HomeDESTAQUES ESPECIAIS Cultura + Notícias Assessoria ReleasesNúcleo Luz, projeto das Fábricas de Cultura, celebra 15 anos com espetáculos na Oficina Cultural Oswald de Andrade

Apresentações do espetáculo “Núcleo Luz – Fragmentos” exaltam a trajetória de produções do projeto, são gratuitas e acontecem de 8 a 10 de dezembro

Há 15 anos, o Núcleo Luz, projeto artístico-pedagógico gratuito de formação e experimentação em dança que faz parte das Fábricas de Cultura – Programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis – proporciona a jovens de 14 a 24 anos residentes da capital e da Região Metropolitana do estado paulista a oportunidade de aprofundarem na linguagem da dança, desenvolverem sensibilização artística e cultural. Para celebrar esse marco, o projeto realiza apresentações gratuitas do espetáculo “Núcleo Luz Fragmentos”, de 8 a 10 de dezembro.

Em formato de intervenção e com mais de 80 aprendizes do projeto no elenco, a obra reúne fragmentos de quatro espetáculos do repertório do Núcleo Luz: O Lago de Nós (2016), Okinosmóv – Um ballet nada russo (2015), Heurói (2013) e Rito de Passagem (2011). As cenas ocuparão as dependências da Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, com distribuição de ingressos uma hora antes de cada apresentação (sujeito à lotação). Todos os espetáculos tem direção de Chris Belluomini, diretora artística do Projeto Núcleo Luz, que reforça a importância do uso da arte e da dança como instrumentos de transformação social.

“Esta celebração é marcante na história de um projeto que começou de forma tão artesanal em 2007. São 15 anos de uma política pública referência no segmento da dança no estado de São Paulo. Durante esta caminhada repleta de trocas, desafios e descobertas, mais de 700 jovens passaram pelo Núcleo Luz e levaram consigo parte do que foi construído aqui para novas experiências. Que sigamos adiante por mais 15 anos em nome da cultura, da arte e da educação”, diz Belluomini.

Atualmente, o Núcleo Luz oferece os cursos anuais Ciclo I e Ciclo II e uma oficina semestral, que integram o programa pedagógico, com aulas práticas de corpo, atividades teórico-reflexivas, vivências em processos criativos e benefícios mensais como bolsa-auxílio e ajuda de custo, pois o projeto tem como prioridade atender jovens de baixa renda. Além da participação em espetáculos, os jovens também vivenciam Mostras Experimentais de Dança voltadas para a criação coletiva e individual dos aprendizes. Para saber mais, acesse o site do Núcleo Luz (aqui).

Serviço:

Núcleo Luz Fragmentos – 15 Anos