HomeSem categoriaNúcleo de Moda das Fábricas de Cultura realiza desfile com coleção colaborativa

Núcleo de Moda das Fábricas de Cultura realiza desfile com coleção colaborativa

O desfile, que será realizado no dia 10, é resultado da 1ª imersão gratuita oferecida pelo Núcleo entre outubro e dezembro deste ano para criadores e estilistas das periferias

A Fábrica de Cultura 4.0 em Jardim São Luís terá uma noite especial no dia 10 de dezembro, das 18h às 20h, quando será realizado o Desfile de Moda: Sonhos e Visão de Futuro. A ação faz parte da 1ª imersão Troca de Saberes: Qual sua Moda? realizada pelo Núcleo de Moda das Fábricas de Cultura, sediado na unidade. Fábricas de Cultura é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a Organização Social de Cultura Poiesis gerencia oito unidades espalhadas pelas zonas norte e sul de São Paulo, Diadema, Osasco e Iguape.

Após quase três meses de formação, 15 participantes da imersão apresentam uma coleção coletiva junto com a intervenção “Visão de Futuro” proposta pelo coletivo LOYAL, movimento de moda periférica. A produção do desfile inclui a artista Karacteriza, responsável pelos cabelos e maquiagem dos modelos, e o fotógrafo do território, Vxldinei. Também estarão presentes diversos artistas locais, entre eles o coletivo CRASH PARTY, focado no público LGBTQIA+ da quebrada, além de apresentações musicais dos artistas Marabu, Alt Niss, Dj Alef e Dj Hiper.ativo. Um público de até 280 pessoas poderá conferir os looks de forma gratuita no teatro da Fábrica de Cultura Jardim São Luís.

No total, 30 estilistas, criadores e fazedores de moda, entre 20 e 70 anos, moradores dos bairros Jardim São Luís, Capão Redondo e Jardim Ângela, além do município de Embu das Artes, participaram desta primeira formação oferecida pelo Núcleo de forma gratuita. A maior parte dos participantes já têm suas próprias marcas, grupos e coletivos de moda nas periferias onde residem, como a marca Visual Cria, o Amora Brechó e o IG Modas. Desta forma, eles encontram no Núcleo um espaço para ampliar e compartilhar seus conhecimentos.

Em 2023 serão abertas as inscrições para a 1ª turma anual do projeto, que prevê módulos bimestrais teóricos (criação, negócios e indústria da moda) e práticos em laboratórios de corte e costura. O curso anual também busca colaborar com a construção crítica e sociocultural dos estudantes ao abordar questões relacionadas à representatividade, o espaço das periferias no mercado da moda, padrões corporais e o manifesto da contra-moda. 

Por meio do Núcleo de Moda, o programa Fábricas de Cultura incentiva profissionais da moda, como costureiras e estilistas, e comércios, entre eles, os brechós, a se conectarem com os coletivos dos seus territórios para o desenvolvimento de uma moda diversa, sustentável e rentável. 

Serviço:

FÁBRICA DE CULTURA 4.0 EM JARDIM SÃO LUÍS

Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530

NÚCLEO DE MODA APRESENTA: DESFILE SONHOS E VISÃO DE FUTURO

10/12, sábado, às 18h | 10 anos | Presencial

Lotação: 280 pessoas

Grátis.

Compartilhe!