HomeAssessoria ReleasesO escritor Antonio Prata e a música oriental marcam o mês de junho na Biblioteca Parque Villa-Lobos

O escritor Antonio Prata e a música oriental marcam o mês de junho na Biblioteca Parque Villa-Lobos

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (selecionada entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), tem junho marcado pela presença do escritor Antonio Prata. Mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, o bate-papo está marcado para 8, às 11h. Prata é também roteirista e 13 livros publicados.

Entre os destaques da programação, a música é dica de junho. A atividade chama-se “Música étnica e oriental Yagin Ensemble” e acontece no dia 20, das 14h às 15h30, misturando a instrumentação tradicional do Oriente Médio (Oud, Buzuq, Nay, Riqq, Derbak e frame-drum) com o violoncelo barroco. O grupo – Banda Yagin Ensemble, que fará a apresentação, é composto por refugiado e brasileiros e integra o Projeto Deslocamento Criativo.

Quem se interessa por astronomia encontra também seu espaço na BVL. A biblioteca conta, em junho, com a palestra “Leonardo Da Vinci e Tycho Brahe: Renascimento da Anatomia à Astronomia”, atividade realizada em parceria com a Unifesp, com Eduardo Henrique Peiruque Kickhöfel e Claudemir Roque Tossato. Marque na agenda: haverá encontros nos dias 8 e 15, das 14h30 às 16h (não sequenciais e independentes).

Quem não abre mão do Clube de Leitura tem, no dia 28, às 15h, encontro marcado. A atividade vai discutir o livro  Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Marçal Aquino.

Dica do mês

Já conhece o Leitura ao Pé do Ouvido? Trata-se de um dos programas permanentes da biblioteca. Realizada pela equipe da BSP, a atividade sugere autores, títulos e temas aos frequentadores com objetivo de aproximar o público da leitura e apresentar obras da literatura brasileira e estrangeira. Nesse contexto, o programa visa homenagear escritores, trabalhar efemérides e divulgar obras de autores convidados. Em junho, a sequência de obras será: dia 5, “aquecimento” Segundas Intenções BVL: O inferno atrás da pia, de Antonio Prata; dia 12, Uma história da propaganda brasileira, de Pyr Marcondes; dia 19, Reportagens, de Joe Sacco (referente ao Dia Mundial do Refugiado); e dia 26,Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato.

Confira a programação do mês:

INFANTIL

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição.

Sextas-feiras, às 15h.

7 – De quanta terra precisa o homem?, de Liev Tolstoi. Com equipe BVL.
14 – O boitatá e o pai-da-mata, de Hardy Guedes. Com equipe BVL.

21 – As babuchas de Abu-Kassem: uma história das Arábias, de Rosane de Pamplona. Com equipe BVL.

28 – A festa do boi, de Carmen Lucia Campos. Com equipe BVL.

Sábados, domingos e feriados, às 16h.

1º – Seis razões para diminuir o lixo no mundo, de Nilson José Machado (referente ao Dia Mundial do Meio-ambiente). Com Willian Gama.

2 – Carolina e o vento, de Samuel Murgel Branco. Com a Cia. do Tok Tok.

8 – Meu filhote dragão, de M.P. Robertson. Com Paula Dugach.

9 – O vaqueiro que não sabia mentir, de Ricardo Azevedo. Com a Cia. Chá das duas.

15 – Francisquinha, de Heloísa Prieto. Com Os Fabulistas.

16 – Um outro pais para Azzi, de Sarah Garland (referente ao Dia Mundial do Refugiado). Com Grupo Cafezinho.

20 – Feriado – A história da lagoa encantada, da tradição do povo Tabajara. Com Auritha Tabajara.

22 – Era uma vez Joana princesa, adaptado da obra de Janaína Leslão. Com interpretação em libras.  Com a Cia. Três Lunas.

23 – Os sete novelos e outros contos africanos, de Angela Shelf Medearis. Cia Hespérides – Vanessa Meriqui e Drika Nunes

29 – Romeu e Julieta, de Willian Shakespeare.Com a Cia. Ruído Rosa.

30 – Tal pai, tal filho?, de Georgina Martins. Com interpretação em Libras. Com o Grupo #BoraLê.

 

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Sábados e domingos, das 10h30 às 11h15. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

PINTANDO O 7 – Atividades para pintar, desenhar, colar e criar, inspiradas em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

5 – Faça uma árvore, utilizando a mão como carimbo (referente ao Dia Mundial do Meio-ambiente).

12 – Origami: aprenda a fazer um balão.
19 – Atividade para colorir: cartazes da era de ouro do cinema (referente ao Dia do Cinema Brasileiro).

