HomeAssessoria ReleasesOficina Cultural Oswald de Andrade ganha Prêmio APCA com melhor Programação de Dança

Oficina Cultural Oswald de Andrade ganha Prêmio APCA com melhor Programação de Dança

Como parte do programa Oficinas Culturais, unidade localizada no bairro Bom Retiro ficou entre os indicados do 1º semestre 2019 

Na última segunda-feira (9) foram divulgados os vencedores do Prêmio APCA 2019, entre eles, a Oficina Cultural Oswald de Andrade com a Melhor programação de dança na categoria Projeto/Programa/Difusão/Memória.

Para Valdir Rivaben, coordenador geral da Oficina Cultural Oswald de Andrade, “a conquista é resultado do intenso trabalho para promover a diversificada programação de apresentações, oficinas, residências artísticas e debates em torno dessa e de outras linguagens artísticas trabalhadas no local.”

Quando selecionada no primeiro semestre 2019 pelo Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), no mesmo período a Oficina Cultural Oswald de Andrade já tinha contabilizado mais de 2.330 frequentadores das oficinas e espetáculos de dança. Até novembro de 2019, esse público chegou a 3.190 espectadores.  Localizada no bairro Bom Retiro, em São Paulo, a unidade visa ampliar a difusão da Dança não só no formato de espetáculos, como também em palestras, performances e workshops, tudo de forma gratuita.

“Toda a programação da Oficina Cultural Oswald de Andrade é resultado de um processo que envolve inúmeros atores em contínua articulação. Os programadores da casa estão a todo o momento em interação com artistas e produtores culturais. Essa premiação representa esse esforço conjunto, o processo de diálogo, de escuta e de elaboração de nossa agenda cultural”, destaca Thiago Saraiva, superintendente do Programa Oficinas Culturais.

A Oficina Cultural Oswald de Andrade faz parte de Oficinas Culturais, Programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis. No dia 9 de dezembro, membros da APCA elegeram os vencedores das áreas de Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infanto-Juvenil, Televisão e Arquitetura. A entrega será feita em cerimônia prevista para fevereiro de 2020 no Teatro Sérgio Cardoso, bairro Bela Vista, em São Paulo.

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo/SP

Telefone: (11) 3221-4704

Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 9h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h

www.oficinasculturais.org.br

SOBRE A OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Em seus 30 anos de existência, passaram pela Oficina grandes nomes como Quentin Taratino, Klauss Vianna, Nuno Ramos, além de importantes companhias nacionais e internacionais como Théâtre du Soleil, The Workcenter of Jerzy Grotowski, e Thomas Richards e Teatro da Vertigem. Em 2015, a Oficina foi indicada ao Prêmio Shell na categoria Inovação “pela ampliação e renovação no acolhimento de projetos de artes cênicas, com a plena ocupação de seu espaço por grupos e companhias de teatro, com uma ousada agenda cultural que potencializa a revitalização do bairro do Bom Retiro”. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo que atua desde 1986 na formação e na vivência da população no campo da cultura. O Programa é administrado pela organização social Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!