HomeAssessoria ReleasesOcupação Caule do Conto na Oficina Cultural Alfredo Volpi: quatro mulheres que mudaram a história

Ocupação Caule do Conto na Oficina Cultural Alfredo Volpi: quatro mulheres que mudaram a história

Jane Goodall, Wangari Maathai, Rosa Parks e Hellen Keller. O que elas têm em comum? Suas atitudes marcaram a história, e as suas histórias serão contadas para a criançada nesta atividade

A Oficina Cultural Alfredo Volpi, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis, traz a Ocupação: Caule do Conto. O projeto homônimo propõe a narração de histórias com contos originais, baseados na vida e obra de mulheres que mudaram o mundo através de ações voltadas ao meio ambiente e direitos humanos. Cada uma dessas mulheres é fonte de inspiração para diferentes áreas do conhecimento e da vida. Os contos têm foco na oralidade e incentivam as crianças a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias.

Após cada contação haverá uma vivência voltada para as famílias. Contar oralmente uma história está relacionado ao reunir, ao criar intimidade, ao ato de entrega coletiva. É um ato agregador de pessoas; é o exercício do encontro – consigo, com os outros, com o universo imaginário, com a realidade, por extensão. A Vivência: o contar do coração pretende mediar entre os participantes o contar histórias de forma orgânica, utilizando métodos convidativos para incentivar a leitura e a mediação literária.

Na manhã de sábado, 19/10, o público será convidado a conhecer a história de duas mulheres incríveis: Jane Goodall e Wangari Maathai. Às 10h30, A Observadora conta a história de Goodall. Em uma época em que as cientistas eram muitas vezes consideradas frágeis e emotivas demais para o trabalho de campo, Jane provou que todos estavam errados. A britânica é considerada a maior especialista do mundo em chimpanzés após seu estudo de 55 anos sobre chimpanzés selvagens do parque nacional do córrego de Gomber, na Tanzânia.

Primeira ambientalista a conquistar o Prêmio Nobel da Paz, em 2004, Wangari Maathai é homenageada em Entre árvores. Criadora do movimento Cinturão Verde (Green Belt Movement), ela promoveu o plantio de milhões de mudas de árvore no Quênia e países vizinhos

No final de semana seguinte, no dia 26, Rosa Parks e Hellen Keller serão as heroínas relembradas. Rosa foi uma costureira negra norte-americana, símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, que mudou a forma que uma comunidade pensava através de um pequeno gesto. Sua história será contada às 10h, em O ônibus. Às 11h30 Da palma ao som narrará a memória de Helen Keller, escritora, conferencista e ativista social americana – além de ser a primeira pessoa surda e cega a conquistar um bacharelado.

SERVIÇO
Ocupação: Caule do conto
19/10 – Sábado
A observadora
Das 10h às 10h30

Entre árvores
Das 11h30 às 12h

Vivência: o contar do coração
Das 12h30 às 13h

26/10 – Sábado
O ônibus
Das 10h às 10h30

Da palma ao som
Das 11h30 às 12h30

Vivência: o contar do coração
Das 12h30 às 13h

Oficina Cultural Alfredo Volpi
Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo
Telefone: (11) 2205-5180 | 2056-5028
Funcionamento: de terça a sexta-feira das 10h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h
www.oficinasculturais.org.br

SOBRE A OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI
Criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, desde 1986 a Oficina Cultural trabalha com a formação de jovens profissionais em diversas áreas como: artes plásticas, dança, fotografia, moda, performance, processos gráficos e teatro.

SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!