26 – Bumerangue feito de papelão.

 

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Sextas-feiras, das 15h30 às 16h30h. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

7 – Gincana: Coleta seletiva (referente ao Dia Mundial do Meio-ambiente).
14 – Futebol além das 4 linhas: treine suas habilidades.
21 – Queimada às cegas.
28 – Pesque e ganhe!

TODOS OS PÚBLICOS

 

MÚSICA ÉTNICA E ORIENTAL YAQIN ENSEMBLE – Arabesco é o ornamento criado pelo entrecruzamento de linhas, estéticas, conceituais que alinham este trabalho musical. Misturando a instrumentação tradicional do oriente médio (Oud, Buzuq, Nay, riqq,derbak e frame-drum) com o violoncelo barroco, o Yaqin Ensemble traz ao público composições e arranjos utilizando expressões do oriente, como a utilização dos maqams iqqat (modos e ritmos orientais) em conjunto com a essência dos ritmos ocidentais e brasileiro. O Grupo é composto por refugiado e brasileiros, que irá revelar a riqueza da interculturalidade na área musical. Quinta-feira, dia 20, das 14h às 15h30. Com Banda Yaqin Ensemble, integrante do Projeto Deslocamento Criativo. Não é necessário fazer inscrição. Em 2015, a Banda Yaqin Ensemble integrou a Festa de Abertura da 10ª Mostra Internacional de Cinema Árabe.Yaqin. Foi vencedor do Edital de Convocatória de Gravação do MIS-SP e gravou seu primeiro álbum nos estúdios LAB-MIS. O lançamento do primeiro álbum aconteceu no Museu da Casa Brasileira em 10 de julho de 2016 com lotação acima de 800 pessoas. No período de 21 a 27 de julho de 2016, o grupo integrou o aclamado “Festival de Música Barroca de Alcântara – Diálogos Musicais entre Oriente e Ocidente”, realizado no Maranhão com apresentações e seminários nas cidades de São Luis, Alcântara, Rosário e Bacabeira.

DOMINGO NO PARQUE – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos. Domingo, dia 16, das 11h às 16h.Com a Cia. do Liquidificador. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da Biblioteca.

JOGOS DE VIDEOGAME – A BVL oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento. De terça a domingo, das 9h30 às 18h30. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Terças-feiras, das 16h30 às 17h30. Com equipe BVL. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

JOGOS PARA TODOS!  Oficina de Xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Sábados, das 15h às 17 horas. Com a FOX – Formação e Orientação de Xadrez. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Quartas-feiras, das 16h30 às 17h. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

5 – “Aquecimento” Segundas Intenções BVL: O inferno atrás da pia, de Antonio Prata.

12 – Uma história da propaganda brasileira, de Pyr Marcondes.

19 – Reportagens, de Joe Sacco. (referente ao Dia Mundial do Refugiado)

26 – Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato.

JOVEM

 

LUAU BVL – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Quintas-feiras, das 16h às 17h (dia 20 não haverá atividade). Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

CURSO DE LITERATURA PRÉ-VESTIBULAR – O curso tem o objetivo de preparar o público para resolver as questões que envolvam conhecimento das obras do maior vestibular do país. Ampliar, para esses jovens, o leque de conhecimento das obras clássicas de maneira lúdica, crítica, construindo e desconstruindo conceitos acerca das respectivas narrativas para compreendê-las e assimilá-las com propriedade. Terças-feiras, dias 4, 11, e 18, das 15h às 17h (encontros independentes). Confira as obras que serão trabalhadas em cada dia no site na BVL.Com Naiara Costa dos Santos. Não é necessário fazer inscrição. Vagas preenchidas por ordem de chegada. Naiara é professora de Literatura e escrita criativa em cursinhos pré-vestibular com mais de 11 anos de experiência. Formação em Letras pela Universidade de São Paulo e especialização em Cinema e Literatura pela Universidade de Buenos Aires. Ampla experiência na banca FUVEST, em particular- pesquisando abordagens da elaboração de questões e formatos de correção, além de estudar as produções textuais exigidas pela banca e seu viés mais subjetivista, abstrato e de integração dos conhecimentos humanistas.

