HomeCultura + Cultura + NotíciasOficina Cultural Oswald de Andrade apresenta espetáculos gratuitos em novembro

Oficina Cultural Oswald de Andrade apresenta espetáculos gratuitos em novembro

Entre os destaques “Uma pilha de pratos na cozinha”, peça dirigida por Alexandre Borges.

As peças abordam temas como fundamentalismo religioso, abandono, a autobiografia do dramaturgo alemão Heiner Müller e as imposições do machismo na vida das mulheres

Para os amantes de teatro, a Oficina Cultural Oswald de Andrade,  promove em novembro diversos espetáculos gratuitos. Entre os destaques, Uma pilha de pratos na cozinha, peça dirigida por Alexandre Borges que estreia 9 de novembro e fala sobre pessoas que conseguem analisar sua vida mas sem conseguir mudá-la; Mártir, que estreia dia 23 de novembro e fala sobre fundamentalismo e tolerância religiosa; Oliver, que propõe uma experiência sensorial em um universo de realismo fantástico e permanece em cartaz até 20 de dezembro; e Mauser de Garagem, obra cênica que estreia em 9 de novembro e foi criada a partir da autobiografia do dramaturgo alemão Heiner Müller e sua peça Mauser, que explora novas formas para contar o embate entre o sujeito e o coletivo.

Todas as peças são gratuitas e possuem 30 lugares por sessão. É necessário retirar o ingresso com uma hora de antecedência. Veja abaixo a programação completa dos espetáculos teatrais em novembro:

Uma pilha de pratos na cozinha

9 a 18/11, quinta e sexta-feira às 20h00, sábado às 18h00 |  40 min.

Direção: Alexandre Borges | Texto: Mário Bortolotto

Recomendação etária: maiores de 18 anos

No drama, Júlio (Rodrigo Rosado), um jovem avesso às relações com outros seres humanos está enclausurado em seu apartamento, enquanto sua pilha de pratos cresce na pia. Chegam três presenças em série que mexem com essa monotonia: Daniel (Akin Garragar), um amigo sanguessuga fracassado; Breno (Fioravante Almeida), o síndico do prédio e Cristina (Silvana D’lacoc), ex-namorada de Júlio e doente terminal. A peça é marcada por tiradas ácidas, sarcásticas, inteligentes e entremeadas com a inação das personagens que sabem bem analisar suas próprias vidas, mas não conseguem se mover.

Orinoco

3/11 a 2/12, sexta-feira às 20h00, sábado às 18h00 | 60 min.

Direção: Gisele Valeri | Texto: Emilio Carballido

Recomendação etária: maiores de 18 anos

Duas vedetes decadentes num barco à deriva refletem sobre a vida, numa metáfora da condição do artista. O espetáculo conta com momentos poéticos, cômicos e reflexivos, permeado por canções inéditas compostas pelo maestro Adilson Rodrigues.

Mauser de garagem

9/11 a 2/12, quinta e sexta-feira às 21h00, sábado às 19h00 | 65 min.

Com Cia. LCT e Quarteto à Deriva | Dramaturgia: Carlos Canhameiro

Recomendação Etária: maiores de 18 anos

Obra cênica-musical a partir da autobiografia do dramaturgo alemão Heiner Müller e sua peça Mauser (1970): guerra sem batalha reúne em cena mauser, explora novas formas para contar o velho (e sempre novo) embate entre o sujeito e o coletivo.

Sleep mode

11/11, sábado às 16h00 | 45 min.

Com Grupo TESCOM | Direção: Dario Félix

Recomendação etária: maiores de 16 anos

Numa noite, um homem se vê insone. Diante da impossibilidade de dormir, ele recorre a uma série de métodos para induzi-lo ao sono. Apesar das inúmeras tentativas, ele não consegue adormecer. Sua mente e seu corpo não podem ser desligados. Esse homem está em prontidão, como um eletroeletrônico que se encontra em “sleep mode”, pronto para ser usado a qualquer momento.

Vocês que me habitam

13/11 a 20/12, segunda a quarta-feira às 20h00 | 60 min.

Com Os Compadres | Direção: Joyce Roma

Recomendação etária: maiores de 18 anos

O espetáculo narra o encontro de duas mulheres em um consultório médico. Esse encontro é o gatilho que revela situações-chave na vida de uma delas. Essas situações, levadas ao limite, expõem as gavetas sociais nas quais as mulheres são colocadas.

