HomeAssessoria ReleasesOficina Cultural Alfredo Volpi apresenta espetáculos de dança e performance gratuitos

Oficina Cultural Alfredo Volpi apresenta espetáculos de dança e performance gratuitos

Em maio e junho, o público de todas as idades é convidado para prestigiar apresentações sobre Lampião e o cangaço, vestido de noiva e memórias, e a relação entre corpo e cidade

Você já tem programação para os meses de maio e junho? A Oficina Cultural Alfredo Volpi – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis – receberá três espetáculos de dança e performance livres e gratuitos. Que tal chamar a família e os amigos e prestigiar?

Abrindo a programação, no dia 17 de maio, às 20h, Erico Santos apresentará Abraço que vós me nordestes, inspirado na obra de Sebastião Biano, músico que quando pequeno tocou para Lampião. O espetáculo é uma construção de danças das histórias já contadas pelo rei do cangaço e do álbum Sebastião Biano e seu Terno Esquenta Muié, de 2016 com selo Sesc. A apresentação fala sobre corpo aterrado e corpo pulante, sangue, pés e ancestralidades. É forte, da terra, da seca e do nervosismo. São danças terrenas que desembocam em terras secas e vermelhas, mostrando a beleza pura de Biano. São disponibilizados 30 lugares, cujos ingressos devem ser retirados na unidade com 30 minutos de antecedência.

Em Narrativas: (de) (em) um vestido, idealizado pelo Coletivo Ana Maria Amarela, o público é provocado pela questão “Você já pensou em sentar com uma pessoa que nunca viu antes e conversar sobre o que a noiva representa para você?”. No dia 30 de maio, às 18h30, cada espectador é convidado a bordar suas lembranças, histórias e narrativas novas; com três materiais: um vestido de noiva, além de linhas vermelhas e agulhas. No fim, restará o vestido, suas marcas e as lembranças impressas através da linha, do tempo, da conversa, do bordar histórias. A performance é aberta ao público.

Já no mês de junho será a vez do espetáculo Carne Urbana, da T.F. Cia de Dança, que acontecerá entre os dias 8 e 15, aos sábados, às 20h. A instalação coreográfica, dirigida por Igor Gasparini, busca refletir sobre as transformações do corpo, revelando percepções ora silenciadas internamente, ora escancaradas. Para além da pele, chegamos à carne, que gera movimento e torna vivo o urbano – um fluxo incessante de trocas entre corpo e cidade. A apresentação dispõe de 40 lugares, sendo necessário retirar os ingressos com 30 minutos de antecedência.

SOBRE A OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI

Criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, desde 1986 a Oficina Cultural trabalha com a formação de jovens profissionais em diversas áreas como: artes plásticas, dança, fotografia, moda, performance, processos gráficos e teatro.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Abraço que vós me nordestes

Sexta-feira, 17/5 – às 20h

Faixa etária: Livre

Lugares: 30

Narrativas: (de) (em) um vestido

Quinta-feira, 30/5 – às 18h

Faixa etária: Livre

Aberto ao público

Carne Urbana

Sábados, de 8 a 15/6 – às 20h

Faixa etária: Livre

Lugares: 40

 

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo

Telefone: (11) 2205-5180 | 2056-5028

Funcionamento: de terça a sexta-feira das 10h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h

www.oficinasculturais.org.br

Compartilhe!