 

LEONARDO DA VINCI E TYCHO BRAHE: RENASCIMENTO DA ANATOMIA À ASTRONOMIA – ATIVIDADE EM PARCERIA COM A  UNIFESP – A palestra visa apresentar dois postos: primeiro, a carreira de Leonardo da Vinci como anatomia, colocando-os no contexto renascentista em que ele se formou; segundo, a astronomia observacional de Brahe como fundamental para o desenvolvimento da astronomia do início do século XVII. Sábados, dias 8 e 15, das 14h30 às 16h (os encontros são sequenciais, porém, independentes). Com Eduardo Henrique Peiruque Kickhöfel e Claudemir Roque Tossato. Não é necessário fazer inscrição. Vagas preenchidas por ordem de chegada. Eduardo Henrique Peiruque Kickhöfel é doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2007). Desde 2008, é professor de História da Filosofia da Renascença na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp desde 2008. Claudemir Roque Tossato é doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo. Professor de filosofia da ciência na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp, desde 2009.

ADULTO

SARAU – Este mês, a BVL recebe o Sarau Composição Urbana. Sábado, dia 22, das 13h às 17h. Não é necessário fazer inscrição. O Sarau Composição Urbana completa 4 anos de luta e Resistência pela arte cultura poesia Hip Hop e transformação através do poder do Hip Hop e a força da literatura, incentivando o despertar pela leitura, numa área aonde existe um alto índice de vulnerabilidade e descaso social. Atua todo terceiro sábado na São Remo, e também de forma itinerante.

SEGUNDAS INTENÇÕES – Bate-papo com Antonio Prata. Mediação de Manuel da Costa Pinto. Sábado, dia 8, das 11h às 13h. Declaração de atividades complementares para estudantes universitários. Não é necessário fazer inscrição. Antonio Prata nasceu em São Paulo em 1977. É escritor e roteirista e tem treze livros publicados, entre eles Nu, de botas (Cia das letras, 2013) e os infantis Jacaré, não! (Ubu editora, 2017) e A menina que morava no chuveiro (Ubu Editora, 2019). Em 2013, foi selecionado pela revista Granta como um dos 20 melhores escritores brasileiros com menos de 40 anos. Escreve crônicas aos domingos no jornal Folha de S. Paulo e trabalha como roteirista na Rede Globo, onde participou da equipe das novelas Bang Bang (2006) e Avenida Brasil (2012), A regra do Jogo (2015) e das séries Os experientes (2016) e Sob Pressão (2017). Atualmente, desenvolve para a Globo a segunda temporada de sua primeira série como autor titular, Pais de primeira, comédia sobre as mudanças que o nascimento do primeiro filho traz à vida de um casal. A série foi criada e é escrita com Chico Mattoso, Thiago Dottori, Bruna Paixão e Tati Bernardi.

COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga serão direcionadas com posturas e técnicas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o trabalho dinâmico do corpo (alongamento – fortalecimento muscular – equilíbrio), a concentração na respiração e o relaxamento. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Terças-feiras, das 17h15 às 18h15 (não haverá a atividade no dia 4). Com Fernanda Haskel. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Sexta-feira, dia 28, das 15h às 17h. Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Marçal Aquino. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

PONTOS MIS – Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som – MIS, o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo. Domingo, dia 9, às 14h. Sábado, dia 29, às 14h. Não é necessário fazer inscrição. Exibição de DIVINAS DIVAS, dirigido por Leandra Leal. Elenco: Rogéria, Jane Di Castro, Divina Valéria, Camille K, Fujika de Halliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios Gênero: Documentário. Classificação indicativa: 14 anos. As Divinas Divas são ícones da primeira geração de artistas travestis no Brasil dos anos 1960. Um dos primeiros palcos a abrigar homens vestidos de mulher foi o Teatro Rival, dirigido por Américo Leal, avô da diretora. O filme traz para a cena a intimidade, o talento e as histórias de uma geração que revolucionou o comportamento sexual e desafiou a moral de uma época.

DE OLHO NAS INSCRIÇÕES!

TECNOLOGIA DIA A DIA – CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICO +60  – Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Carga horária: 34 horas. Indicado para pessoas acima de 60 anos.  Inscrições no balcão de atendimento da Biblioteca, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h ou pelo telefone 3024-2500.

 

TECNOLOGIA DIA A DIA – OFICINA DE SMARTPHONES +60 – Os primeiros passos dentro do universo dos smartphones. Indicado para pessoas acima de 60 anos. Carga horária: 24 horas.Inscrições no balcão de atendimento da Biblioteca, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h ou pelo telefone 3024-2500.

Serviço:

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Av. Queiroz Filho, 1.205 – Alto de Pinheiros, São Paulo / SP.

Telefone: (11) 3024-2500.

Funcionamento: terça a domingo (fechado às segundas), das 9h30 às 18h30.

Todas as atividades são gratuitas.

www.bvl.org.br

Compartilhe!