O Buda quebrado – Exercício nº1

Até 18/11, quinta e sexta-feira às 20h00, sábado às 18h00 | 50 min.

Com Coletivo Flama | Direção: Marcelo Costa

Faixa Etária: maiores de 18 anos

Hermes e Matilda, um típico casal de classe média alta, atravessa uma conjuntura de decisões importantes entre passado e futuro, instigando um no outro o instante que devem derreter suas certezas. O cenário deste conflito: um típico jantar romântico oferecido pela esposa.

Mártir

23/11 a 16/12, quinta e sexta-feira às 20h00, sábado às 18h00 | 60 min.

Com Cia. Arthur-Arnaldo | Direção: Soledad Yunge

Recomendação etária: maiores de 14 anos

Benjamim não quer mais ir às aulas de natação na escola. Sua mãe acha que ele está usando drogas ou tem questões com seu corpo, mas Benjamim deixa as aulas mistas por ferir seus princípios religiosos. Fundamentalismo e tolerância batem de frente em um trabalho que questiona até onde somos capazes de chegar para aceitar a fé do outro e quando devemos impor as nossas próprias crenças.

Bendito seja seu maldito nome

Até 28/11, segunda e terça-feira às 20h00 | 90 min.

Com Grupo palco meu | Roteiro e direção: Jean Drandrah

Recomendação etária: maiores de 18 anos

A luta pela sobrevivência, onde quem faz a lei é quem fala mais alto. Personagens sem escrúpulos, imorais, amorais e marginalizados, dotados de um egoísmo quase latente no que diz respeito a dinheiro. Todos precisam se manter em pé, vivos na expectativa de um amanhã melhor. Dilma vive em queda de braço com Bereco, disputam tudo e vão até as últimas consequências sempre na tentativa de provar quem fala mais alto e manda mais na casa invadida. Os demais fingem aceitar as condições, dissimulam seus sentimentos, e se sobrepõem as ordens cada uma à sua maneira.

Duo sobre desvios

30/11 a 15/12, quinta e sexta-feira Pas 20h00 | 60 min.

Com Caleidoscópio Associação Cultural | Criação e atuação: Cadu Cinelli e Fabricio Moser

Recomendação Etária: maiores de 18 anos

O espetáculo teve como ponto de partida para a sua criação a ideia de desvio como ato de abandono, e a pergunta “Qual a melhor forma de celebrar o abandono?”. Dessa forma, o se construiu a partir de uma estrutura fragmentada, localizada no trânsito entre linguagens como teatro, dança e performance.

Tio Ivan

Até 16/12, sexta-feira e sábado às 16h00 | 120 min.

Com Núcleo Teatro de Imersão | Direção: Adriana Câmara

Recomendação etária: maiores de 16 anos

Uma encenação, em um espaço onde não há palco, coxias nem separação entre atores e espectadores. Essa é a proposta do espetáculo Tio Ivan, adaptação da obra O Tio Vania, uma das mais importantes peças do escritor russo Anton Tchekhov (1860-1904). Na adaptação, a ação foi transferida de uma fazenda russa para uma região rural brasileira.  A peça será montada nos diversos ambientes de uma casa, que representará a fazenda da família, com todo o seu mobiliário de época. O público será inserido no espaço da representação e testemunhará as cenas privadas dessa família. Os personagens transitarão ao seu lado, à sua frente, às suas costas, ao seu redor. O espectador será obrigado a escolher, a todo momento, a que ação, reação ou situação dedicará sua atenção.

Oliver

Até 20/12, segunda a quarta-feira às 20h00 | 60 min.

Com Easter Egg Cia. de Teatro e Cia. dos Inquietos | Dramaturgia: Leandro D’Errico.

Recomendação etária: maiores de 14 anos

O enredo de Oliver revela o quebra cabeça da vida do protagonista homônimo, um homem que se apaixona perdidamente por sua vizinha e não mede esforços para conquistá-la. Inspirado livremente na lenda germânica Doppelgänger e em jogos como L.A. Noir (Rockstar) e Heavy Rain (Quantic Dream), o espetáculo propõe uma experiência sensorial única ao convidar o público a imergir em um universo de realismo fantástico com o auxílio da holofonia, técnica de som 3D que reproduz a qualidade e sensação da audição humana.

RelatedPost

Compartilhe!