, projeta sombras na parede da Casinha da Oficina Cultural, estimulando o olhar poético e lúdico do público em uma experiência imersiva na obra.

Ainda arde, da artista Vera Martins, mostra o resultado de um trabalho que teve início em 2017, quando foi convidada a ir à Portugal participar da Bienal Internacional de Cerveira. Durante o evento, ela deu início a uma obra que contou com a participação do público. Ela finalizou a pintura meses depois, período em que permaneceu no país e presenciou a tragédia das queimadas, vendo famílias perdendo casas, plantações e familiares que não escaparam do fogo. A tela, que iniciou na Bienal, foi afetada pela tragédia e deu origem aos trabalhos que serão expostos na mostra que inaugura 28 de abril, sábado, às 16h00. No dia da abertura, a artista realiza uma living paiting em conjunto com um dançarino da São Paulo Cia. de Dança.

SOBRE A OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo que atua desde 1986 na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social POIESIS.

SOBRE A POIESIS

A POIESIS – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO: Exposições Oficina Cultural Oswald de Andrade

 

Badaróss | Desenho, fluxo e imagem | Quase noite

Abertura: 7/4, sábado às 16h00.

Visitação: 9/4 a 30/6. Segunda a sexta-feira, 9h00 às 21h30. Sábados, 10h00 às 18h30.

Recomendação etária: livre.

Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.

Eu, Josephine

Abertura: 7/4, sábado às 16h00.

Visitação: 9 a 27/4. Segunda a sexta-feira, 9h00 às 21h30. Sábados, 10h00 às 18h30.

Recomendação etária: livre.

Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.

 

Ainda arde

Abertura: 28/4, sábado às 16h00.

Visitação: 23/4 a 31/5. Segunda a sexta-feira, 9h00 às 21h30. Sábados, 10h00 às 18h30.

Recomendação etária: livre.

Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo

Telefone: (11) 3221-4704

Funcionamento: Segunda a sexta das 9h00 às 22h00 e aos sábados das 10h00 às 18h00.

oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br

RelatedPost

Compartilhe!