HomeAgenda Assessoria ReleasesAniversário da Oficina Cultural Maestro Juan Serrano com atividades culturais para toda a família!

Fotografia, contação de histórias, música, novas mídias, dança, literatura e artes visuais fazem parte da programação gratuita que celebra os 13 anos da Oficina Cultural

Prepare o bolo e a velinha porque neste mês a Oficina Cultural Maestro Juan Serrano – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis – completa 13 anos. E, para comemorar, a Oficina Cultural convida crianças, jovens, adultos e idosos da região para participar do Meio Dia de Cultura, no dia 7 de abril, sábado, das 11h00 às 17h00.

Abrindo a celebração, das 11h00 às 11h30, a criançada pode participar de Uma Contação Colorida, que vai narrar a história de uma cidade sem cores, onde alguns habitantes ficaram tão tristes que acordaram o gigante adormecido com seu choro. Para a surpresa de todos, o gigante decidiu ajudar a colorir a cidade, mas para isso precisa das crianças, que irão orientar a aquarela de maneira criativa e coletiva. A atividade será comandada por Maísa Aché, fundadora da Cia. Paulista de Teatro e da Cia. Viremexe de Teatro de Bonecos.

Logo depois, é a vez dos idosos fazerem a festa no Coral da Terceira Idade. Das 11h30 às 12h00, o público irá se deliciar com um repertório que traz canções de artistas consagrados da MPB, como Geraldo Vandré, Os Incríveis, Eduardo Araújo e Raul Seixas. O professor, Nilton Moraes, é membro do Coletivo Ocupa Pinheirinho, que atua na área da música, desenvolvendo atividades lúdico-artísticas com a juventude de Jaraguá.

Quem gosta de comunicação e novas mídias não pode perder o workshop Óculos Google Cardboard, das 13h00 às 16h00. A oficina propõe a criação colaborativa de uma versão dos óculos de realidade virtual Google Cardboard, usados para visualizar conteúdos digitais em 360º. Ao final da atividade, o público poderá experimentar o resultado. Serão disponibilizadas 15 vagas para a montagem dos óculos. A coordenação da atividade fica por conta de Vanessa Pereira, que é designer multimídia, técnica em design gráfico e pós-graduada em Estéticas Tecnológicas pela PUC-SP.

Chegando ao fim da comemoração, das 14h00 às 17h00, o público poderá participar da atividade Aerofotografia – Experimentação em Fotografia Aérea. A bordo de um balão de ar quente, o participante será convidado a vivenciar e repetir o feito da técnica mais antiga de registro de imagens em posição elevada, a aerofotografia, que está completando 160 anos. Datada em 1858, a primeira fotografia aérea foi realizada pelo fotógrafo e balonista francês Felix Nadar, pseudônimo de Gaspard Félix Tournachon, sob o céu de Paris, na França. Para participar é necessário retirar uma das senhas, que serão distribuídas 30 minutos antes da atividade começar. Serão disponibilizadas 100 vagas para aqueles que levarem câmeras fotográficas. Menores de idade podem participar acompanhados do responsável maior de 18 anos, portando documento de identificação. A realização é da Playmobil Balonismo, que é especializada em voos e passeios no ramo da aerostação.

Confira a programação completa do Meio Dia de Cultura aqui.

SOBRE A OFICINA CULTURAL MAESTRO JUAN SERRANO

Criada pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, desde 1986 a Oficina Cultural trabalha com a formação de jovens profissionais em diversas áreas como: artes plásticas, dança, fotografia, moda, performance, processos gráficos e teatro.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano

Rua Joaquim Pimentel, 200 – Cohab Taipas – São Paulo

Telefone: (11) 3994-3362 | 3971-3640

Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 13h